Mesas Redondas

TÍTULO TRABALHOS AUTORES CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES 1 - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES

2 - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES II

3 - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES III
1 - Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR

2 - Luciane de Fatima Bertini - UNIFESP

3 - Mauro Carlo Romanatto
 
 
 






APRENDIZAGENS NA VIDA E NA ESCOLA: COMBINATÓRIA, ESTATÍSTICA E GEOMETRIA 1 - APRENDIZAGENS NA VIDA E NA ESCOLA: ESTUDO SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA

2 - COMBINANDO NA VIDA E NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES

3 - APRENDIZAGENS NA VIDA E NA ESCOLA: ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS
1 - Edda Curi

2 - RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA

3 - Gilda Lisbôa Guimarães
 
 
 






AVALIAÇÕES DE SISTEMAS EDUCACIONAIS 1 - AVALIAÇÕES DE SISTEMA: ESTIMAÇÃO DE PROFICIÊNCIAS POR MEIO DO USO DE MODELAGENS MATEMÁTICA BASEADA NA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM

2 - A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: AVANÇOS OU RETROCESSOS ?

3 - UMA OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS DE MATEMÁTICA PARA UMA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA
1 - Wagner Bandeira Andriola - UFC

2 - Luzia Queiroz Hippolyto - UFC

3 - Marco Aurélio Jarreta Merichelli
 
 
3 - Luzia Queiroz Hippolyto - UFC






COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS 1 - A MEDIAÇÃO PARA SURDOS INCLUSOS NAS AULAS MATEMÁTICA POR INTÉRPRETES DE LIBRAS: UMA AÇÃO INTERLÍNGUAS?

2 - COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: OS DESAFIOS DE UMA PRÁTICA POUCO PRESENTE

3 - COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS
1 - Fábio Alexandre Borges

2 - ROGÉRIA GAUDENCIO DO RÊGO - UFPB

3 - Alberto Costa
 
 
 






CONFIGURAÇÕES DA MATEMÁTICA ESCOLAR NOS CONTEXTOS CAPIXABA E CARIOCA, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. 1 - A MATEMÁTICA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO CAPIXABA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

2 - O QUE DIZER DO ENSINO DE MATEMÁTICA DO CURSO SECUNDÁRIO NO RIO DE JANEIRO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: ALGUNS CENÁRIOS E ALGUMAS INTERPRETAÇÕES

3 - ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR CAPIXABA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: O CONTEXTO DO GINÁSIO DO ESPÍRITO SANTO
1 - Antonio Henrique Pinto

2 - Bruno Alves Dassie - UFF

3 - Tercio Girelli Kill
 
 
 






DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA 1 - O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA

2 - APRENDIZAGEM E PRÁTICA DOCENTE, REVELADAS POR ALGUMAS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA INFÂNCIA

3 - COMUNIDADES DE PRÁTICA COMO PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
1 - Luzinete de Oliveira Mendonça - UNICSUL

2 - DEBORA DE OLIVEIRA

3 - Everton José Goldoni Estevam
 
 
 






EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 - A CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA SOBRE O CONHECIMENTO FINANCEIRO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

2 - UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR

3 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: CONEXÕES ENTRE A PESQUISA ACADÊMICA E A PRÁTICA DOCENTE
1 - Ronaldo Rocha Bastos

2 - Amarildo Melchiades da Silva

3 - IVAIL MUNIZ JUNIOR - COLéGIO PEDRO II
 
 
 






EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E POTENCIAIS FORMATIVOS. 1 - O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: SOBRE OS POTENCIAIS DE FORMAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA

2 - RECURSOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

3 - A ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTIVA EM ESCOLAS DO CAMPO
1 - Nilson Antonio Ferreira Roseira

2 - Carlos Eduardo Ferreira Monteiro

3 - Iranete Maria da Silva Lima
 
 
 






EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR-GT4 DA SBEM 1 - TEXTO 1: ÊNFASE NAS PESQUISAS ENVOLVENDO GEOMETRIA

2 - ÊNFASE NAS PESQUISAS ENVOLVENDO O CÁLCULO

3 - TEXTO 3: ÊNFASE EM ALGUMAS PESQUISAS EM ÁLGEBRA
1 - José Carlos Pinto Leivas - UNIFRA

2 - LILIAN NASSER

3 - Ângela Marta Pereira das Dores Savioli
 
 
 






EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM PROJETO E SUAS VÁRIAS INTERLOCUÇÕES 1 - O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS - EMAI NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

2 - O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO EMAI NO ÂMBITO ESCOLAR

3 - O PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS – EMAI - DESENVOLVIMENTO NA ARTICULAÇÃO COM A PÓS GRADUAÇÃO
1 - Célia Maria Carolino Pires

2 - Débora Reis Pacheco

3 - Ivan Cruz Rodrigues
 
 
 






EDUCAR COM A MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL 1 - EDUCAR COM A MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE

2 - UMA PERSPECTIVA PARA O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE CONCEITOS EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

3 - FORMAR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ATIVIDADE
1 - Manoel Oriosvaldo de Moura

2 - Josélia Euzebio da Rosa

3 - Vanessa Moretti
 
 
 






ESPAÇOS DE PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XX E XXI: RETRATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS. 1 - TEXTO 1: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O CASO DO CAEM – IME – USP

2 - TEXTO 2: O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE COMO ESPAÇO DE ESTUDO, PRODUÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PASSADO E NO PRESENTE

3 - TEXTO 3: O NÚCLEO DE ENSINO NA UNESP: MEMÓRIA DE UM ESPAÇO-TEMPO VIVIDO
1 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO

2 - Andréia Dalcin - UFRGS

3 - Rosa Monteiro Paulo
 
 
 






EXCLUSÃO MATEMÁTICA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO 1 - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO

2 - “BICHO DE SETE CABEÇAS”: OS DITOS E NÃO DITOS DA MATEMÁTICA NA EJA

3 - QUAL O PAPEL E O LUGAR DO SABER MATEMÁTICO NA SOCIEDADE DITA DO CONHECIMENTO?
1 - Rosemara Perpetua Lopes

2 - Adriana Aparecida Molina Gomes

3 - Viviane Barros Maciel
 
 
 






EXPLORAR A HISTÓRIA PARA DESENVOLVER CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA 1 - A DINÂMICA OPERATÓRIA DA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

2 - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO: REALCES EM PESQUISAS BRASILEIRAS

3 - O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA
1 - IRAN ABREU MENDES

2 - Ligia Arantes Sad

3 - MIGUEL CHAQUIAM
 
 
 






FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA 1 - LEGITIMIDADES POSSÍVEIS PARA A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

2 - A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DOS CONTEÚDOS AOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS

3 - CATEGORIAS DO COTIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1 - João Ricardo Viola dos Santos

2 - Patricia Rosana Linardi

3 - Viviane Cristina Almada de Oliveira
 
 
 






HISTÓRIAS DA ARITMÉTICA ESCOLAR NO BRASIL: DO ENSINO TRADICIONAL À MATEMÁTICA MODERNA 1 - ARITIMÉTICA ESCOLAR NOS TEMPOS DO BRASIL IMPÉRIO

2 - O ENSINO DE ARITMÉTICA EM TEMPOS DA PEDAGOGIA MODERNA

3 - ARITMÉTICA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA
1 - Elenice de Souza Lodron Zuin - PUC-MG

2 - DAVID ANTONIO DA COSTA - UFSC

3 - DENISE MEDINA DE ALMEIDA FRANCA - UERJ
 
 
 






O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 - MEDIR... UMA NECESSIDADE. EXPERIÊNCIAS COM MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2 - O RELÓGIO MEDE O QUÊ? MEDIDA DE TEMPO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3 - MEDIDA DE CHANCE: RELAÇÕES ENTRE O PROCESSO DE MEDIR E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES
1 - REGINA CELIA GRANDO

2 - Simone Terezinha Ferrarezi

3 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS
 
 
 






PRÊMIO MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES 1 - CONHECENDO NOSSA TURMA

2 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

3 - MATEMÁTICA COMO DISCURSO - PERSPECTIVAS TEORICA E METODOLOGICA PARA O SEU ENSINO
1 - Andréia Silva Brito

2 - Célia Maria Carolino Pires & Edda Curi

3 - Ronaldo Barros Ripardo






PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO E A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA 1 - TEXTO 1: O CURRÍCULO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIO E A ELABORAÇÃO COLETIVA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

2 - TEXTO 2: A ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

3 - TEXTO 3: DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE DOCUMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
1 - Wanusa Rodrigues da Silva

2 - Kleber Silva

3 - Maria Helena Soares de Souza
 
 
 






REVISITANDO O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS DIMENSÕES CULTURAL, POLÍTICA E SOCIAL 1 - A CENTRALIDADE DA DIMENSÃO CULTURAL E O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA ESCOLAR

2 - O HISTÓRICO DE IMPLANTAÇÃO CURRICULAR NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE HABERMASIANA DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS

3 - DO CONTEXTO DO TEXTO OFICIAL AO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO A PARTIR DA ABORDAGEM DE STEPHEN BALL
1 - Elenilton Vieira Godoy

2 - DEISE APARECIDA PERALTA

3 - Sueli Fanizzi
 
 
 






TECNOLOGIAS DIGITAIS: CORPO, METÁFORAS E ARGUMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 1 - O QUE FAZER QUANDO OS DISPOSITIVOS MÓVEIS ENTRAM EM SALA DE AULA? ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

2 - A CORPOREIDADE E ARGUMENTAÇÃO, NA DISCUSSÃO DA REPRESENTAÇÃO MATEMÁTICA COM TIC

3 - COMUNICAÇÃO, APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA LINEAR E CORPO: REPENSANDO O DESIGN DE INTERFACES DIGITAIS A PARTIR DAS METÁFORAS
1 - Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ

2 - Nilce Fátima Scheffer

3 - Juliana Pereira Gonçalves de Andrade Araripe
 
 
 






UMA DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E O TEMA INTEGRADOR “CONSUMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA” E O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA 1 - UMA DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E O TEMA INTEGRADOR “CONSUMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA” E O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA

2 - O PROFESSOR E O LIVRO DIDÁTICO NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

3 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
1 - MARCO AURÉLIO KISTEMANN JUNIOR - UFJF

2 - CILEDA DE QUEIROZ E SILVA COUTINHO - PUC-SP

3 - Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa