Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Vanessa de Oliveira O USO DA ESTIMATIVA E APROXIMAÇÕES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Raissa Samara Sampaio
• CAROLINA CORDEIRO BATISTA
Simone Bueno O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA • Edvonete Souza de Alencar
• HERICA CAMBRAIA GOMES
Marcia Rosa Uliana O USO DE CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TENDO EM VISTA O ENSINO DA MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA PARA ESTUDANTE CEGO • Gerson de Souza Mol - UNB
TELMA FIDELIS PRAGOSO DA SILVA O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU • Eline das Flores Victer - UNIGRANRIO
Natiele Silva Lamera Elorza O USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Monica Fürkotter - FCT/UNESP-PP
THAMIRES BELO DE JESUS O USO DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE CONTAGEM: O UNIVERSO SURDO E DOWN • Edmar Reis Thiengo
Rosangela Eliana Bertoldo Frare O USO DE NOTEBOOKS EM SALA DE AULA: ABORDAGEM GEOMÉTRICA COM O SOFTWARE SWEET HOME 3D  
Jennyfer de Oliveira Lima O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COM GUI E AUI NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA – ESTUDO DE CASO • Luciano de Melo Silva
• WILLIANE COSTA FERREIRA
AristÓteles Alves Feitosa O USO DO COMPUTADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA • Lucilia Batista Dantas Pereira
Anni Barreto Lyra O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE • Maria Deusa Ferreira da Silva
Deoclecia de Andrade Trindade O “MEDIR” NO CURSO PRIMÁRIO PAULISTA: UMA ANÁLISE AOS PROGRAMAS DE ENSINO, 1890 - 1970  
MAURO JOSÉ DA ROCHA OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS ARCO SENO E ARCO COSSENO • JOÃO BOSCO LAUDARES
MARCIO LIMA DO NASCIMENTO - UFPA OBJETOS MATEMÁTICOS: O CONCRETO E O ABSTRATO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM • Ingrid Raiol da Silveira
LÍVIA DE OLIVEIRA VASCONCELOS OBSTÁCULOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O CONCEITO DE FUNÇÃO NAS PESQUISAS DO ENEM (1987-2013)  
ODIRLEY FERREIRA DA SLVA OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O ZERO NA RETA NUMÉRICA • Michel silva dos Reis
• Nazaré do Socorro Moraes da Silva
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFT OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÃO • Maria José de Freitas Mendes
Darlysson Wesley da Silva OLHARES PARA REPRESENTAÇÕES: UM TRABALHO COM A PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS  
Edilene Simões Costa dos Santos OPERAÇÕES FIGURAIS FUNDAMENTADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA  
Talita Mendes de Araujo ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES NOS CADERNOS DO PNAIC • Marta Cristina Cezar Pozzobon
• ClÁudio JosÉ de Oliveira
Aline Claro de Freitas ORIGAMI: O USO COMO INSTRUMENTO ALTERNATIVO NO ENSINO DA GEOMETRIA • José Roberto Nogueira - FCT/UNESP-PP
Hemanuella Pereira de Albuquerque OS APELOS ÀS IMAGENS E AS FALHAS DO SISTEMA AXIOMATICO NO LIVRO I DOS ELEMENTOS DE EUCLIDES • Stéffany da Silva Ribeiro
• João Paulo Carneiro Barbosa
Adiel Praseres Chaves OS CONTEXTOS EM QUE A FUNÇÃO QUADRÁTICA SE APRESENTA NAS ABORDAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO:UMA AMOSTRA DA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA • Saddo Ag Almouloud - PUC-SP
ALAILSON SILVA DE LIRA - UFPA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES EM BELÉM DO PARÁ: DA CRIAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO • Maria José de Freitas Mendes
Fabíola da Cruz Martins OS DESAFIOS DO ENSINO DA ÁLGEBRA: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA FACILITADORA • EMILY DE VASCONCELOS SANTOS
• ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO
Alexsandra Camara OS GRUPOS ESCOLARES E A PRIMEIRA REPÚBLICA: ENSINO INTUITIVO E MOVIMENTO DOS SABERES GEOMÉTRICOS • Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
Luci Fátima Montezuma - UFSCAR OS IMPACTOS DE PROGRAMAS DE GOVERNO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA  
Sindia Liliane Demartini da Silva - UFFS OS JOGOS DIGITAIS ONLINE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:APONTAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA • Nilce Fátima Scheffer
LUCIANA SILVA DOS SANTOS SOUZA OS MODOS DE RELAÇÃO AO SABER DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  
Nickson Moretti Jorge OS MOVIMENTOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA • Patrícia Sandalo Pereira
Rosineide de Sousa Jucá OS NUMEROS DECIMAIS NOS MANUAIS FRANCESES DE ARITMÉTICA DO SECULO XVII A XIX  
Rafael José Alves do Rego Barros - UFRN OS POTENCIAIS DIDÁTICOS DAS DISSERTAÇÕES EM HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 1990 E 2010  
Luciane de Fatima Bertini - UNIFESP OS PROBLEMAS NA ‘SERIE GRADUADA DE MATHEMATICA ELEMENTAR’ DE RENÉ BARRETO  
Marcia Rosa Uliana OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA E O ESTUDANTE CEGO: UMA ANÁLISE NO ESTADO DE RONDÔNIA • Gerson de Souza Mol - UNB
PATRICIA CORRÊA SANTOS OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA • Edmar Reis Thiengo
• CLOVIS LISBÔA DOS SANTOS JUNIOR
Luzinete de Oliveira Mendonça - UNICSUL OS RECURSOS MULTIMÍDIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA  
Giselle Barreto Santos OS RESULTADOS DO SARESP E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA SEE/SP • Graziela Marchi Tiago
• Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
Thalita Faria de Oliveira - UEG OS SABERES CONSTRUÍDOS PELOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS • Roseli Araujo Barros - UFPA
Gabriel Luís da Conceição OS SABERES GEOMÉTRICOS DO EXTERIOR PARA O INTERIOR  
FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA OS SABERES MATEMÁTICOS DESTINADOS AOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES EM 1903 • Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
Claudia Regina Boen Frizzarini OS TRABALHOS MANUAIS NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO (1890-1950): METODOLOGIA OU RECURSO NO ENSINO DOS SABERES MATEMÁTICOS?  
Fernanda Silva Baú PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS (1985 - 2015) • Moab Marques da Silva - UNIR
• Emerson da Silva Ribeiro - UNIR
• ELIANA ALVES PEREIRA LEITE - UFSCAR
Bárbara Cristina Pasa PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE O ESBOÇO DE CURVAS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO GLOBAL DAS UNIDADES FIGURAIS • Méricles Thadeu MOretti
Simone da Silva PANORAMA HISTÓRICO DO MOBRAL: OPERACIONALIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARARAS  
Rita Sidmar Alencar Gil PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUITETURA EM CONEXÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA  
Alessandra Lucero Silva PENSAMENTO ALGÉBRICO E PADRÃO: EXPLICITAÇÃO DE ENTENDIMENTOS A PARTIR DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • Maria Arlita da Silveira Soares
Mariany Layne de Souza PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM OLHAR PARA AS PUBLICAÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • Daniele Peres da Silva - UEL
IRAJI DE OLIVEIRA ROMEIRO PENSAMENTO TEÓRICO SOBRE NÚMERO RACIONAL E SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE • Vanessa Moretti
Romildo Pereira da Cruz PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS • Marli Teresinha Quartieri
• Maria Madalena Dullius
• Adriana Belmonte Bergmann
• Ana Paula Dick
Isabel Farah Schwartzman PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA • Romenig da Silva Ribeiro
• Fabio Martins de Leonardo
• Willian Raphael Silva
RENATA DA SILVA DESSBESEL PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA ENGENHARIA FLORESTAL ACERCA DO ENSINO DE CÁLCULO REALIZADO NA UTFPR-DV • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA JUNIOR PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS ACERCA DO ENSINO DAS FRAÇÕES • Angélica da Fontoura Garcia Silva
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai PERCURSOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA AS AULAS DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS • KELY FABRICIA PEREIRA NOGUEIRA
• SUSIMEIRE VIVIEN ROSOTTI DE ANDRADE - UFMS
Laura Pippi Fraga PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: O CAMINHO METODOLÓGICO  
Rafael Marques Pinheiro - UENP PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO PARANÁ • SIMONE LUCCAS - UENP
DANIELE TREVISAN PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE INOVAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE • Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
• Bruna Larissa Cecco
• Daiane Menezes
João Paulo Attie PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS • Darlysson Wesley da Silva
Camila Gasparin Magnaguagno PIBID NO IFRS - CAMPUS CAXIAS DO SUL COMO MEIO INTEGRADOR ENTRE A ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA • Kelen Berra de Mello
Raissa Samara Sampaio PLANIFICAÇÕES DE PRISMAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE POSSIBILIDADES DO SOFTWARE • CAROLINA CORDEIRO BATISTA
• Vanessa de Oliveira
Sirlene de Jesus dos Santos da Silva PNAIC - MATEMÁTICA: O QUE NÃO ESTÁ SENDO COLOCADO EM PRÁTICA • Neila Tonin Agranionih
Cristian Roberto Miccerino de Almeida POLIEDROS DE PLATÃO SOB UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA USANDO RECURSOS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS • Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF