Relatos

TÍTULO NOME DO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Fernanda Souza dos Santos da Silva • Beatriz do Vale Pereira
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROPECUÁRIA Daiane Frighetto Frighetto • Fernanda Zorzi
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA – EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS Cintia Schneider • Deise Nivia Reisdoefer
A FORMACÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Mariana Lima Duro • JAQUELINE MOLON
AÇÕES E RESULTADOS DO PIBID MATEMÁTICA: A LICENCIATURA, O ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR agnes liliane lima soares de santana • Claudilene Gomes da Costa
APRENDER E ENSINAR SOBRE MEDIDA DE ÁREA: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INTERDISCIPLINAR – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Rochele Ribas de Oliveira • Ana Luiza Golin
• Laura Pippi Fraga
• SIMONE TONATTO FERRAZ
• Thanize Bortolini Scalabrin
APRENDIZAGEM ATIVA NA SALA DE AULA DE ESTATÍSTICA: O PROBLEMA DE MONTY HALL Gabriela Machado Moura • Suzi Samá Pinto
• CAMILA RUBIRA SILVA
AUSÊNCIA E NECESSIDADE DE SINAIS ADEQUADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS Marcos Moraes Guimarães  
AUTOEFICÁCIA, AUTORREGULAÇÃO E REMEDIAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS ADULTOS DE UM CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS: UM RELATO Djalma Adão Barbosa Júnior  
COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DE UM NÚMERO QUADRADO PERFEITO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Adelmo Carvalho da Silva - UFMT/IE • Giselle de Paiva Silva - UFMT/IE
• Vanessa Lacerda Tarouco - UFMT/IE
CONFECÇÃO DE GAMES MATEMÁTICOS COM O ENSINO FUNDAMENTAL II Tatiane Santos Xavier do Nascimento • Flávio Borges do Nascimento
DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA Milene Aparecida Malaquias Cardoso • Íria Bonfim Gaviolli
• Rodolfo Eduardo Vertuan
ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO PAULO APARECIDO TOMAZ • Saulo Furletti
LADOS OPOSTOS E ADJACENTES AOS ÂNGULOS INTERNOS DE PRAÇAS TRIANGULARES: ANALISANDO OS REGISTROS DE ALUNOS DA EJA Marcio Antonio Souza Paim  
UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA A EJA: O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DAS DOBRADURAS Jeane do Socorro Costa da Silva  
UTILIZANDO PROBLEMAS DE FERMI PARA ESTIMAR Heloisa Almeida de Figueiredo - UFF • Flávia dos Santos Soares - UFF
(DES)-COMPREENSÕES AOS CONTORNOS DO PERÍMETRO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO NO CONCEITO Daniela Miray Igarashi • Bruno Moreno Francisco - UFSC
2 REINOS, 2 CORAÇÕES E 1 ESTRATÉGIA DE ENSINO ÉRIKA LÚCIA FERREIRA DE JESUS • MARIA MARTA DA SILVA
• CEZAR AUGUSTO FERREIRA
A ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS E ALGUMAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Cátia Luana Bullmann • Mariele Josiane Fuchs
A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DENTRO DE UMA PROPOSTA LÚDICA: CAIXA MATEMÁTICA E JOGOS” Adriane Regina Bravo Mendes  
A APLICAÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE TAXAS RELACIONADAS COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI Daniel Brandão Menezes - UFC • Hermínio Borges Neto - UFC
• Adriana Ferreira Mendonça - UFC
• Francisca Claudia Fernandes Fontenele
A ÁREA VIA COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA FRANCIELE MARCIANE MEINERZ • LUISA RODRIGUEZ DOERING
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO PROJETO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES GREITON TOLEDO DE AZEVED • José Pedro Machado Ribeiro
• Gene Maria Vieira Lyra-Silva
A CONSTRUÇÃO DE UM MOSAICO A PARTIR DO CONCEITO DE PROPORÇÃO Giedre Alves Sirilo • Vitor Lacerda Siqueira
• Janaina Carneiro Marques
• Gustavo Poloni Loureiro
• Marcelo Victor Ferreira Barbosa
• Samarone Lima Santos Júnior
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO INTUITIVO DE LIMITE COM APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS Elisangela Pavanelo  
A DIALOGICIDADE NAS AULAS DE METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA ELISABETE FERREIRA ESTEVES CAMPOS - FSA  
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS – MT Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci • Lucenildo Elias da Silva - UFMT
• JOSÉLIA DE SOUZA SOARES FERREIRA
• Ednalva Antonia Ribeiro Coelho
• EMERSON JOSE BELO DE SOUZA
A ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA NA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Rivaldo Firmino Sousa • Flávia Cristina de Macêdo Santana
A ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS EM MATEMÁTICA Wilma Pereira Santos Faria - UFU • Jeferson Junio Batista Silva - UFU
• Silene Rodolfo Cajuella
A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SERGIPE JOÃO PAULO APARECIDO BARBOSA MELO • Gleidson Eugenio dos Santos
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O PNAIC-PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO POLO 06-CAETITÉ/GUANAMBI-BA: ALGUMAS REFLEXÕES Eliene Marcia Fernandes Oliveira • ELIANA MAGALHÃES FERNANDES PEREIRA
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA PELA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Carina de Sousa Gomes Sena • Eliana Maria de Jesus
• ELISÂNGELA SOARES RIBEIRO
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: PLANEJANDO ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM SOFTWARE DE AUTORIA ELISÂNGELA SOARES RIBEIRO • Claudinei de Camargo Sant´Ana
A IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO ITINERANTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA CIDADE DE BARREIRAS-BA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES Ilvanete dos Santos de Souza • SIMONE SILVA DA FONSECA
• Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR
A INFLUÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Giovana Papacosta • KAROLYNE DAMM MELO
• Adriana Fatima de Souza Miola
• Edinalva da Cruz Teixeira Sakai
• ADRIANE EIDAM
A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA Suseli de Paula Vissicaro  
A MATEMÁTICA COMO UM MEIO DE ORGANIZAR FENÔMENOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA Marcele Tavares Mendes • Daniela Harmuch
A MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROJETO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA DIGITAL Arlindo José de Souza Júnior • Deive B. Alves - UFU
• ALEX MEDEIROS DE CARVALHO
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE MATEMÁTICA. Jeane Albino Lima • ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PEGAGOGOS(AS) Maria Carolina Machado Magnus - UFSCAR • BETINA CAMBI - UFSCAR
A PESQUISA DE OPINIÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA NEPSO Aliene Araújo Villaça • Ruana Priscila da Silva Brito
A PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE A ANÁLISE DAS QUESTÕES DO ENEM NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Ivanise Gomes Arcanjo Diniz  
A PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: UMA EXPERIÊNCIA ARTICULANDO METODOLOGIAS DO ENSINO E MATEMÁTICA DISCRETA LUCIANO DE OLIVEIRA • Patrícia Perlin
A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Gabriel Martins Felix - UFF • Gabriella Marie Lobo Alves Sodré - UFF
• Lilian Meyre Costa de Souza - UFF
• Danilo Magalhães Farias - UFF
• Luiza Vasconcelos Coimbra - UFF
• Wanderley Moura Rezende - UFF
A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Rogério Joaquim Santana • Gilberto Januario
A PROVA DOS NOVE: HISTÓRIA E APLICABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E NO COMÉRCIO Sávio Gomes Freitas • Matheus Alexandre Oliveira de Souza
• Lidia Ariela de Melo Lopes
• Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A DESCOBERTA GUIADA COMO METODOLOGIAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE OTIMIZAÇÃO EM CÁLCULO JULIO PAULO CABRAL DOS REIS - PUC-MG  
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ÁLGEBRA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Jéssica Mistura Zanon • Pedro Henrique Milagre
• Adriano Santos Lago
• Rogério Fernando Pires
A ROBÓTICA COMO TÉCNICA DE APRIMORAMENTO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO QUILOMBO DO PEAFÚ - MONTE ALEGRE/PARÁ Juliane Conceição de Meireles • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
A SEGURANÇA DE TRABALHADORES DE AÇOUGUES E FRIGORÍFICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA Ilaine da Silva Campos - UFMG • Ana Catarina Cantoni Roque
A TEORIA-PRÁTICA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA Zenilda Botti Fernandes  
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA Felipe dos Santos Belon • Cassio Lopes Carneiro
• Daniela Batista Santos
• Joalisson Bahia Santana
• Felipe Henrique Santana da Silva
• ANTONIA NATANAYANA LIMA MESQUITA
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Mauro Sérgio Teixeira de Araújo • Karina Carvalho do Nascimento
• Ricardo Formenton
A UTILIZAÇÃO DO INICIADOR DA GOOGLE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO AVALIATIVO EM MATEMÁTICA "UMA EXPERIÊNCIA NO AMAZONAS - NORTE DO BRASIL" Aldemir Malveira de Oliveira  
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA DAS FUNÇÕES NA SALA DE AULA Caio Robério Barpp da Silva • Leticia Lopes Hespanhol
• Liliane Nicola
• Giovani Marcelo Schmidt
• Carla Margarete Ferreira dos Santos
• Elizete Maria Possamai Ribeiro
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA Leticia Lopes Hespanhol • Liliane Nicola
• Caio Robério Barpp da Silva
• Carla Margarete Ferreira dos Santos
• Elizete Maria Possamai Ribeiro
ABORDAGEM DOS NÚMEROS INTEIROS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 7º ANO. Rozana Morais Lopes Feitosa  
AÇÕES DO PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR JOSÉ ALEXANDRE FERREIRA DA COSTA • Vanessa Silva da Luz
• Marília Nunes Dall Asta
• TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
AÇÕES E RESULTADOS DO PROLICEN: A INSERÇÃO DO USO DAS TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Claudilene Gomes da Costa • agnes liliane lima soares de santana
• Edilane de Lima Costa
• Surama Santos Ismael da Costa
ADIÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCOS FRACIONÁRIOS Leticia Klein Parnoff • Antonio Mauricio Medeiros Alves
• Luana Leal Alves
• Patrícia da Conceição Fantinel