Relatos

TÍTULO NOME DO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
MODELAGEM MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE: O APROVEITAMENTO DA ÁGUA DO AR-CONDICIONADO NO AMBIENTE ESCOLAR Karina Dezilio • Willian Bellini
MODELAGEM MATEMÁTICA E PESQUISA OPERACIONAL: UMA POSSIBILIDADE Tiago Weingarten • Rodrigo Dalla Vecchia
MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESPIRAL DE ERVAS LUCAS PENTEADO  
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE SALAS DE CINEMA ELIDA MAIARA VELOZO DE CASTRO • Michele Regiane Dias Veronez
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O TAMANHO DO PÉ Elise Cândida Dente • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
• Marli Teresinha Quartieri
MODELAGEM MATEMÁTICA: FUNÇÃO AFIM E CORRIDA DE TÁXI Victor Hugo dos Santos Araújo • Elisângela Bastos de Melo Espindola - UNESA
MODELANDO AS EMBALAGENS: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA MARCIVALDO SANTOS CANTUARIO • JALAUENNE DOS SANTOS SOBRINHO
MODELO MATEMÁTICO DA CURVA DE REVOLUÇÃO DE UMA TAÇA Paulo Beserra de Araújo Júnior • Eliana Gomes de Oliveira
MODELOS DE ORÇAMENTOS FAMILIARES NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA Érick Macedo Carvalho • leonardo lira de brito
MOVIMENTOS FORMATIVOS A PARTIR DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO Danusa de Lara Bonotto • MORGANA SCHELLER
• Valderez Marina do Rosário Lima
NA TRILHA DA SOMA DOS NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS: CONSTRUINDO UM ALGORITMO Débora Eloísa Nass Kieckhoefel  
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOBRE O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DE ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO Adenilse Silva de Jesus • REJANE RIGGO DE PAULA - UNEMAT
• Cicero Manoel da Silva
• Maurivan Barros Pereira
• CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS - UNEMAT
NÍVEL DE CONHECIMENTO, DA MATEMÁTICA FINANCEIRA, DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (7° E 8° ANO) Tiago Barbosa da Silva • ERIK DE ARAÚJO DELMIRO
NO CURSO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA, A ESCRITA DE NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA Wanderleya Nara Gonçalves Costa  
NOÇÕES TOPOLÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNÍCIPIO DE MANAUS, AMAZONAS. Erilúcia Souza da Silva  
NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FEIRA DE SANTANA: 10 ANOS DE COLABORAÇÃO, PESQUISA, ESTUDOS E TROCAS Cremilzza Carla C. F. Souza • LARISSA BORGES DE SOUZA LIMA
• ANA VIRGINIA DE ALMEIDA LUNA - UEFS
NÚMERO RACIONAL NA FORMA FRACIONÁRIA: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE DIFERENTES SIGNIFICADOS Meline Nery Melo Pereira • Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa
• Jamerson dos Santos pereira
O ÁBACO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UM CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA Lissa Nareli dos Reis Portela  
O ÁBACO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA ANTONIO CERINO  
O BINGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Naiara Aparecida Ribeiro - UENP • Rafael Marques Pinheiro - UENP
• Willian Damin
O BRINQUEDO NOVO DE JOÃO: A CALCULADORA E O ENSINO DA MATEMÁTICA. EDUARDO VIANNA GAUDIO  
O CICLO INVESTIGATIVO COMO RECURSO À APRENDIZAGEM ESTATÍSTICA: UM ENFOQUE NO PENSAMENTO ESTATÍSTICO MARIO DE SOUZA SANTANA  
O CLÁSSICO... A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA... E O PIBID – IFC Patrícia de Souza Fiamoncini • Taise Kock
• MARIZOLI REGUEIRA SCHNEIDER
• Ruy Piehowiak
O CONCEITO DE ÁREA DE TRIÂNGULOS: A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO ENVOLVENDO A CONVERSÃO ENTRE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO Verônica Yumi Kataoka • Caio Sérgio Oliveira Xavier
• Aida Carvalho Vita
• Eduardo Silva Palmeira
O CONSTRUCIONISMO E O USO DO SCRATCH Fernanda Schuck Sápiras • Rodrigo Dalla Vecchia
O CURSO DE MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM DESTAQUE Bruna Larissa Cecco • Cláudia Maria Grando
• Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
• Rosemari Ferrari Andreis
O DESAFIO DA ÁGUA:UMA EXPERIÊNCIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Ceily Cristina Bizerra de Almeida • ELAINE CRISTINA DELELLO RIBEIRO DA COSTA
• Zilmar Maria Dias Mendes
• Priscila Domingues de Azevedo Ramalho
O ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DO JOGO BANCO IMOBILIÁRIO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TURMAS DE 6º E 7º ANOS Luan Martins de Oliveira  
O ENSINO DA TEORIA DE FUNÇÕES POR MEIO DA DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Ayrton Araujo Kiill • Lucas Dechem Calanca
O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE ALGUMAS FIGURAS POR MEIO DO GEOGEBRA Jeferson Ramos dos Santos • ROSEFRAN ADRIANO GONÇALES CIBOTTO
O ENSINO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Geralda de Fatima Neri Santana • Marcelo Carlos de Proença
O ENSINO DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL I: LIVROS PARADIDÁTICOS, CULINÁRIA, JOGOS E TECNOLOGIAS. Tamires Pastore Bernardi - PUC-CAMP • MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID
O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE ESTUDO DE AULA CAROLINA CORDEIRO BATISTA  
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE EJA: A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PATRICIA BASTOS DE ALBUQUERQUE - UNEAL • Nayany Ferreira Barros
• Harlley Thaynara Marques de Lima
• Audálio Lúcio Wanderlei Neto
• fernando jorge siqueira cavalcante - UNEAL
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA TURMA DE PEDAGOGIA Rozimeire Soares de Oliveira Porto • HELDER LIMA SILVA
• Antonio Vital da Silva Júnior
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: DA ANÁLISE DE ERROS DE ALUNOS À ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULAS QUE CONTEMPLEM A UTILIZAÇÃO DE LOUSAS DIGITAIS Elaine Eskildssen Melhado - UTFPR  
O ENSINO DE MEDIDAS: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINA PEDAGÓGICA FRANCISCO CLEITON SOARES BARBOSA • Renata Freire de Oliveira - UFRN
• Rubens Trindade Neto
O ENSINO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS POR MEIO DE JOGOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO Rosivan Souza Reis • Yan Caldas dos Santos
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Sandra Albano da Silva • Alessandra Lima de Moraes Mantovani
• Adriana Cozim de Oliveira Lima
O ESTÁGIO CURRICULAR E OS EFEITOS NA FORMAÇÃO DOCENTE KÉLITON JOSÉ DA MATTA CALHEIROS • Heriléa Mattos da Costa
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG - JUSSARA: REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Renata da Silva Matos  
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: VIVENCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES LOURIMARA FARIAS BARROS ALVES • ALEXANDRE PEREIRA SOUSA
• JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS E SUA RELEVÂNCIA PARA O PROFESSOR LICENCIADO EM MATEMÁTICA José Elyton Batista dos Santos  
O ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM, ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS NA CINEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR Aline Mauricio Barbosa • RAFAEL CORREA CASTILHO
O ESTUDO DOS PADRÕES GEOMÉTRICOS NA IGREJA DA SÉ: PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SIMETRIA NAS FAIXAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Rafaela da Silva Ferreira  
O EXPERIMENTO “ESTRADAS PARA ESTAÇÃO” NO ENSINO-APRENDIZADO DA GEOMETRIA PLANA VILMAR COSTA SILVA  
O HÁBITO DE BRINCAR E O CONHECIMENTO GERADO: UMA PERSPECTIVA DE ENSINAR POR MEIO DE JOGOS Veronice Maria Kawalek • RENATA DA SILVA DESSBESEL
O JOGO AVANÇANDO COM O RESTO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE DIVISÃO Hugo Leonardo Lopes Costa - UFU • Vítor Martins do Carmo
O JOGO DAS RETAS NO PROJETO EDUCAÇÃO SEMIÓTICA EM PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E INTERCULTURAIS Meyrison Leandro Lima Soares • Fernanda Brandalise
• Isabelle Alves Trobia
• José Trobia
O JOGO DE DOMINÓ COMO METODOLOGIA PARA A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL Rayara Barroca Silva • MARCELA SANTANA SANTOS
• Ariel Wesley Soares
• Sheila Mara Silva dos Santos
O JOGO: UM RELATO DE SUAS POTENCIALIDADES COMO MATERIAL CURRICULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES JULIANI PALMEIRA QUADRELLI DUTRA • Jeanemaira Guidotti Cavalaro
• Zionice Garbelini Martos Rodrigues
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEMS/DOURADOS Helena Alessandra Scavazza Leme • Maristela Missio
• LUCAS SILVA DE FREITAS - UEMS
• Renan Morel de Sena
• Elisangela Melgarejo Deniz
• leandro vieira lima
O NÚMERO DE OURO E SUAS APLICAÇÕES NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA José Romero da Silva Costa • Rômulo Alexandre Silva
O NÚMERO DE OURO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO Veridiana Rezende • Marcia Boiko dos Santos
• Claudete Cargnin
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA REJANE RIGGO DE PAULA - UNEMAT • CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS - UNEMAT
O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE RESULTADOS: AS INTERVENÇÕES DE UMA ESCOLA PARA MELHORAR O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA LEONARDO ALVES FERREIRA  
O PIBID E A DESCOBERTA DA SALA DE AULA Crislayne Raquel Santana França • Renata Carolaine Ribeiro da Silva
• Jose Wagner de Jesus Santana
O PIBID E A MATEMÁTICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM ALUNOS DE UM SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB  
O PLANEJAMENTO COLETIVO E A PRÁTICA EM UMA SALA DE AULA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ATIVIDADE SOBRE CONTAGEM Débora Reis Pacheco • Suzete de Souza Borelli
• Adriana Silva Santos
• Adriana Rodrigues Cunha
O PLANEJAR COLETIVO NOS ENCONTROS DO PNAIC: MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGENS Lenir Tomazeli • Rute Cristina Domingos da Palma