Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Éderson de Oliveira Passos - UFU A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUAS NECESSIDADES FORMATIVAS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO EM MATEMÁTICA • Eduardo Kojy Takahashi - UFU
BETINA CAMBI - UFSCAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O TRABALHO COM PROJETOS • Maria Carolina Machado Magnus - UFSCAR
Edlauva Oliveira dos Santos A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NAS PESQUISAS NACIONAIS E REGIONAIS  
Rogério Starich Silva A FORMAÇÃO INICIAL E OS CONCEITOS SOBRE DOIS TEMAS CONTROVERSOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: INDETERMINAÇÃO E DIVISÃO POR ZERO  
Juliana Teixeira Jesus Ramos A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS... • OPHELIO WALKYRIO DE CASTRO WALVY
KELLY CRISTINE SILVA SOUZA A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A DOCÊNCIA • Marcos F. Borges - UNEMAT
Lucas dos Santos Araujo A FRAÇÃO REPRESENTADA COMO MEDIDA DE COMPRIMENTO DE RETA  
Diogo Oliveira Soares A FUNÇÃO LOGARÍTMICA EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS  
UESLEI GALVÃO DO ROSÁRIO SANTOS A GÊNESE INSTRUMENTAL DO MATERIAL MANIPULATIVO RÉGUA TRIGONOMÉTRICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO OBJETO MATEMÁTICO REDUÇÃO AO 1º QUADRANTE • POLIANA SCHETTINI SILVA
Gene Maria Vieira Lyra-Silva A GEOMETRIA DA TARTURGA: CONTRIBUIÇÕES DO SUPERLOGO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO • GREITON TOLEDO DE AZEVED
Vanderlania Feitosa da Silva A GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: EXPLORANDO MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULAVEIS • Marilia Lidiane Chaves da Costa
Graciana Ferreira Dias A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: RESULTADOS DE UM PROJETO DE ENSINO • Natália Santiago Cavalcante
• joselandia de jesus silva
• Francisco Guimarães de Assis
Fábio José Silva Souza A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DOS PCN • FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA
Renata Alves Costa A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG (1954-2013)  
RAIMUNDO OTONI MELO FIGUEIREDO A HISTÓRIA DO PIBID NO IFPA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA  
José de Aquino Santos A HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA DE PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA RELACIONADA À PRODUÇÃO DE FONTES PARA COMPREENDER O PIBID • Larissa Pinca Sarro Gomes
Vinícius Sanches Tizzo A HISTÓRIA ORAL NA SALA DE AULA:UMA ABORDAGEM POSSÍVEL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA  
Andreza Fiorini Pérez Rivera A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS • GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA - UNB
• LEANDRO FREDERICO DA SILVA
• MAURICIO RESENDE RODOVALHO
• Edimar Correa e Silva
• HELMA SALLA
Ana Karine Dias Caires Brandão A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA INTEGRAL DEFINIDA, SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA PEIRCEANA.  
Marcio Antonio da Silva A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA • JÚLIO CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA - UFMS
WALÉRIA ADRIANA GONÇALEZ CECILIO A INSPEÇÃO E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA REVISTA A ESCOLA E NOS DOCUMENTOS OFICIAIS • Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
Maria Paula Duarte O\\\' De Almeida A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ: 1890 A 1910 • MAYARA GABRIELLA GRANGEIRO PEREIRA
• MIGUEL CHAQUIAM
ELIANE SANTANA DE SOUZA A INTEGRAÇÃO DA CALCULADORA PARA O ENSINO DE POTÊNCIA: UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA • Luiz Márcio Santos Farias - UFBA
• Edmo Fernandes Carvalho - UFBA
Oscar Massaru Fujita - FCT/UNESP-PP A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A MATEMÁTICA E O USO DOS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM • ERIKA APARECIDA NAVARRO RODRIGUES
Harryson Júnio Lessa Gonçalves - UFMS A INTERDISCIPLINARIDADE EM MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL PAULISTA • Sérgio do Nascimento Senna
• DEISE APARECIDA PERALTA
Diego da Silva Gallet - PUC-CAMP A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL • MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID
Lucas da Silva Moreira A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PELA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA • José Roberto Boettger Giardinetto
ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO - UEM A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1960: O CONTEXTO PARA A CRIAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA NA UEM • Lucieli Maria Trivizoli
Maria Helena Palma de Oliveira A INTERPRETAÇÃO NARRATIVA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA • maurilio antonio valentim
MARCOS EVANDRO LISBOA DE MORAES A LEITURA EM BRAILLE: APROPRIAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA ALUNO COM CEGUEIRA ADQUIRIDA • Scheilla de Castro Abbud Vieira
• FELIPE MORAES DOS SANTOS
DIANA COSTA DINIZ A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO MARANHÃO • ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS
Claudio de Assis A LÍNGUA ESCRITA E A COGNIÇÃO MATEMÁTICA DOS SURDOS  
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim A LINGUAGEM MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA • LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA
Adriana Stefanello Somavilla A LITERACIA FINANCEIRA EM DISCUSSÃO • CARLA RENATA GARCIA XAVIER DA SILVA
• Tânia Stella Bassoi
Sérgio Freitas de Carvalho A LOUSA DIGITAL EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS • suely scherer
Rafael Machado da Silva A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL • Daiane Aparecida Alves Gomes
• Maria A. Lima Piai
Davina Raquel Gon‡alves de Gon‡alves A MATEMÁTICA DO COTIDIANO E A MATEMÁTICA ESCOLAR: O JOGO DE “BOLIJA” • Marta Cristina Cezar Pozzobon
Maria Inmaculada Chao Cabanas - UNESA A MATEMATICA ESCOLAR REDUZIDA A FAZER CONTAS: UMA REPRESENTAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR?  
Nádia Maria Jorge Medeiros Silva - UNIVALE A MATEMÁTICA KRENÁK E A SUA INVISIBILIDADE  
MIGUEL JOCÉLIO ALVES DA SILVA A MATEMÁTICA MODERNA NO CONTEXTO DA RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO CEARÁ • Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR
Rosimeire Aparecida Soares Borges - UNIVÁS A MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO NA DÉCADA DE 1960: UM OLHAR SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS • Juliana Chiarini Balbino Fernandes - UNIFESP
CRISTIANE BORGES ANGELO - UFPB A MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL REGIONAL DE CATOLÉ DO ROCHA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PONTOS DE PROVAS • Gláuciely Eleutério Eustáquio
• MARIANA DE MACEDO VIDAL
Eliana Maria de Jesus A MATEMÁTICA NO ENSINO PRIMÁRIO NO GRUPO ESCOLAR CASTRO ALVES EM JEQUIÉ- BAHIA (1934-1971) • JANICE CASSIA LANDO
VÂNIA MARIA FAZITO REZENDE TEIXEIRA A MATEMÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA TECNOLÓGICA DE ELETROELETRÔNICA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO SISTEMAS LINEARES EM CIRCUITOS  
Viviane Barros Maciel A MODERNIZAÇÃO NO ENSINO DE ARITMÉTICA NOS MANUAIS DE RENÉ BARRETO (1912-1915)  
Josias Pedro da Silva A NATUREZA FALIBILISTA DA MATEMÁTICA, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA APROXIMAÇÃO • Iranete Maria da Silva Lima
Andrielly Viana Lemos A NOÇÃO DE ÂNGULO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA E COGNITIVA • Carmen Teresa Kaiber
Cleusiane Vieira Silva A NOÇÃO DE ECOLOGIA DO DIDÁTICO APLICADA AO CONCEITO DE SIMETRIA ORTOGONAL • Saddo Ag Almouloud - PUC-SP
SALETE PEREIRA DE ANDRADE A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE EM CICLOS E A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA  
Vicente Henrique de Oliveira Filho A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM • Rosana Maria Gessinger
• GILBERTO TAVARES DOS SANTOS
Rodrigo Medeiros dos Santos A PESQUISA E OS CONTEXTOS DA PRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO • Dario Fiorentini
Filipe Santos Fernandes A PESQUISA SOBRE A POSIÇÃO CIENTÍFICO-ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: UM EXERCÍCIO DE SISTEMATIZAÇÃO EM OLHARES HISTORIOGRÁFICOS  
ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO A PRÁTICA PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O INÍCIO DE UMA PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA  
Leandro Bordin A PRESENÇA DAS ETAPAS DE IDENTIFICAÇÃO, FISSURAÇÃO E SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FRAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO • Letícia Ribeiro Lyra
• lucia menoncini
Aline dos Reis Matheus A PROBLEMÁTICA DA PROVA EM TRÊS EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA  
José Roberto Boettger Giardinetto A PROCESSUALIDADE HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA NA DIALÉTICA DO SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL: UM DÉFICIT TEÓRICO NO IDEÁRIO MULTICULTURAL  
Mariana dos Santos Cezar A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS • Rodolfo Chaves
Sandra Aparecida de Oliveira Baccarin A PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA: EM DISCUSSÃO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA • Jhone Caldeira Silva
• REGINA DA SILVA PINA NEVES - UNB
Janaina Proença Candido A PRODUÇÃO TEÓRICA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NOS PERÍODOS DE 2006 A 2016 • Magda Alves de Paula
• Denise Barbosa Dos Santos
• Edslei Rodrigues de Almeida
Susan Quiles Quisbert A RELAÇÃO ENTRE MATERIAIS CURRICULARES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA