Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
VINÍCIUS RIBEIRO GOVEIA AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO POSSIBILITADOR DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES • Patrícia de Souza Moura
• ROBERTA DA SILVA
MARIA MARTA DA SILVA AS RELAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONSTITUIÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA • Wellington Lima Cedro
Steffani Maiara Colaço Miranda AS REPERCUSSÕES DO ORALISMO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE SURDOS  
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA AÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA • Sheyla Costa Rodrigues
PAULO HENRIQUE RODRIGUES - UEL ASPECTOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL MANIFESTADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM REFLEXÕES A RESPEITO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO • JULIO CEZAR RODRIGUES DE OLIVEIRA - UEL
• Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino
Thais Sena de Lanna Albino ASPECTOS RELATIVOS À NOÇÃO DE CURRÍCULO NA PEDAGOGIA WALDORF E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 7º E 8º ANO WALDORF  
Claudia Laus Angelo - UNIPAMPA ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA • Lidiane Schimitz Lopes
• Lucas Freitas de Oliveira
• sonia maria da silva junqueira - UNIPAMPA
Bruna Zution Dalle Prane ATIVIDADES DE MODELAGEM EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE PERSPECTIVA FOUCAULTIANA • BETINA CAMBI - UFSCAR
• Ademir Donizeti Caldeira
Douglas Monsôres de Melo Santos ATIVIDADES DE TUTORIA: UMA ALTERNATIVA AO FRACASSO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL • GISELA MARIA DA FONSECA PINTO - UFRRJ
• Isabela de Aquino Souza
• Luciano Vianna Félix
Organdi Mongin Rovetta ATIVIDADES DE VISUALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÕES EM PERSPECTIVAS NO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÕES EM SALA DE AULA E NO FACEBOOK • SANDRA APARECIDA FRAGA DA SILVA
Dominike Grassi Riback - UFSJ ATIVIDADES FUNDAMENTADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO: AVALIANDO UMA PROPOSTA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA • Viviane Cristina Almada de Oliveira
Matheus Henrique Morato de Moraes AUDIOVISUAL, ACESSIBILIDADE E AS TICS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATOS DO PROJETO “CURTAS MATEMÁTICOS” • Aline Gobbi Dutra
Graciana Soares de Almeida - UFPA AULAS DE MATEMÁTICA E DIVERSIDADE ETÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS • L’nio Fernandes Levy - UFPA
Erica Valeria Alves AUTOBIOGRAFIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS  
António Fernando Zucula AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO SISTEMA EDUCACIONAL • Maria Isabel Ramalho Ortigao - UERJ
Deise Maria Xavier de Barros Souza AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM? O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ENTRE OLHARES E ESQUECIMENTOS • Marcio Antonio da Silva
Gabriel dos Santos e Silva - UEL AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE DISSERTAÇÕES E TESES • PAULO HENRIQUE RODRIGUES - UEL
Caio Sérgio Oliveira Xavier AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: INVESTIGANDO UMA UNIDADE ESCOLAR DO SUL DA BAHIA • Aida Carvalho Vita
• Eduardo Silva Palmeira
• Verônica Yumi Kataoka
Fernanda Celestino de Souza Meneguello AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DA CAPES E DO ENEM • Klinger Teodoro Ciríaco - FCT/UNESP-PP
Daniela Alves da Silveira Moura AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: REFLEXÕES ACERCA DOS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS • Matheus Henrique Damasceno
• Mayara dos Santos Pereira
• Carla Raiane Silva Santos
• jormana raquel rodrigues vieira
Eva Aparecida de Gois Caio AVALIAÇÕES EXTERNAS E CONSEQUENCIAS COMUNS NA PRÁTICA EDUCATIVA E NO ENSINO DA MATEMÁTICA  
Monica Karrer BASE NO PLANO: UM ESTUDO DE EXPLORAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS DESENVOLVIDO EM UM AMBIENTE DINÂMICO • Tiago Estrela de Oliveira
Hudson William da Silva BREVE ANÁLISE DA PESQUISA COM JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA  
Mirla Braz Braga - UECE BREVE RECORTE HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ: A GÊNESE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UECE • Ana Maria Silva Guedes - UECE
Ilisandro Pesente CALCULADORAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO DIDÁTICO EM UM CURSO EAD DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES • Clarissa de Assis Olgin
JUAN CARLO DA CRUZ SILVA CALCULANDO ÁREAS E VOLUMES: DO MÉTODO DE EXAUSTÃO AO PRINCÍPIO DE CAVALIERI • Francisco do Nascimento Lima
• Cristiane Carvalho Bezerra de Lima
Patrícia Terezinha Cândido CAMINHOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARTE E DA MATEMÁTICA  
Salete Maria Chalub Bandeira CAMINHOS TRILHADOS PARA UMA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES CEGOS NO ENSINO MÉDIO  
Jéssica Maria Oliveira de Luna - UERJ CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL • ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA FREITAS - UERJ
Maycon Odailson dos Santos da Fonseca CARACTERIZAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE TAREFAS MATEMÁTICAS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL • André Luis Trevisan
GRACE DÓREA DOS SANTOS BAQUEIRO CARACTERIZADORES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES MATEMÁTICOS • Anailza da Silva Cazumba
• Ana Teresa Ferreira dos Santos
• Gabriele Souza de Carvalho
• Jadna Araujo de Oliveira
Flávio de Ligório Silva CARÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA LICENCIADOS EM CORRENTE/PIAUÍ  
Maria Laura Magalhães Gomes CARLOS GALANTE E SUAS MEMÓRIAS: ASPECTOS DA HISTÓRIA DE FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA  
Rosicacia Florêncio Costa CARTOONS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES • Daise Lago Pereira Souto
Tiago Pereira CATEGORIZANDO AS PESQUISAS ACERCA DE GEOMETRIA DOS FRACTAIS VIA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS • Fábio Alexandre Borges
Célia Regina Roncato CENÁRIO INVESTIGATIVO DE APRENDIZAGEM COMPONDO A AUTONOMIA DE VIDA DE APRENDIZES • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
NADIA CRISTINA PICININI PELINSON CENÁRIOS PARA IVESTIGAÇÃO:POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA PARA JOVENS CAMPESINOS  
Thaís Conconi Silva CINEMA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES : A TRAJETÓRIA DE RENÉ DESCARTES PELO NEORREALISTA ROBERTO ROSSELLINI  
Daiana Zanelato dos Anjos CÓDIGO MATEMÁTICO UNIFICADO: DA DEFINIÇÃO ÀS DIFERENÇAS SEMIÓTICAS NA CONVERSÃO DA TINTA AO BRAILLE  
DOUGLAS GONÇALVES DA SILVA COMO A FILOSOFIA DA MATEMÁTICA ME AJUDOU A SER OUTRO PESQUISADOR  
CHRISTIANE MILAGRE DA SILVA RODRIGUES COMO O SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN APRENDE MATEMÁTICA?  
Rosemary Barbeito Pais - PUC-RJ COMPETÊNCIAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA  
Alexandre Terdiman Lerman - PUC-SP COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: REFLEXÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA CONSCIENCIOSIDADE • Ana Lúcia Manrique
Jessica Laiz Sena do Carmo CONCEITO DE MILIEU: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • Rubens Vilhena Fonseca
ALMIR PEREIRA DE MOURA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS • Marilene Rosa dos Santos
Maridete Brito Cunha Ferreira CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE PROVAS E DEMONSTRAÇÕES GEOMÉTRICAS EM UMA UNIVERSIDADE NO ESTADO DA BAHIA  
Luzia Maya Kikuchi CONCEPÇÕES DE ERRO E CONTRATO DIDÁTICO NA ESCOLA: EM QUE A TEORIA E A TECNOLOGIA PODEM AJUDAR? • Wanessa Aparecida Trevizan
MARTA ÉLID AMORIM CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE DEMONSTRAÇÕES E PROVAS • Ruy Cesar Pietropaolo
FLAVIA POLLYANY TEODORO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES A RESPEITO DA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA QUE LECIONARAM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA • Amauri Jersi Ceolim
Edna Mataruco Duarte CONCEPÇÕES DE TICS, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTIMA E PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD • Laura Marisa Carnielo Calejon
RONALDO CARDOSO DA SILVA CONFECÇÃO DE ARTESANATOS INDÍGENAS: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA • Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ
Josiane Aparecida Miranda Rafael CONHECENDO O FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IF SUDESTE MG: UMA ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA • Paula Reis de Miranda
Rita Lobo Freitas - PUC-SP CONHECIMENTO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA  
Rodrigo Lacerda Carvalho CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS • Jose aires de castro filho
• Dennys Leite Maia
Rosinalda Aurora de Melo Teles CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO • luciana ferreira dos santos
Marília Zabel CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE  
Jacqueline Oliveira de Melo Gomes CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS ANALISADOS EM UM PROCESSO FORMATIVO  
Daniela Jéssica Veroneze CONSENSOS E DISSENSOS ENTRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR • Arnaldo Nogaro
• FERNANDA LEVANDOSKI DA SILVA
• simone fátima zanoello
Adlai Ralph Detoni CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O CORPO MOVENTE E O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO • JOSÉ MILTON LOPES PINHEIRO
Simone Alves Côrtes CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR PELO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS • CRISTIANO ALBERTO MUNIZ - UNB