Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Josiele Maria Fusiger - UNIFRA ANÁLISE DE ERROS EM GEOMETRIA PLANA • Miriam Ferrazza Heck - UNIFRA
• Denise Ritter - UNIFRA
Felipe Andrade Fernandes ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE FUNÇÃO LOGARÍTMICA • RODRIGO DOS REIS BITTENCOURT
DARLI ALMEIDA DE SOUSA ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA • José Augusto Costa Brito
• Jessica Scheidegger Ferreira
• Alex Andrade Alves
MAYARA GABRIELLA GRANGEIRO PEREIRA ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE TEOREMA DE PITÁGORAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Ana Paula Nascimento Pegado Couto
Daniela Barbieri Vidotti ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES MATEMÁTICAS A PARTIR DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM) • Lilian Akemi Kato
Acylena Coelho Costa ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES SOBRE FUNÇÃO AFIM • RODRIGO DOS REIS BITTENCOURT
• Felipe Andrade Fernandes
Vanderlane Andrade Florindo ANÁLISE DE ERROS SOBRE FUNÇÃO AFIM: CONSIDERAÇÕES SOBRE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DE LICENCIANDOS • SILVIA CRISTINA FREITAS BATISTA
• CARMEM LÚCIA VIEIRA RODRIGUES AZEVEDO
Lemerton Matos Nogueira ANÁLISE DE INVARIANTES OPERATÓRIOS DOS ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÕES DE PROBABILIDADE • Robson dos Santos Ferreira - UNISO
Lilian de Souza ANÁLISE DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE FUNÇÃO AFIM NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA • JADER OTAVIO DALTO
Nathalia Felippi ANÁLISE DE RESOLUÇÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA A LUZ DA TEORIA DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA • Marisa da Silva Dias
FERNANDA ANDREA FERNANDES SILVA - UFRPE ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE PESQUISAS EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CAMPO DOS NÚMEROS RACIONAIS  
Vanice da Silva Freitas Vieira ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO  
Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva ANÁLISE DE UMA TAREFA DE COMPARAÇÃO DE ÁREA NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E NO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 • Paula Moreira Baltar Bellemain
André Fellipe Queiroz Araújo ANÁLISE DO CONCEITO DE DIVISÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. • Ernani Martins dos Santos
Francisca Wellingda Leal da Silva - UECE ANÁLISE DO REPERTÓRIO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS PROPOSTOS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA • Paulo César da Silva Batista - UECE
• Bergson Rodrigo Siqueira de Melo
• Dennys Leite Maia
• Rodrigo Lacerda Carvalho
• Joserlene Lima Pinheiro - UECE
LAIANE GONÇALVES DE LIMA - UPE ANÁLISE DO SENTIDO NUMÉRICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM/PE • Jane Cleide Lourenço Pereira
• Ernani Martins dos Santos
Marcelo Carlos de Proença ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE FUTUROS PEDAGOGOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS • Érika Janine Maia
Franciely Fabrícia de Souza Ferreira ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Marcelo Carlos de Proença
Paulo César da Silva Batista - UECE ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 5° ANO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS • Gleiciane Ferreira Farias - UECE
• Silene Cerdeira Silvino da Silva
• CLEANGELA OLIVEIRA SOUSA - UECE
Leoni Malinoski Fillos ANÁLISE DOS TRABALHOS PRODUZIDOS NO PRIMEIRO CURSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES, REALIZADO EM GUARAPUAVA (PR) - 1983  
SERGIO APARECIDO DOS SANTOS ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO (EJA)  
MARLEIDE CAMPOS SANTOS COSTA ANÁLISE SOBRE A INSERÇÃO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO • IRENE MAURICIO CAZORLA
Adriano Vargas Freitas ANÁLISES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS CURRICULARES EM MATEMÁTICA PARA A EJA • Agnaldo da C. Esquincalha
Fábio Henrique Gonçalves Conceição APORTES DA LEITURA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS • Bruno Vieira de Menezes
Victor Ferreira Ragoni - UFGD APRENDENDO QUANDO A PROPOSTA É ENSINAR UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR • Juliana Leal Salmasio
• Jose Wilson dos Santos
Juliana Pires da Silva APRENDER CÁLCULO I PARA OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA: UMA DISCUSSÃO EM TERMOS DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER  
ERONDINA BARBOSA DA SILVA - UCB APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA: DUAS FACES DE UM MESMO PROCESSO DIALÓGICO • CRISTIANO ALBERTO MUNIZ - UNB
MIRIAN CARNEIRO DE AZEVEDO MEIRA APRENDIZAGEM DA DOCENCIA NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA: A PERSPECTIVA DOS BOLSISTAS NA UESB • Claudinei de Camargo Sant´Ana
José Erisvaldo Lessa Vieira APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: REFLEXÕES À LUZ DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA • Laerte Silva da Fonseca
• KLEYFTON SOARES DA SILVA
Viviane Roncaglio APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE VETOR POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA – ANÁLISE DE REGISTROS • Cátia Maria Nehring
Tânia Cabral - PUC-RS APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA ESPACIAL E EM GEOMETRIA ANALÍTICA COM O USO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS GRUPOS OPERATIVOS • Luciano Andreatta Carvalho da Costa
• Augusto Blauth da silva
RAIMUNDA DE OLIVEIRA - UNB APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS  
Marta Elaine de Oliveira APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: UMA POLÍTICA COGNITIVA É PROBLEMATIZADA  
Valter Magalhães Costa ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO • Iole de Freitas Druck
Antonio Luis Mometti ARGUMENTOS E METÁFORAS SOBRE O INFINITO NO ENSINO DE CÁLCULO • EDNALDO JOSE LEANDRO
Isabel Cafezeiro ARREMATES EM PESPONTO, ALINHAVOS SOBRE MATEMÁTICA E MATEMÁTICOS  
Marco Aurélio Jarreta Merichelli AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM UM ESTUDO DE AULA • Isabel Cristina Prates de Souza
Marcos Antonio Santos de Jesus AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E O DESEMPENHO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA VARIÁVEL COMPLEXA • Giuseppe Britto Testani
Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel - UFV AS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE ESCOLAS DA ZONA DA MATA MINEIRA • Mayara Permanhane Nascimento - UFV
Ildenice Lima Costa AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO METODOLÓGICO DE PESQUISAS REALIZADAS EM PERIÓDICOS VOLTADOS PARA A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL  
Airan Priscila de Farias AS COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SÉCULO XXI E O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH • Marcelo Souza Motta
CARMEN VIEIRA MATHIAS AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE QUADRILATEROS • JANAÍNA XAVIER DE ALMEIDA
Maria Aparecida da Silva Rufino AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE OS SIGNIFICADOS DE EXERCÍCIO E PROBLEMA NUMA PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO • Géssica Lopes da Silva
• Daniela Barbosa da Silva
Marcio Alexandre Volpato AS CÔNICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA  
CAMILA MARIA DIAS PAGUNG AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISES E DISCUSSÃO DE RESULTADOS • Oscar Luiz Teixeira de Rezende
• Luciano Lessa Lorenzoni
FREDERICO DA SILVA REIS - UFOP AS CONTRIBUIÇÕES DA VISUALIZAÇAO PROPORCIONADA PELO GEOGEBRA À APREDIZAGEM DE FUNÇÕES DERIVADAS EM CÁLCULO I • JOSÉ CIRQUEIRA MARTINS JÚNIOR
Bergson Rodrigo Siqueira de Melo AS CONTRIBUIÇÕES DAS INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS POR MEIO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), NA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA SEMIPRESENCIAL • ANTONIO MARCOS DA COSTA SILVANO - UECE
• Otávio Paulino Lavor - UFERSA
• Paulo César da Silva Batista - UECE
CRISTIANO ALBERTO MUNIZ - UNB AS CRIANÇAS QUE CALCULAVAM: O SER MATEMÁTICO COMO SUJEITO PRODUTOR DE SENTIDOS SUBJETIVOS NA APRENDIZAGEM.  
Celia Finck Brandt AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PARA A REALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS • Tânia Stella Bassoi
Patricia Ferreira dos Santos AS DUAS FACES DA MOEDA: UMA CONVERSA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA E EDUCANDOS DA EJA • Vânia Cristina da Silva Rodrigues
ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS AS FEIRAS DE MATEMÁTICA NA BAHIA ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA • Jose Aurimar dos Santos Angelim
Aldinete Silvino de Lima - UFPE AS FORMAÇÕES MATEMÁTICAS, PEDAGÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS DE PROFESSORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO • Iranete Maria da Silva Lima
Marcia Aguiar AS LACUNAS DO ENSINO DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA ANÁLISE A PARTIR DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA  
Adelma Fernanda Cavalcanti Barbosa de Lima AS NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO-PE. • Valéria Aguiar dos Santos
• Rubens Karman Paula da Silva
Malcus Cassiano Kuhn AS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DE DIVISÃO NA SEGUNDA ARITMÉTICA DE OTTO GOERL [194-]  
Danielle Alves Martins AS PERCEPÇÕES DE UM ALUNO SOBRE UMA DISCIPLINA DE MODELAGEM NA UFMG  
Erica Aparecida Capasio Rosa AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FACE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
• Ivete Maria Baraldi
priscila kabbaz alves da costa - UNICAMP AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DEZ ANOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL  
Jean Lázaro da Encarnação Coutinho AS POTENCIALIDADES DE UMA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE COMBINAÇÃO SIMPLES NA VISÃO DE PROFESSORES • Jonei Cerqueira Barbosa - UFBA
Werlen Raul P. da Luz AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM XINGUARA/PA