Autores

NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO VER ARQUIVO
Laerte Silva da Fonseca APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: REFLEXÕES À LUZ DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA
Laerte Silva da Fonseca O TEOREMA DE TALES SOB AS LENTES DA ENGENHARIA DIDÁTICA: EXAME DE INDICADORES DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Lahis Braga Souza UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CÔNICAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Lahis Braga Souza UM RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE COM O GEOGEBRA
Laiane Camões da Silva A PROPORCIONALIDADE NAS TOMADAS DE DECISÃO RELACIONADAS AO CONSUMO
LAIANE GONÇALVES DE LIMA - UPE ANÁLISE DO SENTIDO NUMÉRICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM/PE
LAIANE GONÇALVES DE LIMA - UPE JOGOS COM SUCATA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º E 7º ANO
Lailson dos Reis Pereira Lopes PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.
Laís Aparecida Romanello A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE NO ENSINO DE FUNÇÃO: A VISÃO DOS ALUNOS
Laís Aparecida Romanello O USO DE APLICATIVOS DO GOOGLE PLAY E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
LAÍS MARIA COSTA PIRES DE OLIVEIRA RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM UM PROBLEMA ENVOLVENDO RELAÇÕES DE PROPORCIONALIDADE: ASPECTOS EVIDENCIADOS NA COP-PAEM
Laís Thalita Bezerra dos Santos EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANALISANDO ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS
Laísa Maria Scapaticci “O PESO DA MOCHILA E SUAS CONSEQUÊNCIAS”: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA
Lara da Silva Cavalheiro O TRABALHO COM O EIXO GRANDEZAS E MEDIDAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: ALGUMAS POSSIBILIDADES
Larissa Ávila Santana PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
LARISSA BORGES DE SOUZA LIMA NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FEIRA DE SANTANA: 10 ANOS DE COLABORAÇÃO, PESQUISA, ESTUDOS E TROCAS
Larissa Console de Oliveira ÁREA: MEDIÇÃO, ESTIMATIVA E ARTE EM DIVERSOS ESPAÇOS DA ESCOLA
Larissa Corrêa REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE PRODUTOS NOTÁVEIS
Larissa Elfisia de Lima Santana UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Larissa Elfisia de Lima Santana SABERES DOCENTES SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LARISSA FERREIRA COELHO - PUC-SP UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE O VOCABULÁRIO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Larissa Gehrinh Borges APRENDIZAGEM SITUADA: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE SITUACIONAL
Larissa Pinca Sarro Gomes FORMAÇÃO COLABORATIVA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÃO DO 1ª GRAU
Larissa Pinca Sarro Gomes A HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA DE PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA RELACIONADA À PRODUÇÃO DE FONTES PARA COMPREENDER O PIBID
Larissa Ranyelly Branquinho Pereira DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS FUTUROS PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA NA UFOPA
Laudicéia Fortunato Gusmão A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
LAUDICENA MELLO FERRARI DE CASTRO UM RECORTE DO USO DE LINGUAGEM NA MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO COM SKOVSMOSE
Laura Marisa Carnielo Calejon O JOGO COLABORATIVO (CONTIG60) E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
Laura Marisa Carnielo Calejon CONCEPÇÕES DE TICS, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTIMA E PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD
Laura Marisa Carnielo Calejon A UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS MAIS ATRAENTE E EFICAZ
Laura Pippi Fraga PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: O CAMINHO METODOLÓGICO
Laura Pippi Fraga VIVÊNCIAS COM JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MEDIDA DE ÁREA
Laura Pippi Fraga APRENDER E ENSINAR SOBRE MEDIDA DE ÁREA: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INTERDISCIPLINAR – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Laura Rodrigues Xavier - UFSCAR EXPLORANDO O NOVO ENEM: ESCALA, COMPETÊNCIAS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Laurinda Graciele Alves Feitosa UMA DESCRIÇÃO SOBRE APLICAÇÕES DE JOGOS/RECURSOS APLICADOS POR BOLSISTAS DO PIBID EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Laurinda Graciele Alves Feitosa SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO: UM EXAME DA REVISTA A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900 – 1925)
Laurinda Ramalho de Almeida SENTIMENTOS EXPRESSOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: A AULA DE MATEMÁTICA EM FOCO
Lauro Chagas e Sá ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM UTILIZAÇÃO DE GEOPLANOS NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
Lauro Chagas e Sá INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: PLANEJAMENTO, REALIZAÇÃO E REFLEXÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA DE ENSINO MÉDIO
LAURO LOPES PEREIRA NETO JOGOS E BRINCADEIRAS: APRENDENDO MATEMÁTICA NA ALDEIA INDÍGENA
LAURO LOPES PEREIRA NETO UNIDADE DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO: METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM
Laynara dos Reis Santos Zontini O BICHO DE SETE CABEÇAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O PROFESSOR DOS ANOS INCIAIS E O MEDO DA MATEMÁTICA
Leandra Anversa Fioreze - UFRGS GEOMETRIA ESPACIAL E AS EMBALAGENS DE LEITE: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM NO ENSINO MÉDIO
Leandro Bordin A PRESENÇA DAS ETAPAS DE IDENTIFICAÇÃO, FISSURAÇÃO E SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FRAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO
Leandro de Oliveira Souza - UFU O ENSINO PRESENCIAL POR MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS
Leandro do Nascimento Diniz CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: A ORGANIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE RELACIONADA A UM TEMA DO COTIDIANO DOS ALUNOS
LEANDRO FREDERICO DA SILVA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
LEANDRO FREDERICO DA SILVA A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Leandro Josué de Souza UMA VERSÃO HERMENEUTICA DOS MANUSCRITOS ARITMÉTICOS DE PEIRCE
Leandro Mendonca do Nascimento - UNIRIO POSSÍVEIS CONFLITOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS UTILIZANDO O GEOGEBRA
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel MANOEL JAIRO BEZERRA E OS LIVROS DIDÁTICOS
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel ACERVO PESSOAL MANOEL JAIRO BEZERRA E A UNIVERSIDADE DE CULTURA POPULAR
Leandro Viana da Rosa - UFRGS RÉGUA E COMPASSO: O AUXÍLIO DOS JOGOS LÓGICOS NAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS
leandro vieira lima O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEMS/DOURADOS
LEANE OLIVEIRA DE CARVALHO PROCESSOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: FRAÇÕES E POTÊNCIAS
LEIDE MARIA LEÃO LOPES - UFAM JUJUBAS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLIEDROS
Leila Ines Pagliarini de Mello GEOMETRIA ESPACIAL E AS EMBALAGENS DE LEITE: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM NO ENSINO MÉDIO
Leila Kely dos Santos da Paz ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Leila Muniz Santos ANÁLISE DE AULA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE TAREFAS DESENVOLVIDAS EM UM GRUPO COLABORATIVO
Leila Muniz Santos TRIÂNGULOS - IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA
Leila Pessôa Da Costa AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, SUA RELAÇÃO COM OS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
LEILANE ARAUJO DOS SANTOS DEMONSTRAÇÕES POR REDUÇÃO AO ABSURDO NO VOLUME I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES
LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS DO LICENCIANDO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO
Lemerton Matos Nogueira ANÁLISE DE INVARIANTES OPERATÓRIOS DOS ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÕES DE PROBABILIDADE
Lenir Tomazeli O PLANEJAR COLETIVO NOS ENCONTROS DO PNAIC: MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGENS
Lenira Pereira da Silva EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A RELAÇÃO COM O SABER MATEMÁTICO NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DE GÊNERO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
Lennon de Aguilar Pereira O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lennon de Aguilar Pereira PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS?
Leo Akio Yokoyama HÁ INFINITOS MAIORES QUE OUTROS!
Leonarda Erineuda Alves UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE 6º ANO A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE CATEGORIAS DE DESEMPENHO E NÍVEIS PROFICIÊNCIA DO SPAECE
LEONARDO ALVES FERREIRA O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE RESULTADOS: AS INTERVENÇÕES DE UMA ESCOLA PARA MELHORAR O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA
LEONARDO CINÉSIO GOMES FIGURAS GEOMETRICAS ENCONTRADAS EM PINTURAS CORPORAIS DOS POVOS INDÍGENAS POTIGUARA DA PARAÍBA.
LEONARDO CINÉSIO GOMES EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO NORDESTE BRASILEIRO
Leonardo de Alcântara Moreira DISCUTINDO CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DOCENTES
Leonardo de Oliveira Pimpa da Silva CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA: A DIFICULDADE DOS EDUCANDOS NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Leonardo Donizette de Deus Menezes CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: (RE)SIGNIFICANDO O CONTEÚDO DA DIVISÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Leonardo Ferreira Soares CONTEXTUALIZANDO O ESTUDO DA FRAÇÃO PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL
Leonardo Ferreira Soares PROJETO RUMO AO ENEM 2015: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A ELEVAÇÃO DA MÉDIA EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ESTUDANTES DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB
Leonardo José da Silva TRABALHO GRUPAL NA EJA: CONSTRUINDO PONTES E FAZENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
leonardo lira de brito O USO DO TANGRAM COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS MATEMÁTICAS COM ALUNOS DO 6º ANO NO MUSEU VIVO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
leonardo lira de brito MODELOS DE ORÇAMENTOS FAMILIARES NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA
LEONARDO SEVERO O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA NOS AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Leonardo Silva Costa MALBA TAHAN EM SALA DE AULA: CONSTRUINDO DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Leonardo Sturion IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Leoni Malinoski Fillos ANÁLISE DOS TRABALHOS PRODUZIDOS NO PRIMEIRO CURSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES, REALIZADO EM GUARAPUAVA (PR) - 1983
Leoni Malinoski Fillos ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
LEONISIA BERTOLINA DA SILVA O TRABALHO COM A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS
LEONISIA BERTOLINA DA SILVA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DO ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS
Leticia Flor dos Santos - UEL APRENDENDO NÚMEROS INTEIROS COM JOGOS
Leticia Klein Parnoff ADIÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCOS FRACIONÁRIOS
Leticia Klein Parnoff CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Leticia Lopes Hespanhol A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA
Leticia Lopes Hespanhol A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA DAS FUNÇÕES NA SALA DE AULA
Leticia Pereira de Matos UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS UTILIZANDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE OS NÚMEROS IRRACIONAIS.
Letícia Ribeiro Lyra A PRESENÇA DAS ETAPAS DE IDENTIFICAÇÃO, FISSURAÇÃO E SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FRAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO
Leugim Corteze Romio - UNIPAMPA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS
Leugim Corteze Romio - UNIPAMPA GEOMETRIA ESPACIAL: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
LEZI APARECIDA DA SILVA EXPECTATIVAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Liana Krakecker VALIDAÇÃO DE CONJECTURAS POR ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Liane Teresinha Wendling Roos EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO: É POSSÌVEL?
Lícia de Souza Leão Maia REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Liciara Daiane Zwan A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O CONTEXTO TECNOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LOUSA DIGITAL
Liciara Daiane Zwan OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Lidia Ariela de Melo Lopes A PROVA DOS NOVE: HISTÓRIA E APLICABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E NO COMÉRCIO
LIDIA SILVA LACERDA DA ROSA UM RECORTE DO USO DE LINGUAGEM NA MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO COM SKOVSMOSE
Lidiane Maciel Pereira SOFTWARE GEOGEBRA: VÍDEOS TUTORIAIS EM PROL DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO
Lidiane Pereira de Carvalho PROTAGONISMO JUVENIL: UMA VIVÊNCIA DA ESCOLA PARTICIPATIVA
Lidiane Pereira de Carvalho TEOREMA DE PITÁGORAS E AS ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES
Lidiane Schimitz Lopes ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Lidiane Tania Ronsoni Maier - UFFS HISTÓRIAS DE VIDA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO
Liege Priscila de Medeiros - UFRN UM OLHAR PARA O CURSO DE TREINAMENTO DE PROFESSORES LEIGOS EM CAICÓ/RN (1963 A 1965)
Ligia Arantes Sad HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO: REALCES EM PESQUISAS BRASILEIRAS
Ligia Arantes Sad EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, INTERDISCIPLINARIDADE E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: ENTRELAÇOS POSSÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Lilia de Souza Octávio PROCEDIMENTOS DE UMA PESQUISA: A MATEMOTECA NA ESCOLA PÚBLICA
Lilian Akemi Kato ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES MATEMÁTICAS A PARTIR DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM)
LILIAN ARAGÃO DA SILVA TAREFAS EXPLORATÓRIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Lilian Aurea Rodrigues ACERVO PESSOAL MANOEL JAIRO BEZERRA E A UNIVERSIDADE DE CULTURA POPULAR
LILIAN BRAZILE TRINDADE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO
Lilian de Souza ANÁLISE DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE FUNÇÃO AFIM NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Lílian Gleisia Alves dos Santos A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Lílian Gleisia Alves dos Santos JOGOS NO ENSINO DE PROBABILIDADE E ANÁLISE COMBINATÓRIA: RELATO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO
Lilian Lorenzato Rodriguez LABORATÓRIO MULTILINGUAGENS DA UFPEL – UMA EXPERIÊNCIA INTERLIGANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Lilian Meyre Costa de Souza - UFF A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
LILIAN NASSER FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?
LILIAN NASSER ÊNFASE NAS PESQUISAS ENVOLVENDO O CÁLCULO
LILIAN NASSER ADAPTAÇÃO DA TEORIA DE VAN HIELE PARA O TÓPICO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO
Lilian Yuli Isoda PROJETOS DE ENSINO: MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA
Liliana Quintero López - UFABC QUAL A CONCEPÇÃO DE MEDIDA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Liliana Quintero López - UFABC A INTERFACE DA GEOMETRIA PLANA À ESPACIAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS TRIÂNGULOS E DOS SÓLIDOS DE PLATÃO
Liliane de Oliveira Souza FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA PELA ELABORAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM CONTEXTUAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN INVESTIGAÇÕES SOBRE A LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UFRN
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN UM OLHAR PARA O CURSO DE MATEMÁTICA/EAD DA UFERSA EM GROSSOS/RN (2011 A 2015)
Liliane Martinez Antonow O ENSINO DE FRAÇÕES PARA EDUCANDOS CEGOS
Liliane Nicola A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA DAS FUNÇÕES NA SALA DE AULA
Liliane Nicola A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA
Liliane Xavier Neves UMA ANÁLISE DE EVENTOS CRÍTICOS NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE PROBLEMAS DE GEOMETRIA ANALÍTICA
Liliany Aparecida Franco Marciano O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: ANÁLISE E REFLEXÃO DA PRÁTICA COMO EIXO NORTEADOR DA AÇÃO PEDAGÓGICA
Linimar Aguiar Fernandes PROPOSTA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES EM ESPAÇOS PRISIONAIS
Línlya Sachs DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Línlya Sachs RELAÇÕES ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA DO PARANÁ
Línlya Sachs ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA BUSCA POR RELAÇÕES
Lisandro Bitencourt Machado APRENDENDO ESTATÍSTICA COM O SOFTWARE R
Lisete de Souza Barreto UNIVERSIDADE E ESCOLA: UM TRABALHO ENVOLVENDO O SIGNIFICADO DE QUOCIENTE DOS NÚMEROS RACIONAIS NO 4º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lissa Nareli dos Reis Portela O ÁBACO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UM CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA
Lívia Azelman de Faria Abreu A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA NO IFF – CAMPOS CENTRO
LÍVIA DE OLIVEIRA VASCONCELOS OBSTÁCULOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O CONCEITO DE FUNÇÃO NAS PESQUISAS DO ENEM (1987-2013)
LÍVIA DE OLIVEIRA VASCONCELOS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA À APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DE ENSINO
Lívia Silva Oliveira Santos OFICINA DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COM PROFESSORES: PROBLEMATIZANDO O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
Lizandra Monteiro de Souza MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA RÉGUA TRIGONOMÉTRICA
Lizandra Monteiro de Souza ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE NOTÍCIAS VINCULADAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
LORENA CAROLINA ROSA BIFFI UM ESTUDO/CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO EIXO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO XI ENEM
Lourdes de la Rosa Onuchic RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SIGNOS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS
Lourdes de la Rosa Onuchic BUSCANDO PRINCÍPIOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA SIGNOS PRODUZIDOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA E O CONHECIMENTO DOS ALUNOS
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA MODELOS MATEMÁTICOS E LINGUAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA A LINGUAGEM MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
LOURIMARA FARIAS BARROS ALVES O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: VIVENCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES
Luan de Souza Bezerra O TANGRAM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ABSTRAÇÃO E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS DE ÁREA E PERÍMETRO
Luan Martins de Oliveira O ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DO JOGO BANCO IMOBILIÁRIO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TURMAS DE 6º E 7º ANOS
Luana Cardoso da Silva RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA FINAL SOBRE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luana Cerqueira de Almeida COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA: UMA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA
Luana Cerqueira de Almeida ÁREA DE UMA FIGURA RETANGULAR: ESTRATÉGIAS PARA O SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Luana Cerqueira de Almeida ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA POR MEIO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Luana Giuliani Losekann - UFSM MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: JOGOS ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luana Giuliani Losekann - UFSM A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Luana Leal Alves CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Luana Leal Alves ADIÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCOS FRACIONÁRIOS
Luana Oliveira Moreira de Jesus MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA RÉGUA TRIGONOMÉTRICA
Luana Pereira Villa Real - UNIFRA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR MEDIADA POR TECNLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Luana Vieira Ramalho TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luani Griggio Langwinski CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Antonio Mendes de Lima O COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARAENSE
Lucas Antonio Mendes de Lima NÚMEROS RACIONAIS: UMA ABORDAGEM COM ENFOQUE NA ANÁLISE DOS ERROS
Lucas Aparecido de Castro Oliveira - UFU CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: (RE)SIGNIFICANDO O CONTEÚDO DA DIVISÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Lucas Batista Paixao Ferreira TORRE DE HANÓI: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Lucas Cristóvam Lemos MATEMÁTICA E ENSINO INDÍGENA: UM ELO DE PLURALIDADES
Lucas da Silva Moreira A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PELA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Lucas Dechem Calanca UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE
Lucas Dechem Calanca O ENSINO DA TEORIA DE FUNÇÕES POR MEIO DA DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA - PUC-SP A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Lucas dos Santos Araujo A FRAÇÃO REPRESENTADA COMO MEDIDA DE COMPRIMENTO DE RETA
Lucas dos Santos Araujo UMA BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA: PLATÃO E OS POLIEDROS PLATONICOS
Lucas Ferreira Gomes - UTFPR EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
Lucas Ferreira Gomes - UTFPR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM ALGUNS PERIÓDICOS NACIONAIS NA ÚLTIMA DÉCADA
Lucas Freitas de Oliveira ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Lucas Gabriel Seibert ALIENÍGENAS, MONSTROS E GUETOS: REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA UTILIZADA EM LEAGUE OF LEGENDS
Lucas Israel Barbiere da Silva CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA: A DIFICULDADE DOS EDUCANDOS NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Lucas Noronha de Oliveira O JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
Lucas Omar Lodi CLUBE DA MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE DO PET INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
Lucas Paulino Silva O TEOREMA DE PITÁGORAS, UMA VALIDAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE MANIPULÁVEIS
LUCAS PENTEADO MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESPIRAL DE ERVAS
Lucas Rafael Pereira Silva - UFU CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO GEOGEBRA: UMA PROPOSTA À LUZ DA FORMAÇÃO CONCEITUAL E DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
LUCAS SILVA DE FREITAS - UEMS UMA EXPERIÊNCIA COM CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO PIBID/MATEMÁTICA EM 8° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LUCAS SILVA DE FREITAS - UEMS O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEMS/DOURADOS
Lucas Viana da Silva PROBLEMATIZANDO COM O CÓDIGO DE BARRAS NUMA PERSPECTIVA DE PRÁTICA INDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA
Lucas Viana da Silva ESTUDO DAS FUNÇÕES SENO, COSSENO E TANGENTE UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA: VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
Lucelma Pereira de Carvalho PROTAGONISMO JUVENIL: UMA VIVÊNCIA DA ESCOLA PARTICIPATIVA
Lucenildo Elias da Silva - UFMT A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS – MT
Luci Fátima Montezuma - UFSCAR OS IMPACTOS DE PROGRAMAS DE GOVERNO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi O CURSO DE MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM DESTAQUE
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE INOVAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS?
Lúcia de Fátima Araújo PROMOVENDO ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
Lúcia de Fátima Araújo APRENDENDO DE FORMA LÚDICA AS UNIDADES DE MEDIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID – PEDAGOGIA (UFRPE)
Lucia Maria Aversa Villela - USS A EVOLUÇÃO DOS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS AO LONGO DA HISTÓRIA.
lucia menoncini A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA MATEMÁTICA À LUZ DA PERSPECTIVA DOS PARADIGMAS KUHNIANOS
lucia menoncini A PRESENÇA DAS ETAPAS DE IDENTIFICAÇÃO, FISSURAÇÃO E SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FRAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO
Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS – MT
LUCIANA DE JESUS LEMOS ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: DESAFIOS DE EDUCADORES E NECESSIDADES DOS EDUCANDOS
Luciana Dutra Pereira MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 1)
Luciana Dutra Pereira MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 2)
luciana ferreira dos santos SIMETRIA NA ARTE, ARTE NA SIMETRIA: UMA DISCUSSÃO HISTÓRICA E CONCEITUAL
luciana ferreira dos santos CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO
Luciana Figueiredo Lacanallo O JOGO DE BOLICHE NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: REPENSANDO A CONCEPÇÃO DE JOGOS E MATEMÁTICA
Luciana Figueiredo Lacanallo PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM O JOGO
Luciana Henrique Balzana Consentino A INVESTIGAÇÃO TECNOLÓGICA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luciana Maria de Souza Macêdo APLICAÇÕES DE MÉTODOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO MOLDE DA SAIA GODÊ
Luciana Maria Fialho Senosien ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS E MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CURSOS DE LICENCIATURA: DESAFIOS E COMPETÊNCIAS RELACIONADOS À CARREIRA DOCENTE
Luciana Maria Lima da Silva O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luciana Maria Lima da Silva PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS?
Luciana Miyuki Sado Utsumi - UMESP UM ESTUDO SOBRE OS SABERES FORMATIVOS DO FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA
Luciana Parente Rocha A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Luciana Schreiner de Oliveira SKATE DE DEDO E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Luciana Schreiner de Oliveira PROJETO "GEOMETRIA DOS MOSAICOS": A ARTE NA MATEMÁTICA
Luciana Schwengber MATEMÁTICA BÁSICA COMO ACONTECIMENTO NO CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS, ADMINISTRADORES E CONTADORES CONTÁBEIS
LUCIANA SILVA DOS SANTOS SOUZA OS MODOS DE RELAÇÃO AO SABER DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LUCIANA SILVA DOS SANTOS SOUZA REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA RELAÇÃO AO SABER MATEMÁTICO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
LUCIANA TROCA DANTAS UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LUCIANA TROCA DANTAS EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DA INCLUSÃO
LUCIANA VIEIRA ANDRADE - UFRN UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DO CONCEITO DE FUNÇÃO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE YOUSCHKEVITCH E EULER
LUCIANE DE CASTRO QUINTILIANO RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS ENVOLVENDO CONCEITOS ALGÉBRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - PROJETO PILOTO
Luciane de Fatima Bertini - UNIFESP OS PROBLEMAS NA ‘SERIE GRADUADA DE MATHEMATICA ELEMENTAR’ DE RENÉ BARRETO
Luciane de Fatima Bertini - UNIFESP ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES II
Luciane de Souza Velasque - UNIRIO ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA OS ANOS INICIAIS E FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA E O PROGRAMA COMPUTACIONAL R
Luciane Ferreira Mocrosky O BICHO DE SETE CABEÇAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O PROFESSOR DOS ANOS INCIAIS E O MEDO DA MATEMÁTICA
Luciane Ferreira Mocrosky PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: QUAL A SUA FORMA EM AÇÃO?
Luciane Nunes Ribeiro ALICE NO PAÍS DA MATEMÁGICA: O TEATRO NO ENSINO DAS EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU
Luciano Andreatta Carvalho da Costa APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA ESPACIAL E EM GEOMETRIA ANALÍTICA COM O USO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS GRUPOS OPERATIVOS
Luciano de Melo Silva O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COM GUI E AUI NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA – ESTUDO DE CASO
LUCIANO DE OLIVEIRA A PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: UMA EXPERIÊNCIA ARTICULANDO METODOLOGIAS DO ENSINO E MATEMÁTICA DISCRETA
Luciano Duarte da Silva DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO
Luciano Duarte da Silva TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL
Luciano Feliciano de Lima CONVERSAS SOBRE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS
Luciano Feliciano de Lima ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM POLINÔMIOS
Luciano Ferreira ESTUDO DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO ESPECÍFICO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
Luciano Ferreira UMA HISTÓRIA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
Luciano Ferreira PRIMEIRO ANO DO CURSO DE LICENCIATURA MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS, DESEJOS E PERMANÊNCIA.
Luciano Lessa Lorenzoni AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISES E DISCUSSÃO DE RESULTADOS
Luciano Lessa Lorenzoni PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O CONTEÚDO DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
LUCIANO PEREIRA DA SILVA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DA MIND LAB NAS FORMAÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE
Luciano Roberto Padilha de Andrade CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: COMO OS ALUNOS ESTÃO INICIANDO ESSA DISCIPLINA NO CURSO DE ENGENHARIA?
Luciano Sant Ana Agne EDUCAR PELA PESQUISA: O CASO DAS PEQUENAS PROFESSORAS
Luciano Soares Gabriel O REINO DOS QUADRILATEROS NOTÁVEIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO LUDICIDADE, LEITURA E JOGO
Luciano Vianna Félix ATIVIDADES DE TUTORIA: UMA ALTERNATIVA AO FRACASSO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Lucieli Maria Trivizoli UM ESTUDO/CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO EIXO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO XI ENEM
Lucieli Maria Trivizoli A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1960: O CONTEXTO PARA A CRIAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA NA UEM
Lucieli Maria Trivizoli HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
Luciene dos Santos - UFS FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Lucilene Lusia Adorno de Oliveira RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS OU AUTORIA DE SITUAÇÕES PROBLEMA?
Lucilia Batista Dantas Pereira O USO DO COMPUTADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA
Lucilia Batista Dantas Pereira JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA: EFICIÊNCIA E APLICABILIDADE DO JOGO TRANSAÇÕES FINANCEIRAS
Lucilia Batista Dantas Pereira JOGO BANCO DAS FUNÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Lucinéia Candido Gonçalves RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: "O MÁGICO MATEMÁTICO"
Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANCORADA NA PRÁTICA E APOIADA NO MENTORING
LUDIANE FELIX BERTO TENSIONAMENTOS EM MULTIPLICIDADE: A LINGUAGEM MIDIÁTICA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA
Ludmila Ariel Torquato EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PROJETO TUTORES PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA
Ludmila Maccali INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: ATIVIDADES ENVOLVENDO CONCEPÇÕES ALGÉBRICAS
Luís da Silva Campos PRINCIPAIS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DAS PROPOSTAS CURRICULARES DO ESTADO E DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
LUISA RODRIGUEZ DOERING A ÁREA VIA COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
Luiz Augusto de Souza Conceição A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE BANANAL/SP
Luiz Augusto Richit - UFFS ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARITMÉTICA: REFLEXÕES COM BASE NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Luiz Carlos Leal Junior RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SIGNOS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS
Luiz Carlos Leal Junior UMA EXPERIÊNCIA COM O CÁLCULO INTEGRAL EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO DE APRENDIZAGEM
Luiz Carlos Pais TRAÇOS HISTÓRICOS DA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR: O ESTUDO DE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS NO LIVRO DIDÁTICO ARITHMETICA ELEMENTAR ILLUSTRADA (1879-1960)
Luiz Carlos Pais UM OLHAR SOBRE A ESCRITA DO AUTOR EDUARDO DE SÁ PEREIRA DE CASTRO NO LIVRO EXPLICADOR DE ARITHMETICA SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA CULTURAL CRÍTICA
Luiz Cláudio Benevenuti O USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Luiz Felipe Araujo Mod O GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO DE TEOREMAS DE REGIOMONTANUS
Luiz Fernando Carvalho O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS
Luiz Fernando Carvalho INTRODUÇÃO ÀS FUNÇÕES EXPONENCIAIS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NA SALA DE AULA
Luiz Fernando Rodrigues O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA VISÃO DOS AUTORES, DOS PROFESSORES SUPERVISORES E DOS LICENCIANDOS
Luiz Fernando Rodrigues Pires UMA NOVA TÉCNICA DE FAZER OPERAÇÕES MATEMÁTICAS POR MEIO DE MÁQUINAS: O QUE OS PROFESSORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PENSAM SOBRE ISSO?
Luiz Gonzaga Alves da Cunha ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES POR MEIO DE DERIVADAS NO AMBIENTE WEB 2.0: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA E DINÂMICA
Luiz Márcio Santos Farias - UFBA A INTEGRAÇÃO DA CALCULADORA PARA O ENSINO DE POTÊNCIA: UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Luiz Márcio Santos Farias - UFBA IMPLICAÇÕES DA CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RAZÃO DE SER DA ATIVIDADE MATEMÁTICA
Luiza Batista Borges JOGOS MATEMÁTICOS: REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID
Luiza Harab da Silva Rosa O LÚDICO INVADE A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA COM OS JOGOS DO GEMAT – UERJ
Luiza Vasconcelos Coimbra - UFF ATIVIDADES DINÂMICAS E INTERATIVAS PARA O ENSINO DE SIMETRIA
Luiza Vasconcelos Coimbra - UFF A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Luize Ariene Alves de Vasconcelos REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO A PARTIR DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
Luzia Aparecida de Souza A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO NA PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM REGIME MODULAR EM CAMPO GRANDE/MS
Luzia Aparecida de Souza UM MANUAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES E SUA PERSPECTIVA SOBRE COMO ENSINAR
Luzia Batista de Oliveira Silva NARRANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE MEDIDAS, PLANTA E ESCALA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luzia Maya Kikuchi CONCEPÇÕES DE ERRO E CONTRATO DIDÁTICO NA ESCOLA: EM QUE A TEORIA E A TECNOLOGIA PODEM AJUDAR?
Luzia Queiroz Hippolyto - UFC A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: AVANÇOS OU RETROCESSOS ?
Luzia Queiroz Hippolyto - UFC UMA OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS DE MATEMÁTICA PARA UMA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA
Luzinete de Oliveira Mendonça - UNICSUL OS RECURSOS MULTIMÍDIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Luzinete de Oliveira Mendonça - UNICSUL O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
Luzitânia Dall\\\'Agnol RELAÇÃO DO CONHECIMENTO FORMAL E INFORMAL: VALORIZANDO A ETNOMATEMÁTICA
Luzitânia Dall\\\'Agnol MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O TEMA “DENGUE”
L’nio Fernandes Levy - UFPA RELAÇÕES ENTRE A FILOSOFIA DEWEYANA E O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS
L’nio Fernandes Levy - UFPA AULAS DE MATEMÁTICA E DIVERSIDADE ETÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
L’nio Fernandes Levy - UFPA DO CÁLCULO MENTAL À DIAGNOSE CULTURAL; DA DIAGNOSE CULTURAL AO APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM