Palestras

T?ULO DO TRABALHO NOME DO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA HOJE: PORQUE E COMO? Ubiratan D'ambrósio  
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: A PRESENÇA DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Maria Aparecida Viggiani Bicudo - UNESP  
A ESCOLA DIFERENTE: ASPECTOS DE UM PROJETO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA Antonio Vicente Marafioti Garnica  
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PESQUISA Maria Melena Camara Bastos  
A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS Nilson José Machado  
A PESQUISA DA PRÁTICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: REGISTRAR, NARRAR E COMPARTILHAR COM OS PARES Adair Mendes Nacarato  
A POLITICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA E PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA IRENE MAURICIO CAZORLA  
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, ALFABETISMO MATEMÁTICO E NUMERAMENTO: MATEMÁTICAS NA APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS LETRADAS MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA - UFMG  
ÁLGEBRA E SEU ENSINO: DANDO ECO ÀS MÚLTIPLAS “VOZES” DA EDUCAÇÃO BÁSICA Alessandro Jacques Ribeiro  
APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA ATRAVÉS DE TECNOLOGIA INFORMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR  
APRENDER MATEMÁTICA EM TEMPOS DE MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DE DESLOCAMENTOS EM DELEUZE E FOUCAULT. Alexandrina Monteiro  
AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS NO ENSINO BÁSICO: CONTRIBUIÇÕES NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA Sandra Maria Pinto Magina  
AVALIAÇÃO E PROCESSOS FORMATIVOS EM MATEMÁTICA Maria Isabel Ramalho Ortigao - UERJ  
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE MATEMÁTICA: PRESSUPOSTOS, PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E NOVA VERSÃO PRELIMINAR Ruy Cesar Pietropaolo  
BNCC: UM CAVALO DE TROIA E/OU UM TIRO NO PÉ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Antonio José Lopes - CEM  
CONSTRUÇÃO DE UMA SEMIOSFERA DA APRENDIZAGEM DO OLHAR EM GEOMETRIA NO INÍCIO DA ESCOLARIDADE Méricles Thadeu MOretti  
CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Izabel Augusta Hazin Pires - UFRN  
CURRÍCULOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMO DAR UM PASSO PARA ALÉM DA ESCOLA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES? Roberto Catelli Jr. • Andréia Lunkes Conrado
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS Mauricio Rosa - UFRGS  
DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Marilena Bittar  
DESCONSTRUINDO NARRATIVAS NORMALIZADORAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Renato Marcone - UNIFESP  
DISCUTINDO AS ABORDAGENS GLOBAL (ÉTICA), LOCAL (ÊMICA) E GLOCAL (DIALÓGICA) EM INVESTIGAÇÕES EM ETNOMODELAGEM Milton Rosa - UFOP  
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SOCIEDADE: CONEXÕES NECESSÁRIAS Gelsa Knijnik  
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Priscila Domingues de Azevedo Ramalho  
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM CAMPO DE ESTUDO EM CONSTRUÇÃO. Dario Fiorentini  
FASES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A REINVENÇÃO DA SALA DE AULA Marcelo de Carvalho Borba  
GAROTOS ESPERTOS, POUCOS ANOS DE VIDA FORA E DENTRO DE ESCOLA ... MUITOS APRENDIZADOS MATEMÁTICOS MAIS COMPLEXOS RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA  
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA NA ESCOLA WAGNER RODRIGUES VALENTE  
INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E PROFESSORES EM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Laura Magalhães Gomes  
INTERCONEXÕES DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NAS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS Saddo Ag Almouloud - PUC-SP  
INTERTEXTUALIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Arlete de Jesus Brito  
MATEMATIZAR A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Tarso Bonilha Mazzotti - UNESA  
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA  
O QUE UM PROFESSOR DEVE SABER PARA ENSINAR? REFLEXÕES SOBRE O ENSINO NOS ANOS INICIAIS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali  
PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRÁTICA E REFLEXÕES Jussara de Loiola Araújo  
PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS HISTÓRICAS COMO OBJETOS DE SIGNIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS IRAN ABREU MENDES  
PROBLEMATIZAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA REGINA CELIA GRANDO  
QUANTO DE INUSITADO GUARDA UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA? APRENDIZAGENS, PESQUISA E FORMAÇÃO Sônia Maria Clareto - UFJF  
RECURSO MULTIMÍDIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DA PRÁTICA DE PROFESSORES EM AULAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - UM CAMINHO PARA REFORMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Lourdes de la Rosa Onuchic  
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: OS DESAFIOS AGORA CABEM NO BOLSO, MAS SERÁ QUE APRENDIZADO CABERÁ NAS MÃOS? Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ  
TODOS JUNTOS E MISTURADOS: BUSCANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes  
UMA AGENDA CONTEMPORÂNEA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA Antonio Miguel  
UNA MIRADA SOBRE EL “FUNCIONAMIENTO” DE LOS MATERIALES CURRICULARES DEL ÁREA DE MATEMÁTICA Horacio Itzcovich