Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
SILVANA HOLANDA DA SILVA - UECE SABERES DOCENTES SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Larissa Elfisia de Lima Santana
• Rayssa Melo de Oliveira
Jose Carlos Santana Queiroz SABERES E ATITUDES NECESSÁRIOS A DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA: CORTES E RE-CORTES • Geovane Duarte Borges
VANIA LUCIA MACHADO SABERES E FAZERES MATEMÁTICOS INTEGRADOS AO COTIDIANO DO PRODUTOR RURAL  
SIMONE SILVA DA FONSECA SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS NO PRIMÁRIO EM SERGIPE: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS? (1911-1930)  
JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO: UM EXAME DA REVISTA A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900 – 1925) • Janayna Bispo Santana
• Laurinda Graciele Alves Feitosa
Yohana Taise Hoffmann SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS PRESENTES NAS REFORMAS CURRICULARES DE SANTA CATARINA (1904-1914)  
Martha Raíssa Iane Santana da Silva SABERES MATEMÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO PAULISTA, 1950 A 1970.  
Gabriela Castro Silva Cavalheiro SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CLASSIFICAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS EM TERMOS DE ENGAJAMENTO PÚBLICO  
Everaldo Gomes Leandro - UFSCAR SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA À APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DE ENSINO • LÍVIA DE OLIVEIRA VASCONCELOS
• Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR
Laurinda Ramalho de Almeida SENTIMENTOS EXPRESSOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: A AULA DE MATEMÁTICA EM FOCO • Sandra Maria Nascimento de Mattos
Virlane Nogueira Melo Pedrosa SEQUÊNCIA FEDATHI EANÁLISE DE ERROS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRELADO AO JOGO FRACTION MATCHER • ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC
• Daniel Brandão Menezes - UFC
• Francisca Claudia Fernandes Fontenele
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA SIGNOS PRODUZIDOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA E O CONHECIMENTO DOS ALUNOS • Karina Alessandra Pessoa da Silva
Sandy da Conceição Dias SIMON STEVIN E OS NÚMEROS DECIMAIS  
Gabriele de Sousa Lins Mutti - UNIOESTE -PR SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ (SAEP) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES • Patrick Bellei - UNIOESTE-PR
• Tiago Emanuel Klüber
Flávia Aparecida Britto SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA MINEIRA NA REVISTA DO ENSINO (1925 E 1926) • Maria Laura Magalhães Gomes
ADRIANA DE SOUZA LIMA - COLéGIO PEDRO II SPIGMATH: EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL • Ilydio Pereira de Sa
Margareth Aparecida Sacramento Rotondo SUBTRAIR: ESCOLA-PESQUISAR PRODUZINDO FORMAÇÃO • Giovani Cammarota Gomes - UFJF
Adriana Helena Borssoi TAREFAS DESENCADEADAS EM AULAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA • Karina Alessandra Pessoa da Silva
• Elaine Cristina Ferruzzi
maria emilia melo tamanini zanquetta TDAH, SURDEZ E ENSINO DE MATEMÁTICA: O CÁLCULO MENTAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA • Clélia Maria Ignatius Nogueira
suely scherer TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ESTÉTICA PARA MATERIAIS DIDÁTICOS DE CÁLCULO I • Vanessa Rodrigues Lopes
Cícero Félix da Silva TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O USO DO BLOG • Marilia Lidiane Chaves da Costa
Maria Dalvirene Braga TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO  
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel TENSIONAMENTOS EM MULTIPLICIDADE: A LINGUAGEM MIDIÁTICA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA • Deise Maria Xavier de Barros Souza
• JÚLIO CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA - UFMS
• LUDIANE FELIX BERTO
Débora Karyna dos Santos A. B. da Silva TEOREMA DE PITÁGORAS E AS ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES • Lidiane Pereira de Carvalho
• José Jefferson da Silva
Gerson Silva Barbosa TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICA E SUAS INFLUÊNCIAS NA SALA DE AULA  
Maria de Fatima Costa Leal TEORIA E PRATICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL:O CASO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA  
MARCIO UREL RODRIGUES TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
• Luciano Duarte da Silva
• Nilton Cezar Ferreira
• Acelmo de Jesus Brito - UNEMAT
• EDIEL PEREIRA DE MACEDO
Vanessa de Paula Cintra TRABALHO COM PROJETOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA  
Elisângela Bastos de Melo Espindola - UNESA TRABALHO DOCUMENTAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E PROJETO DE ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL  
Leonardo José da Silva TRABALHO GRUPAL NA EJA: CONSTRUINDO PONTES E FAZENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • ALEX DE ASSIS LAURIA
MARCIO OLIVEIRA DESQUIVEL - UNIFESP TRABALHOS MANUAIS: UM LUGAR PARA GEOMETRIA NA ESCOLA DE ENSINO PRIMÁRIO  
Jakelline de Aquino Batista TRABALHOS SOBRE RAZÃO E PROPORÇÃO NOS X E XI ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • THAINA DE NAZARE SILVA DE LIMA
Relicler Pardim Gouveia TRAÇOS HISTÓRICOS DA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR: O ESTUDO DE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS NO LIVRO DIDÁTICO ARITHMETICA ELEMENTAR ILLUSTRADA (1879-1960) • Luiz Carlos Pais
Sonner Arfux de Figueiredo TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM E A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO CICLO • NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA
Agnaldo da C. Esquincalha TRANSFORMAÇÕES EM GRÁFICOS DE FUNÇÕES COM GEOMETRIA DINÂMICA • Andrea Zander Vaiano
• Priscilla Machado da Rocha de Castro - UERJ
Luana Vieira Ramalho TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL • Marilena Bittar
Sonia Barbosa Camargo Igliori UM ASPECTO DA INCERTEZA: LÓGICA DIFUSA NO AMBIENTE R • Péricles César de Araújo - UEFS
Patricia Santos da Silva UM BREVE PANORAMA SOBRE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESTUDANTES SURDOS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS • Armando Traldi Junior
Gustavo Miranda UM CASO (INSUBORDINADO) NO ENSINO DE CÁLCULO EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XX: O CALCULUS MADE EASY  
José Ivanildo de Lima UM CONSTRUTO TEÓRICO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES • edileusa do socorro valente belo
José Carlos Oliveira Costa - FSA UM CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO VOLTADO ÀS ENGENHARIAS E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO  
ELYS VANNY FERNANDA RODRIGUES DE OLIVEIRA UM ESTUDO ACERCA DE CONHECIMENTOS DAS ESTRUTURAS ADITIVAS E DO SEU ENSINO • Angélica da Fontoura Garcia Silva
Regina Lucia da Silva UM ESTUDO ANALÍTICO ACERCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS ENVOLVENDO PROFESSORES E ESTUDANTES • Etienne Lautenschlager
• Josevaldo de Almeida Lago
• Alessandro Jacques Ribeiro
Angélica da Fontoura Garcia Silva UM ESTUDO DAS FRAÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVAS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS • Joelma Cruz de Oliveira Freire
• raquel factori canova
Maria Benedita Barbosa da Silva UM ESTUDO DE CASO DOS PROFESSORES DE MATMÁTICA FORMADOS NA UNIVERIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA) NOS ANOS DE 2010 A 2014 • ANTONIA EDNA SILVA DOS SANTOS
• ELANE FERREIRA PINTO
ELIS REGINA DE OLIVEIRA PINTO UM ESTUDO HERMENÊUTICO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA ÁLGEBRA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS • Fabiane Mondini
Elisson dos Santos Morales - UCB UM ESTUDO SOBRE A ABORDAGEM DOS NÚMEROS IRRACIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO • JORGE CÁSSIO COSTA NÓBRIGA
Paulo Roberto dos Santos UM ESTUDO SOBRE A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS • Cintia Aparecida Bento dos Santos
Leonarda Erineuda Alves UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE 6º ANO A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE CATEGORIAS DE DESEMPENHO E NÍVEIS PROFICIÊNCIA DO SPAECE • Maria Patrícia Freitas de Lemos - UFPI
Mirian Maria Andrade UM ESTUDO SOBRE AS NOTAS DO ESSAIS... DE LACROIX  
Robson Candeias Macedo UM ESTUDO SOBRE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM A CURVA NORMAL • JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
• Ruy Cesar Pietropaolo
ISABELA FERNANDA MELO DE MOURA UM ESTUDO SOBRE O CÁLCULO RELACIONAL E O NUMÉRICO EM PROBLEMAS DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA • Elisângela Bastos de Melo Espindola - UNESA
André Pereira da Costa UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO • Marilene Rosa dos Santos
Luciana Miyuki Sado Utsumi - UMESP UM ESTUDO SOBRE OS SABERES FORMATIVOS DO FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA  
JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO UM ESTUDO SOBRE PROBABILIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SIGNIFICADOS, REPRESENTAÇÕES E CONTEXTOS • César Diogo Bezerra da Silva
• Tiago dos Santos Paraiba - UFRPE
Lucieli Maria Trivizoli UM ESTUDO/CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO EIXO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO XI ENEM • LORENA CAROLINA ROSA BIFFI
• Vanessa Cristina Rhea - UEM
• Wynston Anunciado Olimpio
• ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO - UEM
• Eliane Siviero da Silva
MARCOS HENRIQUE SILVA LOPES UM MANUAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES E SUA PERSPECTIVA SOBRE COMO ENSINAR • Luzia Aparecida de Souza
Ivan Cruz Rodrigues UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES QUE ABORDAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL  
kézia Cristiane de Mendonça Pereira - UFRN UM OLHAR PARA O CURSO DE MATEMÁTICA/EAD DA UFERSA EM GROSSOS/RN (2011 A 2015) • Liliane dos Santos Gutierre - UFRN
Liege Priscila de Medeiros - UFRN UM OLHAR PARA O CURSO DE TREINAMENTO DE PROFESSORES LEIGOS EM CAICÓ/RN (1963 A 1965)