Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Jose Aurimar dos Santos Angelim UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS PESQUISAS BRASILEIRAS  
Fernando Batista UM OLHAR SOBRE A ESCRITA DO AUTOR EDUARDO DE SÁ PEREIRA DE CASTRO NO LIVRO EXPLICADOR DE ARITHMETICA SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA CULTURAL CRÍTICA • Luiz Carlos Pais
Eliete Grasiela Both UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA MATOGROSSENSE • Bruna Camila Both
MAYCON DOUGLAS FERREIRA - UFMS UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/MATEMÁTICA  
Francisco das Chagas dos Santos Moura UM OLHAR SOBRE OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS CAJAZEIRAS • Felinto Antonio Furtado Neto
• Francisco Aureliano Vidal
Eliane Maria de Oliveira Araman UM PANORAMA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PARANÁ POR MEIO DA ANÁLISE DOS ANAIS DO XII E XIII EPREM • Rebeca Rúbia Honório Pinafo
• Débora Cristina Tamagnoni
LARISSA FERREIRA COELHO - PUC-SP UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE O VOCABULÁRIO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Maria José Ferreira da Silva
JOSÉ VILANI DE FARIAS UM PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO DO PROFMAT  
VERA MÔNICA RIBEIRO UM PROCESSO FORMATIVO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AVALIAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA REFLEXÕES • Rosangela de Souza Jorge Ando
Jean Sebastian Toillier - UNIOESTE-PR UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: ALGUMAS ANÁLISES DE SUA TRAJETÓRIA • Dulcyene Maria Ribeiro - UNIOESTE-PR
SANDRO FÉLIX DE ALMEIDA UM RECORTE DO USO DE LINGUAGEM NA MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO COM SKOVSMOSE • LAUDICENA MELLO FERRARI DE CASTRO
• LIDIA SILVA LACERDA DA ROSA
Marcio Vieira Almeida - PUC-SP UM RECURSO PARA O ENSINO DA DIFERENCIABILIDADE • Sonia Barbosa Camargo Igliori
Francisco do Nascimento Lima UM RESGATE AOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PARADIDÁTICOS E MAPAS CONCEITUAIS • Cristiane Carvalho Bezerra de Lima
• JUAN CARLO DA CRUZ SILVA
DANIELE DE AQUINO GOMES UMA ABORDAGEM DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO NA DÉCADA DE 1960 • Antonio Henrique Pinto
Eduardo Freitas ALVES UMA ABORDAGEM HISTORICA DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU • Bianca Brenda Lopes Machado
Larissa Elfisia de Lima Santana UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL • SILVANA HOLANDA DA SILVA - UECE
• Francisca Wellingda Leal da Silva - UECE
• Rayssa Melo de Oliveira
• MARCILIA CHAGAS BARRETO - UECE
Ailton Paulo de Oliveira Júnior UMA ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA DE ALUNOS DO 5 E 6 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTIMÉTIVOS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS • Roberta Costa
• GESSICA RODRIGUES DA SILVA
• Danielle Fátima Silva de Jesus
ADRIELE CAROLINI WAIDEMAN UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM • Fábio Alexandre Borges
Emerson da Silva Ribeiro - UNIR UMA ANÁLISE DAS TESES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS DEFENDIDAS NO BRASIL NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI  
ELIZA MARIA BAPTISTELLA LIMA UMA ANÁLISE DE EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE GEOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA  
Liliane Xavier Neves UMA ANÁLISE DE EVENTOS CRÍTICOS NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE PROBLEMAS DE GEOMETRIA ANALÍTICA • Bárbara Cunha Fontes - UNESP - RIO CLARO
Renato Mendes Mineiro - PUC-SP UMA ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE CONGRUÊNCIA E DE NÃO CONGRUÊNCIA EM UMA ATIVIDADE DE REPRESENTAÇÃO DE CIRCUNFERÊNCIAS  
ZULEIDE FERREIRA DE SOUSA UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS EM AULAS DE GEOMETRIA  
JUSSUEL CORREIA DA SILVA UMA ANÁLISE DOS ITENS QUE ENVOLVEM GRÁFICOS OU TABELAS NAS PROVAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) DE 2009 A 2014 • FERNANDA ANDREA FERNANDES SILVA - UFRPE
Maxlei Vinícius Cândido de Freitas UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO ENSINO DE VOLUME DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO  
Jessica Lopes da Silva UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA • Felipe Antonio Moura Miranda
• MAURÍCIO DE MORAES FONTES
LUCIANA VIEIRA ANDRADE - UFRN UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DO CONCEITO DE FUNÇÃO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE YOUSCHKEVITCH E EULER • GISELLE COSTA DE SOUSA - UFRN
KAMILA SOUZA DOS SANTOS UMA BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA: PLATÃO E OS POLIEDROS PLATONICOS • Lucas dos Santos Araujo
BRUNNA SORDI STOCK UMA COLABORAÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS  
Francisco Pereira dos Santos UMA DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS DE ENSINO NA DISCIPLINA “METODOLOGIA DA MATEMÁTICA” DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BOA VISTA - RORAIMA • José Ivanildo de Lima
Adriana de Bortoli UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS ANALÍTICO E SINTÉTICO NO ENSINO SECUNDÁRIO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO SÉCULO XX A PARTIR DO EXAME DE LIVROS DIDÁTICOS DE ANDRÉ PEREZ Y MARIN • Marcos Vieira Teixeira
JOSÉ MILTON LOPES PINHEIRO UMA EXPERIÊNCIA COM O CÁLCULO INTEGRAL EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO DE APRENDIZAGEM • Luiz Carlos Leal Junior
JORGE LUIZ DIAS DE FRIAS UMA FERRAMENTA PARA A OBTENÇÃO E ANÁLISE DE DADOS DO ENEM.  
Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF UMA HERMENÊUTICA DO TEXTO ETNOMATEMÁTICO D’AMBROSIANO  
Alan Marcos Silva de Rezende UMA HISTÓRIA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (UFS, 1990-2010) • Jefferson dos Santos Ferreira
• SHIRLEI SOUZA PASSOS
• Ivanete Batista dos Santos
Clarice de Almeida Miranda UMA HISTÓRIA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO • Talita Secorun dos Santos
• Luciano Ferreira
Josefa Dielle Nunes da Silva UMA INVESTIGAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 7º ANO A RESPEITO DE COMO OS AUTORES SUGEREM E UTILIZAM JOGOS PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS • Daiane de Santana Santos
• JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS
Janayna Bispo Santana UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ALUNOS DO 8° ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU AO RESOLVEREM PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM E SEM O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS • Rafaela Nunes Barreto - UFS
• Ivanete Batista dos Santos
Daiane de Santana Santos UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PRESCRIÇÕES E OS USOS QUE OS AUTORES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO FAZEM SOBRE O CONTEÚDO TRIGONOMETRIA • Josefa Dielle Nunes da Silva
Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier UMA LEITURA (POSSÍVEL) DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAL À DOCÊNCIA (PIBID)  
Mônica Menezes de Souza UMA LENTE PARA LER AS TRAMAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTADAS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM) • Edilene Simões Costa dos Santos
• Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho
• Carmyra Oliveira Batista - UCB
Luiz Fernando Rodrigues Pires UMA NOVA TÉCNICA DE FAZER OPERAÇÕES MATEMÁTICAS POR MEIO DE MÁQUINAS: O QUE OS PROFESSORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PENSAM SOBRE ISSO? • Marco Antônio Escher
Angélica Heineck - UFFS UMA PESQUISA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA: O ESTUDO EXPLORATÓRIO DO BARICENTRO  
José Erildo Lopes Júnior UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FRAÇÕES, NA EJA, EM DIÁLOGO COM A ETNOMATEMÁTICA E AS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO • wagner ahmad auarek
Pedro Luis Almeida de Oliveira Costa UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADA EM ABP E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, COM FOCO NO DESASTRE DE MARIANA-MG • Juliano Schimiguel
ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO USO DO AMBIENTE COMPUTACIONAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA SEQUÊNCIA FEDATHI • Virlane Nogueira Melo Pedrosa
• Adriana Ferreira Mendonça - UFC
DANILO AUGUSTO FERREIRA DE JESUZ UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO TEOREMA DE BAYES NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS • JULIO CEZAR RODRIGUES DE OLIVEIRA - UEL
• Emerson Tortola
Gláucia Marise Scortegagna UMA PROPOSTA PARA TORNAR SIGNIFICATIVA A APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA ANALÍTICA • ELISANGELA DOS SANTOS MEZA
Adriano Fonseca UMA REFLEXÃO DESCONSTRUTIVA SOBRE OS USOS DOS TERMOS CONHECIMENTO E CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO NUMA PESQUISA ETNOMATEMÁTICA  
ADAN SANTOS MARTENS UMA REVISÃO SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Tiago Emanuel Klüber
Gilberto Cunha de Araújo Júnior UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA • Francisco de Assis Bandeira - UFRN
Leandro Josué de Souza UMA VERSÃO HERMENEUTICA DOS MANUSCRITOS ARITMÉTICOS DE PEIRCE • MARIA EDNÉIA MARTINS SALANDIM
GISELLE COSTA DE SOUSA - UFRN USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: ALIANÇAS POSSÍVEIS E POTENCIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA  
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra USOS E SIGNIFICADOS DE MATEMÁTICA EM PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DA TERAPIA WITTGENSTEINIANA • Denison Roberto Braña Bezerra
Alessandro Gonçalves UTILIZAÇÃO DE QUESTÕES DO SARESP PARA COMO METODOLOGIA DE ANÁLISE DE ERROS • Barbara Lutaif Bianchini - PUC-SP
Rogeria Teixeira Urzêdo Queiroz UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA A VERIFICAÇÃO DA DERIVADA DE ALGUMAS FUNÇÕES DE RELATIVA COMPLEXIDADE DE DEMONSTRAÇÃO • Rhelman Rossano Urzêdo Queiroz
Charles Bruno da Silva Melo UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA • Eleni Bisognin - UNIFRA
CLÁUDIO CRISTIANO LIELL UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM TEMAS AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA • Arno Bayer - ULBRA
Liana Krakecker VALIDAÇÃO DE CONJECTURAS POR ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL • José Luiz Magalhães de Freitas
Celma Bento Moreira VER, OUVIR, TOCAR... SENTIR E EXPRESSAR: DESENHO DE TAREFAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL • Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão