Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Jéssica Nascimento dos Santos EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E CONEXÕES • Fabíola de Oliveira Miranda
Christiane de Morais Maia EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, INTERDISCIPLINARIDADE E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: ENTRELAÇOS POSSÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • Tiago Bissi
• Ligia Arantes Sad
Esmeraldo Tavares Pires EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CAMPO: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM CONTEXTO RIBEIRINHO MARAJOARA • TATIANE DA SILVA MORAIS
• KÁTIA LIÉGE NUNES GONÇALVES - UFPA
Neila de Toledo e Toledo EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA: UMA ANÁLISE DE UMA ESCOLA GAÚCHA NA DÉCADA DE 1980  
robson andre barata de medeiros EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E APRENDER A APRENDER • Janeisi de Lima Meira
• Rouziclayde Castelo Barata
Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O CULTIVO DA TERRA PELOS GUARANI NO ESPÍRITO SANTO – BRASIL  
Hannah Dora de Garcia e Lacerda EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENCENA: PERFORMANCES MATEMÁTICAS TEATRAIS • Marcelo de Carvalho Borba
WILLIANE BARRETO MOREIRA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MÉDIO ARAGUAIA: CONTEXTOS E INICIATIVAS • Ivete Maria Baraldi
Lenira Pereira da Silva EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A RELAÇÃO COM O SABER MATEMÁTICO NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DE GÊNERO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE • Elza Ferreira Santos
• Rodrigo Fontes de Andrade
Beatriz Ignacio Almeida ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM USO DE TABLETS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA • SILVIA CRISTINA FREITAS BATISTA
• Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto
FlÁvia Roberta Porto TeÓfilo - IFSP ELABORAÇÃO DE UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM: UM INSTRUMENTO PARA A COMPREENSÃO DOS CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA BILÍNGUE  
Valmir Ninow - ULBRA ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE FUNÇÃO • Carmen Teresa Kaiber
CHRISLEY BRUNO RIBEIRO CAMARGOS - UFSCAR ENSAIO SOBRE AS ESTRUTURAS MATEMÁTICAS DA MÚSICA OCIDENTAL • Ademir Donizeti Caldeira
Rosemara Perpetua Lopes ENSINO COM TECNOLOGIA EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SEU IMPACTO SOBRE O FUTURO PROFESSOR • Monica Fürkotter - FCT/UNESP-PP
William José Gomes ENSINO DE DESENHO TÉCNICO NO CURSO DE EDIFICAÇÕES • Celi Aparecida Espasandin Lopes
ROSELI ALVES DA SILVA ENSINO DE ESTATÍSTICA: COMPARAÇÃO DAS PROPOSTAS DE CONTEÚDOS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL • Aparecido dos Santos
Millena Lopes de Paula Silva - UEPA ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE BELÉM UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA  
Edite Resende Vieira - COLéGIO PEDRO II ENSINO DE GEOMETRIA COM TECNOLOGIA DIGITAL: EXPERIÊNCIAS POSSÍVEIS EM UM PROCESSO FORMATIVO • NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA
JULIANO CORREIA DE MORAIS ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESVENDANDO ÂNGULOS SUPLEMENTARES E COMPLEMENTARES • ROSEFRAN ADRIANO GONÇALES CIBOTTO
Paula Valdineia Oliarski ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO • Leoni Malinoski Fillos
LUCIANA DE JESUS LEMOS ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: DESAFIOS DE EDUCADORES E NECESSIDADES DOS EDUCANDOS • Raquel Carneiro Dorr - UNB
José Ronaldo Melo ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA MATEMÁTICA • Thaylon Souza de Oliveira
Luiz Augusto Richit - UFFS ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARITMÉTICA: REFLEXÕES COM BASE NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA • Bárbara Cristina Pasa
• Méricles Thadeu MOretti
JULIANA SILVA DE ANDRADE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DO ENSINO NO ÂMBITO DO SARESP • Jair Lopes Junior
Denise Knorst da Silva - UFSC ENSINO INVESTIGATIVO E INOVAÇÕES CURRICULARES • DAVID ANTONIO DA COSTA - UFSC
Alex Jordane de Oliveira ENTENDIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • Maria Edwirgem Ribeiro da Silva
• WANESSA COELHO BADKE
Diego de Matos Gondim ENTRE DEFINIÇÕES, TEOREMAS E DEMONSTRAÇÕES: DISCURSOS DE RIGOR OU RIGOR(ES) DISCURSIVO(S)? • Danilo Olimpio Gomes
edileusa do socorro valente belo EPISTEMOLOGIAS DA PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM MERGULHO NOS CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA • ELIZABETH CARDOSO GERHARDT MANFREDO
• Tadeu Oliver Gonçalves
Vanessa da Silva Damasceno EQUAÇÃO DO 1º GRAU: UMA REVISÃO TEÓRICA ACERCA DE SEUS SIGNIFICADOS • Acylena Coelho Costa
• Thais Lorena Melo Freitas
Thiago Valim Oliveira - UNINOVE ESCOLARIZAÇÃO PRECOCE E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS  
Fabiane Santana da Silva ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO 9º ANO AO RESOLVEREM SITUAÇÕES DE COMBINATÓRIA • Nerivaldo Honorato da Cruz Santos
José Augusto Cambraia Beirigo ESTADO DA ARTE SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. • Vanessa de Paula Cintra
maria aparecida miranda ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO • Elaine Sampaio Araujo - USP
NATÁLIA DIAS DE AMORIM ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: O CURRÍCULO PRESCRITO NOS GUIAS DO PNLD • Gilda Lisbôa Guimarães
Alan Silva dos Santos - PUC-SP ESTE NÚMERO É RACIONAL OU IRRACIONAL? UMA PROPOSTA DE ESTUDO ENVOLVENDO TECNOLOGIAS DIGITAIS E NÃO DIGITAIS • Gerson Pastre de Oliveira
Julio Faria CorrÊa ESTILO DOS ESTILHACOS EM UMA HISTORIA DA EDUCAÇÃO MATEMATICA  
MARCILIA CHAGAS BARRETO - UECE ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM LÍNGUA MATERNA POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA • MIKAELLE BARBOZA CARDOSO
• Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN
• MARIA AURICÉLIA GADELHA REGES - UECE
Elcio Pasolini Milli ESTRATÉGIAS EM BUSCA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO MÉDIO • Cátia Aparecida Palmeira
Vera Lucia Merlini ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: EXISTE RELAÇÃO ENTRE O QUE O PROFESSOR ELABORA E O DESEMPENHO DE SEUS ESTUDANTES? • VALÉRIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
• Mariana Oliveira Santos
• JAQUELINE SANTANA DE SOUZA SANTOS
Emília Isabel Rabelo de Souza ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: O TIPO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA QUE O PROFESSOR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ELABORA.  
Henrique Araken Martins ESTRUTURAS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR PARA MAPEAR HABILIDADES TOMANDO COMO BASE AS TAXONOMIAS DE BLOOM EM QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA  
ELIANE MATESCO CRISTOVÃO - UNIFEI ESTUDO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE UMA COMUNIDADE DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOCENTE  
José Jefferson da Silva ESTUDO DA ARTE DOS TRABALHOS SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NOS ANAIS DO ENEM  
Luciano Ferreira ESTUDO DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO ESPECÍFICO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO • Tainara Regina dos Santos Vilarino
Talita Carvalho Silva de Almeida ESTUDO DO OCTAEDRO TRUNCADO EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA • Maria José Ferreira da Silva
Mônica Gonçalves de Matos ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TELA  
Ester Baumgarten Fucks ESTUDO SOBRE O PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEEVALE EM RELAÇÃO À SUA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA  
RENATA CRISTINA ALVES MATNI ESTUDOS SOBRE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA  
Carlos Aldemir Farias da Silva ESTUDOS SOBRE CULTURA E PRÁTICAS SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA • IRAN ABREU MENDES
Jose Nilson Morais ETNOMATEMÁTICA DA FEIRA LIVRE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA • Francisco de Assis Bandeira - UFRN
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP ETNOMATEMATICA E ECONOMIA SOLIDÁRIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ADULTOS • Bruna Camila Gargarella
Raphael Peres Correia dos Santos ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA BUSCA POR RELAÇÕES • Línlya Sachs
Clara Guimarães Santiago ETNOMATÉMATICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: A EDUCAÇÃO CONTINUADA DO SESI-SP.  
Sicero Agostinho Miranda ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS PESCADORES ARTESANAIS • Elaine Corrêa Pereira
• Marília Nunes Dall Asta
Jeane Cristina Justi ETNOMATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADA  
RITA DE CÁSSIA BATISTA DA SILVA EVENTOS ALEATÓRIOS: COMPREENSÕES DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  
LEZI APARECIDA DA SILVA EXPECTATIVAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL • Rute Cristina Domingos da Palma
JOSIAS DIONI BRAVIM EXPERIÊNCIA COM O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE SIMETRIAS  
Andréa Thees - UNIRIO EXPERIMENTANDO O AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  
Willian José da Cruz EXPERIMENTOS MENTAIS E PROVAS MATEMÁTICAS FORMAIS: UM OLHAR SEMIÓTICO