Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Gilberto Januario A RELAÇÃO PROFESSOR-CURRÍCULO E OS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA • Kátia Cristina Lima Santana
• Célia Maria Carolino Pires
Roselene Alves Amâncio A RESIDÊNCIA DOCENTE E A EXPERIÊNCIA COLETIVA NA ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DE ATIVIDADES QUE UTILIZAM O GEOGEBRA  
Neila Tonin Agranionih A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR • Vanessa Grebogi - UFPR
Magnus Cesar Ody A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS ADITIVAS E MULTIPLICATIVAS • Nathalia Fernanda Morais
• ZENAR PEDRO SCHEIN
Andresa Maria Justulin A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TRÊS CONTEXTOS – PESQUISA, DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVROS DIDÁTICOS • ROSILDA DOS SANTOS MORAIS
Ronaldo Fernandes Roque A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES VIRTUAIS E A MOBILIZAÇÃO DO ALUNO  
lucia menoncini A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA MATEMÁTICA À LUZ DA PERSPECTIVA DOS PARADIGMAS KUHNIANOS  
Vaquírio Firmino da Silva A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DA ÁLGEBRA ELEMENTAR: UMA INVESTIGAÇÃO DOS SABERES E PRÁTICAS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE 7º E 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Gilberto Francisco Alves de Melo
ANA PAULA GONÇALVES PITA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO NA EJA: DO RASCUNHO AO CONVENCIMENTO. • Rosana Nogueira de Lima
Andreia Fernandes de Souza - UNIFESP A REVISTA “A ESCHOLA PUBLICA” COMO CAIXA DE UTENSÍLIOS: ORIENTAÇÕES PARA AS AULAS DE ARITMÉTICA  
Francisca Claudia Fernandes Fontenele A SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA SUPERIOR: CAMINHOS PERCORRIDOS E INVESTIGAÇÕES FUTURAS • Hermínio Borges Neto - UFC
• ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC
• Virlane Nogueira Melo Pedrosa
Ana Maria Silva Guedes - UECE A SITUAÇÃO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES CEARENSES, CONFORME A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA • Mirla Braz Braga - UECE
Arno Bayer - ULBRA A TABUADA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX • Malcus Cassiano Kuhn
José Edeson de Melo Siqueira A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO • Franck Bellemain
Marina Oliveira Tavares - UECE A UBP E SUA INSERÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA INICIAL A PARTIR DA OBRA MATEMÁTICA LÚDICA  
Marinéia dos Santos Silva A ÚLTIMA POLÍTICA PAULISTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SECUNDÁRIO: OS CENTROS ESPECÍFICOS DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA O MAGISTÉRIO (CEFAM) NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP) • Heloisa da Silva
Analice de Lima e Silva Ferraz A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DA MICRORREGIÃO DO LITORAL NORTE - PB • JUSSARA PATRÍCIA ANDRADE ALVES PAIVA
manuel amancio da silva A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO PI: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS • Graciana Ferreira Dias
Luiz Augusto de Souza Conceição A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE BANANAL/SP • RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ
Sabrina Battisti A UTILIZAÇÃO DE TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE ERECHIM-RS: UM DIAGNÓSTICO • Nilce Fátima Scheffer
SHEILA ALINE DOS SANTOS SILVA MARQUES A UTILIZAÇÃO DE UM PCOC MATERIALIZADO NA IMPRESSORA 3D PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS DUPLAS  
Cleia Alves Nogueira A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR PARA O ENSINO DA GEOMETRIA: REFLEXÕES DE PROFESSORES  
Hércules Nascimento Silva A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA RECONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES DO IMAGICIEL • Celina Abar - PUC-SP
IRLENE SILVA DE ALMEIDA A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA • JOALDO SILVA DOS SANTOS
• washington santos carneiro
Laís Aparecida Romanello A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE NO ENSINO DE FUNÇÃO: A VISÃO DOS ALUNOS • Marcus Vinicius Maltempi
Alan de Santana Brito A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL  
PRISCILA FERREIRA DE LIMA A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DE AULAS DE MATEMÁTICA • Rosinalda Aurora de Melo Teles
Marcos Vinícius dos Santos Amorim - UEG ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM POLINÔMIOS • Luciano Feliciano de Lima
Danrlei Silveira Trindade ABORDAGEM DO CONCEITO DE SEQUÊNCIAS EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO • Alessandra Lucero Silva
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel ACERVO PESSOAL MANOEL JAIRO BEZERRA E A UNIVERSIDADE DE CULTURA POPULAR • Jonatan Maia de Oliveira - UNIP
• Lilian Aurea Rodrigues
Guilherme Henrique Gomes da Silva AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DISCUTINDO A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE  
Ariel Wesley Soares AÇÕES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE  
Patricia Fasseira Andrade AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS DO PROJETO MAPEAMENTO • Maria Teresa Zampieri
• Sueli Liberatti Javaroni
• ANNA LUISA DE CASTRO
• Tiago Giorgetti Chinellato
• ANDERSON LUIS PEREIRA
NADIA FLAUSINO VIEIRA BORGES AÇÕES DO PNAIC NO TOCANTINS: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA • Marcia Flausino Vieira Alves
• Simone Lima de Arruda Irigon
• Otavio Cesar dos Santos Borges
• Elisiane Fernandes da S S Andrade
Jussara de Loiola Araújo AÇÕES DOS SUJEITOS DA ATIVIDADE DIANTE DE UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA • Thais Fernanda Pinto
• Nicole Cardoso Soares
• Fernando Henrique de Lima
Eduarda de Jesus Cardoso ADAPTAÇÃO DA TEORIA DE VAN HIELE PARA O TÓPICO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO • LILIAN NASSER
WALBER CHRISTIANO LIMA DA COSTA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: ALGUNS APONTAMENTOS • Rouziclayde Castelo Barata
Michele de Souza Moraes ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA • Josiane Faxina
• Bruna Albieri Cruz da Silva
Josiane Faxina ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS IDEIAS E CONCEITOS • NELSON ANTONIO PIROLA
Francisco de Oliveira Filho ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA: UMA ESPECIALISTA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO  
Denis Herbert de Almeida ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA: VESTÍGIOS DA TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA MATEMÁTICA • Rafaela Silva Rabelo - USP
Regina de Lima Silva ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4 º E 5 º ANOS APROVADAS PELO PNLD • Ana Quele Gomes de Almeida
• CLÁUDIA DE ALBUQUERQUE NASCIMENTO IGNÁCIO
JOSÉ CIRQUEIRA MARTINS JÚNIOR ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS NO CONCEITO DE INTEGRAL DEFINIDA  
ANA MARIA PORTO NASCIMENTO - UNB ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EM MATEMÁTICA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PESQUISA E FORMAÇÃO  
FLÁVIA CRISTINA DUARTE PÔSSAS GROSSI ALGUMAS RELAÇÕES QUE ALUNOS NA TERCEIRA IDADE ESTABELECEM COM A MATEMÁTICA ESCOLAR  
Grace Zaggia Utimura ALGUMAS REVELAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O SIGNIFICADO PARTE-TODO DOS NÚMEROS RACIONAIS • Edda Curi
Claudia Alves de Castro ALGUMAS REVELAÇÕES SOBRE O ENFOQUE DO CAMPO MULTIPLICATIVO NUMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  
Elaine Cristina Fuchs dos Reis ALGUNS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS SOBRE A ARTE DE APRENDER • Grasiella Vieira
• Afranio Austregesilo Thiel
Jussara Pereira Fernandes - SEEDF ALIANÇA NECESSÁRIA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (MENTAL) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS E APRESENTADOS (2006 A 2015) • Carmyra Oliveira Batista - UCB
Lucas Gabriel Seibert ALIENÍGENAS, MONSTROS E GUETOS: REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA UTILIZADA EM LEAGUE OF LEGENDS  
Helber Rangel Formiga Leite de Almeida ALUNOS, PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CÁLCULO I DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL  
Erlan Almeida e Silva ANALISANDO COMO ALUNOS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA RESPONDEM E INTERPRETAM QUESTÕES DE ÁLGEBRA • Evonir Albrecht
• MIRIAM CRIEZ NOBREGA FERREIRA
• Debora da Silva Souza
Tiêgo dos Santos Freitas ANALISANDO PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE LÍNGUA MATERNA E LINGUAGEM MATEMÁTICA  
Aline Franco de Brito ANÁLISE DA ABORDAGEM DADA AOS LOGARITMOS NO CADERNO DO ALUNO, À LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS • ALESSANDRA CARVALHO TEIXEIRA
Marcelo Oliveira Dias ANÁLISE DA PROPOSTA INICIAL DA BASE CURRICULAR COMUM DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO NUMA VISÃO PÓS-MODERNA  
Marilene Rosa dos Santos ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO ACERCA DO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS • Gilberto Mendes Pereira Filho
• IELTON TEIXEIRA REZENDE DE LUNA - UPE
Géssica Bruna Bahia de Souza ANÁLISE DAS INTERPRETAÇÕES E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES AO RESOLVEREM PROBLEMAS MATEMÁTICOS, RELACIONANDO COM SEU COTIDIANO.  
Juscileide Braga de Castro - UFC ANÁLISE DE DESEMPENHO E DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE PROPORÇÃO SIMPLES • Danilo do Carmo de Souza
• deborah monte medeiros
• Maria Silvania Marques Xavier de Souza
• Ana Carla Amancio Machado Dias
• Jose aires de castro filho
Sivonaldo de Melo Sales ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES/TESES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA  
Mateus Both - UFSM ANÁLISE DE ERROS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: O CASO DAS RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS GEOMETRICAS • CARMEN VIEIRA MATHIAS
• Maria Cecília Pereira Santarosa