Autores

NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO VER ARQUIVO
Acelmo de Jesus Brito - UNEMAT TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL
Acylena Coelho Costa ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES SOBRE FUNÇÃO AFIM
Acylena Coelho Costa O LOGARITMO NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE SEGUNDO YVES CHEVALLARD
Acylena Coelho Costa EQUAÇÃO DO 1º GRAU: UMA REVISÃO TEÓRICA ACERCA DE SEUS SIGNIFICADOS
ada cristina de miranda TRILHA GEOMÉTRICA: UM JOGO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Adair Mendes Nacarato O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ADAN SANTOS MARTENS UMA REVISÃO SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ADAN SANTOS MARTENS MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adeilson Pereira da Silva RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS: ESTREITANDO A DISTÂNCIA ENTRE A PESQUISA E A SALA DE AULA
Adelma Fernanda Cavalcanti Barbosa de Lima AS NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO-PE.
Adelmo Carvalho da Silva - UFMT/IE COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DE UM NÚMERO QUADRADO PERFEITO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adelmo Carvalho da Silva - UFMT/IE MARCAS DO ENSINO TARDICIONAL SOBRE A COMPREENSÃO DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO EM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ademir Basso TECNOLOGIAS NOVAS E VELHAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Ademir Basso AS VANTAGENS DE UTILIZAR UMA PLATAFORMA VIRTUAL COM SUPORTE MOODLE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Ademir Cenati TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE IMPULSIONAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ARTEFATOS QUE TODO EDUCADOR DEVE CONHECER
Ademir Cenati ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA APOIAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Ademir Donizeti Caldeira ENSAIO SOBRE AS ESTRUTURAS MATEMÁTICAS DA MÚSICA OCIDENTAL
Ademir Donizeti Caldeira ATIVIDADES DE MODELAGEM EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE PERSPECTIVA FOUCAULTIANA
ADEMIR JÚLIO DOS REMÉDIOS MODELANDO A CASA DAS ONZE JANELAS: A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A MODELAGEM E O DESENHO GEOMÉTRICO
Ademir Pereira Junior CÁLCULO ALGÉBRICO: UM RELATO DE UMA ATIVIDADE
Adenilse Silva de Jesus NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOBRE O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DE ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO
Adiel Praseres Chaves OS CONTEXTOS EM QUE A FUNÇÃO QUADRÁTICA SE APRESENTA NAS ABORDAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO:UMA AMOSTRA DA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA
ADILSON LOPES DE OLIVEIRA - CEFET-MG ESTUDO DAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE RETAS COM O USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Adilson Pedro Roveran ATIVIDADES COM RÉGUA NÃO GRADUADA E COMPASSO. QUADRATURAS, ARQUIMEDES E O NÚMERO PI.
Adilson Rodrigues Campos EDUCAÇÃO FINANCEIRA E AS ESCOLHAS INTERTEMPORAIS
Adlai Ralph Detoni CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O CORPO MOVENTE E O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO
ADMUR SEVERINO PAMPLONA ELEMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA: AS PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MATO GROSSO.
ADNIELSON LIMA DA SILVA SKATE DE DEDO E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Adriana Aparecida Molina Gomes “BICHO DE SETE CABEÇAS”: OS DITOS E NÃO DITOS DA MATEMÁTICA NA EJA
Adriana Aparecida Molina Gomes EXPLORAR E INVESTIGAR NA EJA
Adriana Belmonte Bergmann INTEGRANDO APLICATIVOS COMPUTACIONAIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Adriana Belmonte Bergmann PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS
Adriana Claudia Ribeiro da Silva Rodrigues O ENSINO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Adriana Correia Almeida Batista PRODUZINDO UM PLANO DE AULA DE GEOMETRIA PARA 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA FORMATIVA.
Adriana Cozim de Oliveira Lima O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
ADRIANA DA CONCEIÇÃO TESCH FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
Adriana de Bortoli UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS ANALÍTICO E SINTÉTICO NO ENSINO SECUNDÁRIO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO SÉCULO XX A PARTIR DO EXAME DE LIVROS DIDÁTICOS DE ANDRÉ PEREZ Y MARIN
ADRIANA DE SOUZA LIMA - COLéGIO PEDRO II SPIGMATH: EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Fatima de Souza Miola DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE ALGUMAS PESQUISAS BRASILEIRAS
Adriana Fatima de Souza Miola A INFLUÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Adriana Ferreira Mendonça - UFC APLICAÇÕES DE JOGOS NA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI
Adriana Ferreira Mendonça - UFC A APLICAÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE TAXAS RELACIONADAS COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI
Adriana Ferreira Mendonça - UFC UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO USO DO AMBIENTE COMPUTACIONAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA SEQUÊNCIA FEDATHI
Adriana Helena Borssoi TAREFAS DESENCADEADAS EM AULAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA
Adriana Pereira dos Santos EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
Adriana Richit HISTÓRIAS DE VIDA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO
Adriana Rodrigues Cunha O PLANEJAMENTO COLETIVO E A PRÁTICA EM UMA SALA DE AULA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ATIVIDADE SOBRE CONTAGEM
Adriana Silva Santos O PLANEJAMENTO COLETIVO E A PRÁTICA EM UMA SALA DE AULA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ATIVIDADE SOBRE CONTAGEM
Adriana Stefanello Somavilla A LITERACIA FINANCEIRA EM DISCUSSÃO
Adriana Tiago Castro dos Santos - PUC-SP CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TICS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 1991 À 2014
ADRIANE EIDAM A INFLUÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
ADRIANE EIDAM REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO A PARTIR DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
Adriane Regina Bravo Mendes A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DENTRO DE UMA PROPOSTA LÚDICA: CAIXA MATEMÁTICA E JOGOS”
Adriane Regina Bravo Mendes HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADE
ADRIANE SARDINHA MACEDO ALICE NO PAÍS DA MATEMÁGICA: O TEATRO NO ENSINO DAS EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU
ADRIANE SARDINHA MACEDO O JOGO NA APROPRIÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS
Adriano Fonseca UMA REFLEXÃO DESCONSTRUTIVA SOBRE OS USOS DOS TERMOS CONHECIMENTO E CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO NUMA PESQUISA ETNOMATEMÁTICA
Adriano Maurício de Almeida Côrtes MATRIZES: UMA TECNOLOGIA DE PONTA
Adriano Santos Lago FORMAÇÃO COLABORATIVA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÃO DO 1ª GRAU
Adriano Santos Lago EFEITOS DE UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU
Adriano Santos Lago A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ÁLGEBRA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Adriano Vargas Freitas ANÁLISES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS CURRICULARES EM MATEMÁTICA PARA A EJA
Adriano Vargas Freitas CURRÍCULOS EM MATEMÁTICA: PESQUISA DESENVOLVIDAS EM METODOLOGIA DE ESTADO DA ARTE
Adriano Vargas Freitas VISÃO PANORÂMICA SOBRE AS PRODUÇÕES PUBLICADAS NA REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Adriele Carolini Waideman UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Adrielli Eliza Oliveira Pereira - PUC - CAMPINAS A FORMAÇÃO NOS CADERNOS DE EDUCAÇÃO MATEMATICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Afranio Austregesilo Thiel ALGUNS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS SOBRE A ARTE DE APRENDER
Agnaldo da C. Esquincalha TRANSFORMAÇÕES EM GRÁFICOS DE FUNÇÕES COM GEOMETRIA DINÂMICA
Agnaldo da C. Esquincalha POSSIBILIDADES PARA O PRINCÍPIO DA INDUÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Agnaldo da C. Esquincalha ANÁLISES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS CURRICULARES EM MATEMÁTICA PARA A EJA
agnes liliane lima soares de santana AÇÕES E RESULTADOS DO PIBID MATEMÁTICA: A LICENCIATURA, O ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
agnes liliane lima soares de santana AÇÕES E RESULTADOS DO PROLICEN: A INSERÇÃO DO USO DAS TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
agnes liliane lima soares de santana A EVASÃO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO DOS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO
AGNES ROCHA DE OLIVEIRA O INSTITUTO LAURO SODRÉ NA INSTRUÇÃO PÚBLICA DO PARÁ
AGOSTINHO IAQCHAN RYOKITI HOMA CONSTRUIDO OBJETOS GEOMÉTRICOS COM INTERAÇÕES PROGRAMADAS NO GEOGEBRA
Aida Carvalho Vita O CONCEITO DE ÁREA DE TRIÂNGULOS: A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO ENVOLVENDO A CONVERSÃO ENTRE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO
Aida Carvalho Vita AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: INVESTIGANDO UMA UNIDADE ESCOLAR DO SUL DA BAHIA
Ailton Paulo de Oliveira Júnior UMA ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA DE ALUNOS DO 5 E 6 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTIMÉTIVOS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS
Airam da Silva Prado TAREFAS EXPLORATÓRIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Airan Priscila de Farias AS COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SÉCULO XXI E O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH
ALAILSON SILVA DE LIRA - UFPA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES EM BELÉM DO PARÁ: DA CRIAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO
Alan de Santana Brito A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Alan de Santana Brito O JOGO COLABORATIVO (CONTIG60) E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
Alan de Santana Brito A UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS MAIS ATRAENTE E EFICAZ
Alan Marcos Silva de Rezende UMA HISTÓRIA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (UFS, 1990-2010)
Alan Silva dos Santos - PUC-SP ESTE NÚMERO É RACIONAL OU IRRACIONAL? UMA PROPOSTA DE ESTUDO ENVOLVENDO TECNOLOGIAS DIGITAIS E NÃO DIGITAIS
Alana Fuzaro de Barros Rodrigues UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O CASO DA ESCOLA MARIA PEREGRINA E O PROJETO DA HORTA ORGÂNICA
Alana Godoy Lacava - UFSC A ABORDAGEM DA PROVA DOS NOVE NA OBRA “ELEMENTOS DE ARITHMETICA (1906)” DE JOÃO JOSÉ LUIZ VIANNA
Alanne de Jesus Cruz RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Alanne de Jesus Cruz FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS AS FEIRAS DE MATEMÁTICA NA BAHIA ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE MATEMÁTICA.
Alberto Costa O TEMPO NA COMUNICAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Alberto Costa COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS
Alcione Cappelin O ENSINO DE FUNÇÕES NA LOUSA DIGITAL A PARTIR DO USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CONSTRUÍDO COM VÍDEOS
Aldemir Malveira de Oliveira A UTILIZAÇÃO DO INICIADOR DA GOOGLE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO AVALIATIVO EM MATEMÁTICA "UMA EXPERIÊNCIA NO AMAZONAS - NORTE DO BRASIL"
Aldinete Silvino de Lima - UFPE AS FORMAÇÕES MATEMÁTICAS, PEDAGÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS DE PROFESSORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
ALESSANDRA CARVALHO TEIXEIRA ANÁLISE DA ABORDAGEM DADA AOS LOGARITMOS NO CADERNO DO ALUNO, À LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Alessandra Lima de Moraes Mantovani O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Alessandra Lucero Silva PENSAMENTO ALGÉBRICO E PADRÃO: EXPLICITAÇÃO DE ENTENDIMENTOS A PARTIR DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Alessandra Lucero Silva ABORDAGEM DO CONCEITO DE SEQUÊNCIAS EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Alessandro Costa de Jesus UMA ABORDAGEM DE NÚMEROS USANDO O JOGO DESMATA-MATA
Alessandro Gonçalves UTILIZAÇÃO DE QUESTÕES DO SARESP PARA COMO METODOLOGIA DE ANÁLISE DE ERROS
Alessandro Jacques Ribeiro “CORTA”, “MULTIPLICA CRUZADO”, “MUDOU DE LADO, MUDA DE SINAL”: O CONHECIMENTO DO HORIZONTE ACERCA DOS NÚMEROS RACIONAIS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Alessandro Jacques Ribeiro UM ESTUDO ANALÍTICO ACERCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS ENVOLVENDO PROFESSORES E ESTUDANTES
Alex Andrade Alves A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS
Alex Andrade Alves ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA
ALEX DE ASSIS LAURIA TRABALHO GRUPAL NA EJA: CONSTRUINDO PONTES E FAZENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Alex Henrique Alves Honorato CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA A AUTOFORMAÇÃO DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR QUE TRABALHA COM MODELAGEM
Alex Henrique Alves Honorato A MODELAGEM MATEMÁTICA E O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: ALGUMAS VIVÊNCIAS E REFLEXÕES
Alex Jordane de Oliveira ENTENDIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Alex Jordane de Oliveira TRANSFORMANDO DADOS DE UM APLICATIVO PARA TABLET EM INFORMAÇÕES DIDÁTICAS QUE AUXILIAM O ENSINO DE CONCEITOS DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS
Alex Jordane de Oliveira CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MATEMÁTICA: INTERFACE NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS
ALEX MEDEIROS DE CARVALHO A MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROJETO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA DIGITAL
ALEX RIBEIRO BATISTA INTRODUÇÃO ÀS FUNÇÕES EXPONENCIAIS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NA SALA DE AULA
ALEX RIBEIRO BATISTA O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS
Alexandre Branco Monteiro DAS ORIENTAÇÕES A SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL E NO MÉXICO
Alexandre Campos Silva INTERAÇÕES QUE PROVOCAM INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS
Alexandre de Almeida Xavier MATEMÁTICA BÁSICA EM PERSPECTIVA: TRAÇANDO PERFIS SOB PONTOS DE VISTA INVESTIGATIVOS
ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA FREITAS - UERJ ANÁLISE DO USO DO FÓRUM VIRTUAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD DA UNIRIO
ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA FREITAS - UERJ CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS IDENTIFICANDO TIPOS E SUBTIPOS DE TAREFAS EM TORNO DO CONCEITO DE ÁREA EM UMA COLEÇAO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS ÁREA COMO GRANDEZA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO POR MEIO DO APPRENTI GÉOMÈTRE 2
ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alexandre Marcelino de Lucena PROMOVENDO ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
ALEXANDRE OLIVEIRA DA SILVA MÁXIMOS E MÍNIMOS DE UMA FUNÇÃO QUADRÁTICA E SUA APLICABILIDADE NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
ALEXANDRE OLIVEIRA DA SILVA USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL GIRASSOL DE TEMPO INTEGRAL SANTA MARIA
Alexandre Oliveira Silva - USS A EVOLUÇÃO DOS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS AO LONGO DA HISTÓRIA.
ALEXANDRE PEREIRA SOUSA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: VIVENCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES
Alexandre Ramon de Souza RAZÃO ÁUREA E APLICAÇÕES: A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI E A ESPIRAL ÁUREA
Alexandre Rodrigues de Assis - UFRRJ “SE ESPELHAR O ESPELHADO, DÁ!” – COMPOSIÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES ISOMÉTICAS POTENCIALIZADA POR TOQUES EM TELAS
Alexandre Sousa da Silva ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA OS ANOS INICIAIS E FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA E O PROGRAMA COMPUTACIONAL R
Alexandre Souza de Oliveira - PUC-SP CHARLES SANDERS PEIRCE: UM BREVE ESTUDO SOBRE ARITMÉTICA
Alexandre Terdiman Lerman - PUC-SP COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: REFLEXÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA CONSCIENCIOSIDADE
ALEXSANDRA BARBOSA SILVA IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULÁVEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O CASO DO JOGO “TRILHA DOS INTEIROS”
Alexsandra Camara OS GRUPOS ESCOLARES E A PRIMEIRA REPÚBLICA: ENSINO INTUITIVO E MOVIMENTO DOS SABERES GEOMÉTRICOS
Alexsandra Felix de Brito EXPLORANDO O MATERIAL DIDÁTICO “PEÇAS RETANGULARES”
Alice Stephanie Tapia Sartori O QUE É UM TRIÂNGULO? A LINGUAGEM EM WITTGENSTEIN E ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Alice Stephanie Tapia Sartori A ESCOLA COMO ESPAÇO DE LIBERDADE: UM OLHAR FOUCAULTIANO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Aliene Araújo Villaça A PESQUISA DE OPINIÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA NEPSO
Alina Galvão Spinillo - UFPE A COMPREENSÃO DE CRIANÇAS ACERCA DAS DIFERENTES FACETAS DOS NÚMEROS: UM ESTUDO SOBRE SENTIDO NUMÉRICO
Aline Claro de Freitas ORIGAMI: O USO COMO INSTRUMENTO ALTERNATIVO NO ENSINO DA GEOMETRIA
Aline dos Reis Matheus A PROBLEMÁTICA DA PROVA EM TRÊS EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Aline Franco de Brito ANÁLISE DA ABORDAGEM DADA AOS LOGARITMOS NO CADERNO DO ALUNO, À LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Aline Gobbi Dutra AUDIOVISUAL, ACESSIBILIDADE E AS TICS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATOS DO PROJETO “CURTAS MATEMÁTICOS”
ALINE MARCA CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Aline Mauricio Barbosa O ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM, ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS NA CINEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
Aline Mauricio Barbosa UMA EXPERIÊNCIA NUMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O ESTUDO DE QUADRILÁTEROS E DE ISOMETRIAS NO PLANO, SEGUNDO A TEORIA DE VAN HIELE
Aline Mauricio Barbosa CRIAÇÃO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: UMA POSSIBILIDADE FACTÍVEL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Aline Mota de Mesquita Assis A CONTEXTUALIZAÇÃO DO SABER E O DESPERTAR DO DESEJO E DA NECESSIDADE POR APRENDER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRANSFORMAÇÃO LINEAR
Aline Pereira Ramirez Barbosa MODALIDADES DE CONTEÚDOS CURRICULARES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DAS PESQUISAS
Aline Pereira Ramirez Barbosa ENSINO DE GEOMETRIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
ALINE ROSE E SILVA VALENTINO O MAPA CONCEITUAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, TENDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO O PROGRAMA COMPUTACIONAL CMAPTOLLS
Aline Tafarelo Tracanella - PUC-SP A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
Allan Silva Ferreira A ABORDAGEM INICIAL DO CONCEITO DE DERIVADA EM DOIS LIVROS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
ALMIR LANDO GOMES DA SILVA DISCUSSÕES PROPOSTAS SOBRE O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
ALMIR PEREIRA DE MOURA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS
ALMIR PEREIRA DE MOURA O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO A PRÁTICA PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O INÍCIO DE UMA PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA
ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO OS DESAFIOS DO ENSINO DA ÁLGEBRA: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA FACILITADORA
ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Alyson Fernandes de Oliveira JOGOS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS AULAS DE DIDÁTICA
Alysson Espedito de Melo APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A FERRAMENTA CMAPS TOOLS
AMANDA APARECIDA ROCHA MACHADO CONFECÇÃO DE MATERIAIS DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Amanda Barretos Lima Garuth UM ESTUDO SOBRE O ÍNDICE DE POLUIÇÃO NO AR “SÃO PAULO X PEQUIM” POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Amanda Cristina Teagno Lopes Marques FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA MODALIDADE AULA COMPARTILHADA
Amanda Cristina Teagno Lopes Marques OS RESULTADOS DO SARESP E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA SEE/SP
Amanda Marina Andrade Medeiros - UNB DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AFETIVIDADE NOS TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Amanda Nunes Barros UM PORTAL COM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
AMANDA RODRIGUES MARQUES APRENDENDO MATEMÁTICA
Amanda Soares Bento SOFTWARE “TRUQUES MATEMÁTICOS”: O USO DO CELULAR COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Amari Goulart DEFINIÇÃO CLÁSSICA E DEFINIÇÃO FREQUENTISTA DE PROBABILIDADE: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA
Amarildo Melchiades da Silva UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR
Amauri Jersi Ceolim CONCEPÇÕES DE PROFESSORES A RESPEITO DA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA QUE LECIONARAM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Amauri Jersi Ceolim NARRATIVAS DE ALUNOS DO OITAVO ANO: PERCEPÇÕES REFERENTES AOS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE OS LEVARAM AO ERRO NAS OPERAÇÕES COM MONÔMIOS E POLINÔMIOS
Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR IMPRESSÕES DOS FUTUROS PROFESSORES QUANTO A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PRODUZIDAS EM DIÁRIOS REFLEXIVOS
Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE MUNICIPAL DE BARREIRAS: QUEM SÃO ESSES PROFISSIONAIS?
Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR A IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO ITINERANTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA CIDADE DE BARREIRAS-BA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Ana Carla Amancio Machado Dias ANÁLISE DE DESEMPENHO E DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE PROPORÇÃO SIMPLES
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR: UMA BREVE DESCRIÇÃO HISTÓRICA E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE O ESTUDO DE FONTES HISTÓRICAS: O CASO DO PROBLEMA 56 DO PAPIRO DE RHIND PARA O ESTUDO DE PIRÂMIDES
Ana Carolina de Paula Gon‡alves RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA: ANTES E DEPOIS DE PARTICIPAR DE UM CURSO DE EXTENSÃO
Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O EXERCÍCIO/ABADONO DA PROFISSÃO DOCENTE: UM CENÁRIO
Ana Carolina Ferreira Rangel - UFF OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO DA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
Ana Carolina Ferreira Rangel - UFF ATIVIDADES DINÂMICAS E INTERATIVAS PARA O ENSINO DE SIMETRIA
Ana Carolina Lopes de Melo REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE PRODUTOS NOTÁVEIS
Ana Catarina Cantoni Roque CRIAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBIC-JR
Ana Catarina Cantoni Roque A SEGURANÇA DE TRABALHADORES DE AÇOUGUES E FRIGORÍFICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA
Ana Chiummo JOGOS MATEMÁTICOS: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Clara Bonete Ferreira de Souza Lima ANÁLISE DA ADEQUABILIDADE DE ATIVIDADES EM GRUPOS PEQUENOS, COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE ALUNOS EM RECUPERAÇÃO
Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN LETRAMENTO EM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM LÍNGUA MATERNA POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN PROJETO DE LETRAMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PUBLICA PARAIBANA
Ana Claudia Lemes de Morais LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UFMS: UM MOVIMENTO INICIAL DE PESQUISA
ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO USO DO AMBIENTE COMPUTACIONAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA SEQUÊNCIA FEDATHI
ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC A SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA SUPERIOR: CAMINHOS PERCORRIDOS E INVESTIGAÇÕES FUTURAS
ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC SEQUÊNCIA FEDATHI EANÁLISE DE ERROS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRELADO AO JOGO FRACTION MATCHER
Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier UMA LEITURA (POSSÍVEL) DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAL À DOCÊNCIA (PIBID)
Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier AS ENTREVISTAS E A HISTÓRIA ORAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DA PRODUÇÃO DE FONTES ÀS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE
Ana Claudia Siqueira O JOGO COLABORATIVO (CONTIG60) E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
Ana Claudia Siqueira IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA.
ANA CRISTINA FERREIRA O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA VISÃO DE TRÊS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ANA CRISTINA FERREIRA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL?
ANA CRISTINA GOMES DE JESUS DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO
Ana Cristina Medina Pinto CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO APLICATIVO QR CODE NO ENSINO DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR.
Ana Cristina Medina Pinto INTERAÇÕES VIA F@CEMAT: POTENCIALIZANDO O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS
ANA KARINA MARMORATO GOMES - UFSCAR CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL
Ana Karine Dias Caires Brandão A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA INTEGRAL DEFINIDA, SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA PEIRCEANA.
Ana Lisa Nishio - UFRRJ FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS NOS ANOS 2011 A 2015.
Ana Lúcia da Silva NÚMEROS REAIS: PROBLEMAS E SOLUÇÕES COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ana Lúcia Manrique COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: REFLEXÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA CONSCIENCIOSIDADE
Ana Luísa Cotta Bicalho TRILHA GEOMÉTRICA: UM JOGO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Ana Luiza de Freitas Kessler APLICAÇÕES DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO ESTUDO DE CONCEITOS DE FÍSICA POR MEIO DO GEOGEBRA
Ana Luiza Golin VIVÊNCIAS COM JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MEDIDA DE ÁREA
Ana Luiza Golin APRENDER E ENSINAR SOBRE MEDIDA DE ÁREA: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INTERDISCIPLINAR – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Ana Luiza Patriarcha Clinio da Silva - USP UM PORTAL COM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho INTERVENÇÃO COM ALUNO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN: POTENCIALIDADES DO PIBID MATEMÁTICA
Ana Maria Carneiro Abrahão - UNIRIO FRAÇÕES E DECIMAIS: COMPREENDER PARA ENSINAR RACIONAIS
Ana Maria Carneiro Abrahão - UNIRIO MATEMÁTICA INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO DE CASO DA APRENDIZAGEM DO CAMPO MULTIPLICATIVO
ANA MARIA DE ALMEIDA A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO NA PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM REGIME MODULAR EM CAMPO GRANDE/MS
Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF UM CATÁLOGO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVA
Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF POLIEDROS DE PLATÃO SOB UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA USANDO RECURSOS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS
Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF UMA PARCERIA EM PROL DA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ANA MARIA PORTO NASCIMENTO - UNB ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EM MATEMÁTICA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PESQUISA E FORMAÇÃO
Ana Maria Rosinski Dutra OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ana Maria Rosinski Dutra A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O CONTEXTO TECNOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LOUSA DIGITAL
Ana Maria Silva Guedes - UECE A SITUAÇÃO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES CEARENSES, CONFORME A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Ana Maria Silva Guedes - UECE BREVE RECORTE HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ: A GÊNESE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UECE
Ana Marli Bulegon - UNIFRA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR MEDIADA POR TECNLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ANA MARY FONSECA BARRETO DE ALMEIDA - IFF REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE POLINÔMIOS USANDO APLICATIVOS EM TABLETS
ANA MARY FONSECA BARRETO DE ALMEIDA - IFF FÁBRICA DE MATEMÁTICA: UM PROJETO MUITO ALÉM DO ENSINO!
Ana Paula Alves Barros A MATEMÁTICA NA VIDA DAS ABELHAS: EXPLORANDO O TEMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ana Paula Bergo da Silva - UEM PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM O JOGO
Ana Paula da Silva Galdino FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL QUE ORIENTAM O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE ORIENTADORA E DA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA
ana paula de almeida saraiva magalhães A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
ana paula de almeida saraiva magalhães JOGOS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS AULAS DE DIDÁTICA
Ana Paula Dick PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS
Ana Paula Dick INTEGRANDO APLICATIVOS COMPUTACIONAIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ana Paula dos Santos Malheiros CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA A AUTOFORMAÇÃO DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR QUE TRABALHA COM MODELAGEM
Ana Paula dos Santos Malheiros MODELAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Paula Gestoso de Souza - UFSCAR PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LEITURAS E ESCRITAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
ANA PAULA GONÇALVES PITA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO NA EJA: DO RASCUNHO AO CONVENCIMENTO.
Ana Paula Jahn RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: RALI MATEMÁTICO NUMA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA
Ana Paula Lima O QUE DIZ O CURRÍCULO PRESCRITO PARA COMBINATÓRIA NO BRASIL? REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DO HORIZONTE E CONHECIMENTO CURRICULAR DE PROFESSORES
Ana Paula Nascimento Pegado Couto O COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARAENSE
Ana Paula Nascimento Pegado Couto ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE TEOREMA DE PITÁGORAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Paula Perovano dos Santos Silva QUAIS SITUAÇÕES SÃO PRIORIZADAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ELABORAR SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS?
ANA PAULA RANGEL DE ANDRADE DA VERTICALIZAÇÃO AO TRABALHO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE AS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA
ANA PAULA RANGEL DE ANDRADE ÁREA: MEDIÇÃO, ESTIMATIVA E ARTE EM DIVERSOS ESPAÇOS DA ESCOLA
ANA PAULA SILVA DE ALMEIDA CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO
ANA PAULA SILVA DE ALMEIDA SOFTWARES WINPLOT E GRAFEQ NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Ana Paula Ximenes Flores EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE A TÉCNICA DE ENTRELACE E GRAFOS
Ana Quele Gomes de Almeida A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA: O USO DO JOGO OWARE
Ana Quele Gomes de Almeida ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4 º E 5 º ANOS APROVADAS PELO PNLD
Ana Queli Mafalda Reis A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Ana Rafaela Correia Ferreira - UFMG METODOLOGIA DE PROJETOS NA EJA: OS CURSOS DE SUPLÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BETIM (1995-1999)
Ana Teresa Ferreira dos Santos CARACTERIZADORES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES MATEMÁTICOS
ANA VIRGINIA DE ALMEIDA LUNA - UEFS NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FEIRA DE SANTANA: 10 ANOS DE COLABORAÇÃO, PESQUISA, ESTUDOS E TROCAS
ANAELIZE DOS ANJOS OLIVEIRA LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Anailza da Silva Cazumba CARACTERIZADORES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES MATEMÁTICOS
Analice de Lima e Silva Ferraz A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DA MICRORREGIÃO DO LITORAL NORTE - PB
Analice Oliveira Simões ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PESSOAS EM PRIVATIVA DE LIBERDADE
Analice Oliveira Simões TANGRAM MATERIAL PARA ATIVIDADES LÚDICAS COM GEOMETRIA
Anastacia dos Santos Ferreira ALUNOS QUE SABEM FAZER, MAS NÃO SABEM EXPLICAR COMO FAZEM
Anderson Afonso Alves UMA EXPERIÊNCIA COM CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO PIBID/MATEMÁTICA EM 8° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Anderson de Almeida Santos MATEMÁTICA NO INTERVALO: REFLEXÕES SOBRE UMA AÇÃO - PIBID/UESB
Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva ANÁLISE DE UMA TAREFA DE COMPARAÇÃO DE ÁREA NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E NO APPRENTI GÉOMÈTRE 2
Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva ÁREA COMO GRANDEZA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO POR MEIO DO APPRENTI GÉOMÈTRE 2
Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E A APROPRIAÇÃO DO ARTEFATO TECNOLÓGICO APPRANTI GÉOMÈTRE 2 EM UMA SITUAÇÃO PROPOSTA
Anderson Ervino Schwertner - UTFPR MODELAGEM MATEMÁTICA E FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FOGUETES
ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS APLICATIVOS MATEMÁTICOS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA
ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO MARANHÃO
ANDERSON LUIS PEREIRA O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E AS POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
ANDERSON LUIS PEREIRA AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS DO PROJETO MAPEAMENTO
Anderson Martins Corrêa O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO IFMS CAMPUS AQUIDAUANA
ANDERSON SOUZA NEVES IMPLICAÇÕES DA CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RAZÃO DE SER DA ATIVIDADE MATEMÁTICA
André Fellipe Queiroz Araújo ANÁLISE DO CONCEITO DE DIVISÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS.
ANDRÉ GERSTBERGER INSERINDO O SMARTPHONE NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA
André Guilherme Buss Lemes A TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O SOROBAN E O CÁLCULO MENTAL
André Guilherme Buss Lemes ALGORITMO NÃO USUAL DA SUBTRAÇÃO: RATIFICANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA NA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
ANDRE L M DRABACH - UFPR QUADRO TRIGONOMÉTRICO: O USO DO SOFTWARE R.E.C NO ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO CICLO TRIGONOMÉTRICO
André Lima Rodrigues - UEL INTERVENÇÃO COM ALUNO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN: POTENCIALIDADES DO PIBID MATEMÁTICA
ANDRÉ LÚCIO GRANDE O ENSINO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO ENVOLVENDO O PENSAMENTO INTUITIVO E VISUAL
André Luis Andrejew Ferreira INTERAÇÕES VIA F@CEMAT: POTENCIALIZANDO O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS
André Luis Andrejew Ferreira SOFTWARE GEOGEBRA: VÍDEOS TUTORIAIS EM PROL DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO
André Luis Corrêa Magno PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAMATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
André Luis Trevisan CARACTERIZAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE TAREFAS MATEMÁTICAS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
André Luiz Lima DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
André Pereira da Costa UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO
André Pereira da Costa O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
André Pereira da Costa LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Andre Ricardo Lucas Vieira - UNEB MAPAS CONCEITUAIS COMO ELEMENTOS POTECNIALIZADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Andre Ricardo Lucas Vieira - UNEB REFLEXÕES A PARTIR DO ERRO NAS AVALIAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
André Seixas de Novais MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 2)
André Seixas de Novais MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 1)
ANDREA PAULA MONTEIRO DE LIMA O USO DE LIVROS INFANTIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Andréa Thees - UNIRIO EXPERIMENTANDO O AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Andréa Thees - UNIRIO ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EJA: VIVÊNCIAS NO PROJETO DE EXTENSÃO “RECOMEÇO”
Andrea Zander Vaiano TRANSFORMAÇÕES EM GRÁFICOS DE FUNÇÕES COM GEOMETRIA DINÂMICA
Andreia Carvalho Maciel Barbosa - UERJ ATIVIDADES UTILIZANDO O ALGEPLAN NO SOFTWARE GEOGEBRA
Andreia Crespo Dinis JOGOS PARA NÚMERO E SISTEMAS DE NUMERAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Andréia Dalcin - UFRGS TEXTO 2: O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE COMO ESPAÇO DE ESTUDO, PRODUÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PASSADO E NO PRESENTE
Andréia Dalcin - UFRGS VER, SENTIR, AGIR E PENSAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Andreia Fernandes de Souza - UNIFESP A REVISTA “A ESCHOLA PUBLICA” COMO CAIXA DE UTENSÍLIOS: ORIENTAÇÕES PARA AS AULAS DE ARITMÉTICA
Andreia Ferreira Fernandes - UFRJ ANÁLISE DA ADEQUABILIDADE DE ATIVIDADES EM GRUPOS PEQUENOS, COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE ALUNOS EM RECUPERAÇÃO
ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFBA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICA POR MEIO DE UM TRABALHO COLABORATIVO
ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFBA TAREFAS EXPLORATÓRIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Andresa de Oliveira Mendes dos Santos A PROPORCIONALIDADE NAS TOMADAS DE DECISÃO RELACIONADAS AO CONSUMO
Andresa Maria Justulin A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TRÊS CONTEXTOS – PESQUISA, DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVROS DIDÁTICOS
Andresa Maria Justulin UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMATICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO PIBID
Andressa Bittencourt Barbosa - UFRJ O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Andressa Bittencourt Barbosa - UFRJ PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS?
Andressa De Siqueira Cereta FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS
Andressa De Siqueira Cereta FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA PESQUISA ACERCA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Andressa Maria Soares Rocha ALGUMAS DIFICULDADES DE SE ENSINAR MATEMÁTICA HOJE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 4º ANO DO NORMAL MÉDIO
Andressa Nishihara - UFSCAR JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR DAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS PARA O ENSINO MÉDIO.
Andressa Tais Diefenthäler TRABALHANDO CONCEITOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE UMA GINCANA: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DE PROCESSOS INVESTIGATIVOS
Andressa Wiedenhoft Marafiga A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Andressa Wiedenhoft Marafiga MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: JOGOS ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ANDREZA CASTRO RIBEIRO CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES COM O GEOGEBRA
Andreza Fiorini Pérez Rivera A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Andreza Fiorini Pérez Rivera REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Andreza Santana da Silva FUNÇÃO QUADRÁTICA SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA.
Andriele dos Santos Zwetsch A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Andriele dos Santos Zwetsch MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: JOGOS ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Andrielly Viana Lemos A NOÇÃO DE ÂNGULO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA E COGNITIVA
ANELITA OLIVEIRA SILVA - UECE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO ÂMBITO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO.
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM A AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO COMO UM ELEMENTO DO MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM TROCANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A BASE QUATRO
ANETE OTILIA CARDOSO DE SANTANA CRUZ CONSTRUÇÕES COLABORATIVAS EM UM GRUPO DO PIBID-MATEMÁTICA: SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO ENSINO MÉDIO
Ângela Maria dos Santos - PUC-SP JOSÉ ANASTÁCIO DA CUNHA E SUA OBRA OS PRINCIPIOS MATHEMATICOS
Angela Maria Guimarães da Silva CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Ângela Marta Pereira das Dores Savioli TEXTO 3: ÊNFASE EM ALGUMAS PESQUISAS EM ÁLGEBRA
Ângela Marta Pereira das Dores Savioli DIFICULDADES DE ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO OBJETO MATEMÁTICO FUNÇÃO: A FUNÇÃO QUADRÁTICA
Ângela Marta Pereira das Dores Savioli “CORTA”, “MULTIPLICA CRUZADO”, “MUDOU DE LADO, MUDA DE SINAL”: O CONHECIMENTO DO HORIZONTE ACERCA DOS NÚMEROS RACIONAIS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Angélica Chico - UFABC O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS POR MEIO DO JOGO E DA MEDIAÇÃO
Angélica da Fontoura Garcia Silva UM ESTUDO DAS FRAÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVAS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Angélica da Fontoura Garcia Silva PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS ACERCA DO ENSINO DAS FRAÇÕES
Angélica da Fontoura Garcia Silva UM ESTUDO ACERCA DE CONHECIMENTOS DAS ESTRUTURAS ADITIVAS E DO SEU ENSINO
Angélica Heineck - UFFS UMA PESQUISA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA: O ESTUDO EXPLORATÓRIO DO BARICENTRO
ANGELICA LANGNER LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UM MAPEAMENTO NO PERIÓDICO BOLEMA
Angélica Ninke RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MOBILIDADE: METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
angélica novaes de assis RELAÇÕES TRIGONOMETRICAS NO TRIANGULO-RETÂNGULO: A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SENO, COSSENO E TANGENTE COMO UMA RELAÇÃO NO ÂNGULO AGUDO POR MEIO DE MATERIAL MANIPULATIVO.
Angélica Paula Costa Santos O MOVIMENTO LÓGICO HISTÓRICO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
ANGELITA DE SOUZA LEITE CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO
ANGELITA DE SOUZA LEITE O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO
Angelita Minetto Araújo O ENSINO DE FUNÇÕES NA LOUSA DIGITAL A PARTIR DO USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CONSTRUÍDO COM VÍDEOS
Angelita Minetto Araújo O ENSINO DA TRIGONOMETRIA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
ÂNGELO GUSTAVO MENDES COSTA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS): UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FUNÇÃO
Anielle Glória Vaz Coelho EXPLORANDO O JOGO LABIRINTO DOS DECIMAIS: O RECORTE DE UMA EXPERIÊNCIA
Anielle Glória Vaz Coelho RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Anilda Pereira da S. Guimarães O EDUCADOR MATEMÁTICO ANTONIO PINHEIRO DE ARAÚJO: RECORTES DA SUA HISTÓRIA
ANNA LUISA DE CASTRO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O CURRÍCULO DA ERA DIGITAL
ANNA LUISA DE CASTRO AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS DO PROJETO MAPEAMENTO
Anne de Souza Cunha LABORATORIO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
ANNE GLEICY PINTO GOMES PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS INDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Anne Michelle Dysman Gomes UMA PARCERIA EM PROL DA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Anni Barreto Lyra O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
ANTHONIBERG CARVALHO DE MATOS PROFESSORES OUVINTES E ALUNOS (AS) SURDOS (AS) NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Antomar Araújo Ferreira O DIABO DOS NÚMEROS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DE UM PARADIDÁTICO
Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga PROJETO RUMO AO ENEM 2015: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A ELEVAÇÃO DA MÉDIA EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ESTUDANTES DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB
ANTONIA EDNA SILVA DOS SANTOS UM ESTUDO DE CASO DOS PROFESSORES DE MATMÁTICA FORMADOS NA UNIVERIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA) NOS ANOS DE 2010 A 2014
ANTONIA NATANAYANA LIMA MESQUITA MOBILIZANDO E CONSTRUINDO SABERES COM JOGOS MATEMÁTICOS
ANTONIA NATANAYANA LIMA MESQUITA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
ANTONIO CERINO O ÁBACO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Antonio César Nascimento Teixeira INTRODUÇÃO DO RACIOCÍNIO FUNCIONAL PARA ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Antônio do Nascimento Gomes PRÁTICAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA EM UM INSTITUTO FEDERAL A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES E ELABORADORES DE CURRÍCULOS
Antônio do Nascimento Gomes DISCUTINDO CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DOCENTES
ANTONIO FABIO DO NASCIMENTO TORRES DISCUSSÕES PROPOSTAS SOBRE O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
António Fernando Zucula AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO SISTEMA EDUCACIONAL
Antonio Henrique Pinto A MATEMÁTICA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO CAPIXABA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Antonio Henrique Pinto A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFES – CAMPUS DE ALEGRE
Antonio Henrique Pinto UMA ABORDAGEM DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO NA DÉCADA DE 1960
Antonio Luis Mometti ARGUMENTOS E METÁFORAS SOBRE O INFINITO NO ENSINO DE CÁLCULO
Antonio Luis Mometti PROVAS MATEMÁTICAS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ANTONIO MARCOS DA COSTA SILVANO - UECE AS CONTRIBUIÇÕES DAS INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS POR MEIO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), NA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA SEMIPRESENCIAL
Antonio Mauricio Medeiros Alves FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PNAIC NA UFPEL
Antonio Mauricio Medeiros Alves CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Antonio Mauricio Medeiros Alves ADIÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCOS FRACIONÁRIOS
antonio messias lopes cruz MATEMATICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: CURSO DE FORMAÇÃO PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Antonio Miguel UMA AGENDA CONTEMPORÂNEA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA
ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO - UEM A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1960: O CONTEXTO PARA A CRIAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA NA UEM
ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO - UEM UM ESTUDO/CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO EIXO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO XI ENEM
Antonio Sales PRÁTICA DIDÁTICA DO PROFESSOR DO 5º ANO: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE ADIÇÃO DE FRAÇÕES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE, MS
Antonio Sergio Abrahao Monteiro Bastos RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADOS A DERIVADAS: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZANDO A ANÁLISE DE ERROS
Antônio Villar Marques de Sá - UNB REGISTRO ESCRITO NA AULA DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE COMUNICATIVA A PARTIR DO JOGO
Antonio Vital da Silva Júnior ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA, DA CULTURA E DOS SABERES.
Antonio Vital da Silva Júnior O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA TURMA DE PEDAGOGIA
Aparecida de Lourdes Bonanno A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
APARECIDA FERREIRA LOPES FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES
APARECIDA RODRIGUES DA SILVA DUARTE DISCUSSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Aparecida Santana de Souza Chiari POSSIBILIDADES COMUNICACIONAIS NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR A DISTÂNCIA A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Aparecido dos Santos ENSINO DE ESTATÍSTICA: COMPARAÇÃO DAS PROPOSTAS DE CONTEÚDOS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL
Ariane Cristina Laurentino MODELAGEM MATEMÁTICA E O USO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Ariane Luzia dos Santos O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: EM ANÁLISE O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Arianne Alves da Silva - UFU AS CÔNICAS DE APOLÔNIO
Ariel Cardoso da Silva - UENP A ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE ACERCA DOS ANAIS DO ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2015
Ariel Cardoso da Silva - UENP FORMAÇÃO CONTINUADA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS ANAIS DE EVENTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Ariel Marczaki CALCULADORA GRÁFICA: OLHARES PARA SEU USO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ariel Wesley Soares AÇÕES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Ariel Wesley Soares O JOGO DE DOMINÓ COMO METODOLOGIA PARA A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Arilise Moraes de Almeida Lopes UM ESTUDO DA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA DO OBJETO DE APRENDIZAGEM COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM
AristÓteles Alves Feitosa O USO DO COMPUTADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA
Arlete de Jesus Brito CONHECENDO E PRATICANDO: A CRIPTOGRAFIA DENTRO DA SALA DE AULA
Arlete de Jesus Brito CRIPTOGRAFIA E SUAS POTENCIALIDADES NA EXPLORAÇÃO DAS IDEIAS ASSOCIADAS À FUNÇÃO AFIM
Arlete de Jesus Brito PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA REALIZADOS NA REGIÃO NORTE (DE 1998 A 2008)
Arlindo José de Souza Júnior A MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROJETO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA DIGITAL
Armando Handaya CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA DETERMINAR AS MEDIDAS RESUMO DE DADOS DISTRIBUÍDOS POR CLASSE
Armando Traldi Junior UM BREVE PANORAMA SOBRE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESTUDANTES SURDOS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS
Arnaldo Nogaro CONSENSOS E DISSENSOS ENTRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Arno Bayer - ULBRA A TABUADA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Arno Bayer - ULBRA UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM TEMAS AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Arno Bayer - ULBRA O GINÁSIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE SÃO LEOPOLDO E O ENSINO DE ARITMÉTICA
ARNOLD VINICIUS PRADO SOUZA INDISCIPLINA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Arrigo Fontana SUPERANDO AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS
Arthur da Silva Moraes MODELAGEM MATEMÁTICA UTILIZANDO O ALGORITMO SIMPLEX
Arthur Gonçalves Machado Júnior ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Arthur Gonçalves Machado Júnior AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR: ANÁLISE NARRATIVA DE UM SIMULADO APLICADO NO 3º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Artur Alberti Gaban EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS APROVADOS NO PNLD 2015
Artur Rezzieri Gambera POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE FRAÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA
Aryelle Patricia da Silva A COMPREENSÃO DE CRIANÇAS ACERCA DAS DIFERENTES FACETAS DOS NÚMEROS: UM ESTUDO SOBRE SENTIDO NUMÉRICO
Audálio Lúcio Wanderlei Neto UNIDADE DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO: METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM
Audálio Lúcio Wanderlei Neto O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE EJA: A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Augusto Blauth da silva APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA ESPACIAL E EM GEOMETRIA ANALÍTICA COM O USO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS GRUPOS OPERATIVOS
AURINETE BARBOSA FERREIRA MELO ESCRITA NUMÉRICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS PARA AS CRIANÇAS
aylla gabriela paiva de araújo APLICAÇÕES DE MÉTODOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO MOLDE DA SAIA GODÊ
Ayrton Araujo Kiill O ENSINO DA TEORIA DE FUNÇÕES POR MEIO DA DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ayze Jammylle Batista Ferreira O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
AZLY SANTOS AMORIM DE SANTANA KHAN ACADEMY: UMA PROPOSTA DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA NO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO