Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Lidiane Pereira de Carvalho PROTAGONISMO JUVENIL: UMA VIVÊNCIA DA ESCOLA PARTICIPATIVA • Otai José santos
• SUEDY SANTOS DE AZEVEDO
• Lucelma Pereira de Carvalho
EDNALDO JOSE LEANDRO PROVAS MATEMÁTICAS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO • Antonio Luis Mometti
Fernanda Silva Rocha QUAIS SITUAÇÕES SÃO PRIORIZADAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ELABORAR SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS? • Wilson Souza Costa Júnior
• Ana Paula Perovano dos Santos Silva
Liliana Quintero López - UFABC QUAL A CONCEPÇÃO DE MEDIDA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA • Francisco José Brabo Bezerra
Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF QUE “TÉKHNE” É ESTA DA “TICA” DA “ETNOMATEMÁTICA”?  
Joseli Almeida Camargo QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS IMBRICADAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES • Celia Finck Brandt
MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA QUESTÕES SOBRE NUMERAMENTO-LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NA AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA NO MATO GROSSO DO SUL  
Taianá Silva Pinheiro RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: ANÁLISE DE ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO 5° ANO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA • IRLENE SILVA DE ALMEIDA
• FARAILDES SILVA DE SOUZA
• Sandra Maria Pinto Magina
LAÍS MARIA COSTA PIRES DE OLIVEIRA RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM UM PROBLEMA ENVOLVENDO RELAÇÕES DE PROPORCIONALIDADE: ASPECTOS EVIDENCIADOS NA COP-PAEM  
Alexandre Ramon de Souza RAZÃO ÁUREA E APLICAÇÕES: A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI E A ESPIRAL ÁUREA  
Soraia das Neves Barros RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES: VOZES DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA • Karla Cristina Fontelles Gueiros
• MARITA DE CARVALHO FRADE
• Maria Dulce Gonçalves de Matos
ROSANE CORDEIRO RAFAEL REDUÇÃO DA NÃO APROVAÇÃO EM CÁLCULO: INTERVENÇÕES REALIZADAS POR UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS • Marco Antônio Escher
Wellington Piveta Oliveira REFERÊNCIAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO  
Pedro Paulo Souza Rios REFLEXÕES A PARTIR DO ERRO NAS AVALIAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL • Andre Ricardo Lucas Vieira - UNEB
MARCELA SANTANA SANTOS REFLEXÕES DE BOLSISTAS SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID • SANDRA APARECIDA FRAGA DA SILVA
Everton José Goldoni Estevam REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ANALISAR UMA TAREFA ESTATÍSTICA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA ENVOLVENDO A TRANSNUMERAÇÃO • Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino
Rosangela de Souza Jorge Ando REFLEXÕES DE UM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO ENVOLVENDO QUESTÕES DO ENEM SOBRE FUNÇÕES • VERA MÔNICA RIBEIRO
JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA  
Francisco Aureliano Vidal REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ABORDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA E DOS NÚMEROS COMPLEXOS • Baldoino Sonildo da Nóbrega
• Felinto Antonio Furtado Neto
• Francisco das Chagas dos Santos Moura
• Washington Benicio Gonçalves Vieira
• Geraldo Herbetet de Lacerda
Bruna Sordi Rodrigues REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DE PIAGET NO TRABALHO COM A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS • Camila de Araujo Cabral Romeiro
• Fernando Rodrigo Zolin
• Marcelo Salles Batarce - UEMS
Milton Rosa - UFOP REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A MODELAGEM • Daniel Clark Orey - UFOP
RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA  
SOFIA MARINHO DA NATIVIDADE REFLEXÕES SOBRE EPISÓDIOS DE AULA ENQUANTO METODOLOGIA PARA ESTUDOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA • WEDESON OLIVEIRA COSTA
JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DO PROFESSOR • Evonir Albrecht
Francisco José Brabo Bezerra REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA • FRANCISCO ERIVALDO RODRIGUES GOMES
• Caroline Miranda Pereira Lima
DANIELLA CRISTINA SILVA DOS SANTOS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA RELAÇÃO AO SABER MATEMÁTICO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL • LUCIANA SILVA DOS SANTOS SOUZA
Mariana Silva Mendonça REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APREDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL • Rogério Fernando Pires
Dorival Rodrigues da Rocha Junior - UFRJ REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM PROBLEMAS HISTÓRICOS E SUA RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR • Magno Luiz Ferreira
ANA MARY FONSECA BARRETO DE ALMEIDA - IFF REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE POLINÔMIOS USANDO APLICATIVOS EM TABLETS • Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto
CARLA LARISSA HALUM RODRIGUES REGISTROS FIGURAIS EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIA: INFLUÊNCIA NA APREENSÃO OPERATÓRIA • MARIANA MORAN
hosana de fátima melo da silva - UECE RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR: UMA BREVE DESCRIÇÃO HISTÓRICA E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR • Verusca Batista Alves - UECE
• ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE
Edson Ferreira da Costa Junior RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA: ANTES E DEPOIS DE PARTICIPAR DE UM CURSO DE EXTENSÃO • Ana Carolina de Paula Gon‡alves
• Tayssa Tieni Vieira de Souza
• KARLY BARBOSA ALVARENGA
L’nio Fernandes Levy - UFPA RELAÇÕES ENTRE A FILOSOFIA DEWEYANA E O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS • Edílson Cabral de Souza - UFPA
Zulma Elizabete de Freitas Madruga - PUC-RS RELAÇÕES ENTRE MODELAGEM E COGNIÇÃO: INTERLAÇAMENTOS POSSÍVEIS  
Jader Gustavo de Campos Santos RELAÇÕES ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA DO PARANÁ • Línlya Sachs
angélica novaes de assis RELAÇÕES TRIGONOMETRICAS NO TRIANGULO-RETÂNGULO: A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SENO, COSSENO E TANGENTE COMO UMA RELAÇÃO NO ÂNGULO AGUDO POR MEIO DE MATERIAL MANIPULATIVO.  
Jayme do Carmo Macedo Leme - PUC-SP REPRESENTAÇÕES DA DERIVADA E A APRENDIZAGEM • Sonia Barbosa Camargo Igliori
Larissa Corrêa REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE PRODUTOS NOTÁVEIS • Ana Carolina Lopes de Melo
• Claudete Cargnin
• Silvia Teresinha Frizzarini
RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS • Juliana Azevedo Montenegro
• Marilena Bittar
Rosimeire Martins dos Santos REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA • Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
Evanilson Landim Alves - UFPE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA • Lícia de Souza Leão Maia
• Wilma Pastor de Andrade Sousa
Douglas Santos Silva - UFPI REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE REPROVAÇÃO EM MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA • Evanilson Landim Alves - UFPE
Danielle Avanço REPRESENTANDO DISTINTAS SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS DE DIFERENTES NÚMEROS DE ETAPAS DE ESCOLHA • RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA
• Juliana Azevedo Montenegro
Charles Soares Pimentel - UNIRIO RESGATE, REFORÇO E RETORNO PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE  
Walter Aparecido Borges RESOLUÇÃO DE ATIVIDADE COM FUNÇÃO LOGARÍTMICA POR ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: A ENUNCIAÇÃO E A AJUDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM • Maria Helena Palma de Oliveira
Antonio Sergio Abrahao Monteiro Bastos RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADOS A DERIVADAS: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZANDO A ANÁLISE DE ERROS • Erica Marlúcia Leite Pagani
EDLENE CAVALCANTI SANTOS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS- UM ESTUDO COMPARATIVO EM PROCESSOS COGNITIVO E DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES  
Marília Prado RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: RALI MATEMÁTICO NUMA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA • Ana Paula Jahn
Evandro Tortora RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS: UM ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE FIGURAS PLANAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • NELSON ANTONIO PIROLA
Helena Tavares de Souza RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E A REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA • Paulo Ferreira do Carmo
• Maria Rosana Soares
Sandra Alves de Oliveira RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ENCONTROS FORMATIVOS DA ACIEPE E NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: CONSTRUINDO AS POSSIBILIDADES  
Lucilene Lusia Adorno de Oliveira RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS OU AUTORIA DE SITUAÇÕES PROBLEMA? • Clélia Maria Ignatius Nogueira
Jessé Valério de Paulo RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, HABILIDADES E A MATEMÁTICA ESCOLAR: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS  
Luiz Carlos Leal Junior RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SIGNOS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS • Lourdes de la Rosa Onuchic
Ricardo Gonçalves RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES DEFINIDAS POR VÁRIAS SENTENÇAS • NORMA SUELY GOMES ALLEVATO - UNICSUL
Esther Maria Freixedelo Martins RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DA CATEGORIA ISOMORFISMO DE MEDIDAS, POR ALUNOS DE 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÃO E ANÁLISE.  
Diego Pereira de Oliveira Cortes - UFOP RESSIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE FUNÇÕES:UM ESTUDO MISTO PARA ENTENDER AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DIALÓGICA DA ETNOMODELAGEM • Milton Rosa - UFOP
• Daniel Clark Orey - UFOP
Geovana Raquel Pereira da Silva RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA FINAL SOBRE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL • Luana Cardoso da Silva
• Cristiane Fernandes de Souza
LEANDRO FREDERICO DA SILVA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA - UNB
• Andreza Fiorini Pérez Rivera
• MAURICIO RESENDE RODOVALHO
• HELMA SALLA
• Edimar Correa e Silva
José Lucas Silva Andrade REVISTA ZETEKITÉ: MAPEAMENTO DOS ESTUDOS CIENTÍFICOS QUE TRATAM DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA • Sivonaldo de Melo Sales