Relatos

TÍTULO NOME DO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES COM O GEOGEBRA ANDREZA CASTRO RIBEIRO • Roselene Alves Amâncio
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: (RE)SIGNIFICANDO O CONTEÚDO DA DIVISÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Lucas Aparecido de Castro Oliveira - UFU • Leonardo Donizette de Deus Menezes
CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Carla Marcela Spannenberg Machado dos Passos • Milena Schneider Pudelco - UFPR
CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O USO DE ORIGAMIS Milena Schneider Pudelco - UFPR • Carla Marcela Spannenberg Machado dos Passos
CRENÇAS, ATITUDES E EMOÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Francisco Ronald Feitosa Moraes - UFC • Paulo Meireles Barguil
• Francisco Rômulo Feitosa Moraes
CRIAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBIC-JR Ana Catarina Cantoni Roque  
DA EXPERIÊNCIA COMO ALUNO À DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA FABÍOLA BARCELOS RISSO • Rosana Martins Mattiuzzi dos Santos
• Danielli Veiga Carneiro Sondermann
• Wendel Alexandre Albino Macedo
DA VERTICALIZAÇÃO AO TRABALHO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE AS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA ANA PAULA RANGEL DE ANDRADE • Mônica Souto da Silva Dias
• Mylane dos Santos Barreto
DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: VOZES DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Genielson de Jesus Nasaré Mendes • Jasmines Fernandes Chaves
• Giselle de Jesus Pereira Soares
• Déa Nunes Fernandes
DAS REPRESENTAÇÕES ESPONTÂNEAS PARA A LINGUAGEM MATEMÁTICA CONVENCIONAL: ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA  
DEFINIÇÃO CLÁSSICA E DEFINIÇÃO FREQUENTISTA DE PROBABILIDADE: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA Polion Barboza de Souza e Silva Pereira • Geovana ferreira do Nascimento
• Gabriel de Amaral Sibo
• Amari Goulart
DESAFIOS DA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TATIANA LAIZ FREITAS DA FONSECA DE OLIVEIRA  
DESAFIOS E ANGÚSTIAS NA PRÁTICA DOCENTE COM ALUNO SURDO Marcos Moraes Guimarães  
DESAFIOS NA COMPREENSÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E LINGUAGEM VERBAL Thiago Henrique das Neves Barbosa  
DESCOBRINDO A BASE MÉDIA DO TRAPÉZIO: O GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A EJA ELIZA SOUZA DA SILVA • Jeane do Socorro Costa da Silva
DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO POPULAR E ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Vanessa Silva da Luz • CELIANE COSTA MACHADO
• Elaine Corrêa Pereira
DIMENSIONANDO O CONDICIONAMENTO DE LIXO EM UM CONDOMÍNIO: UMA EXPERIÊNCIA DE FUTUROS PROFESSORES COM MODELAGEM Mariana Lima Vilela • BRUNO MONTEIRO DE CARVALHO ALMEIDA
DISCUSSÕES E REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA E PESQUISADORA EM UM GRUPO DE TRABALHO Elaine Cristina Braga Ovando  
DISCUTINDO A MAIORIDADE PENAL EM SALA DE AULA NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa • SOFIA MARINHO DA NATIVIDADE
DOCÊNCIA: UM CAMINHO ENTRE TEORIA E PRÁTICA JOALDO SILVA DOS SANTOS • José de Aquino Santos
• HELDER LIMA SILVA
E A MATEMÁTICA! CADÊ? Elisete Gumz Cipriani  
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR Adriana Pereira dos Santos • Maria Elisabette Brisola Brito Prado
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO: É POSSÌVEL? Marinela da Silveira Boemo • Liane Teresinha Wendling Roos
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR MEDIADA POR TECNLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Denise Ritter - UNIFRA • Luana Pereira Villa Real - UNIFRA
• Ana Marli Bulegon - UNIFRA
EDUCAR PELA PESQUISA: O CASO DAS PEQUENAS PROFESSORAS Luciano Sant Ana Agne  
EFEITOS DE UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU Mário Marcos Araújo Moreno • Adriano Santos Lago
ENGENHARIA DIDÁTICA: O ESTUDO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL PELO PROCESSO FARMACOLÓGICO NO ORGANISMO Grasiella Vieira • Fabiana Policarpo
ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO Maylza Belizário dos Santos • Vanessa Salustiano Amâncio
• JOSEFA SIRLENE BELO DA SILVA - UNEAL
• CAMILA LIMA DA COSTA
• Leila Kely dos Santos da Paz
• João Ferreira da Silva Neto
ENSINO DA GEOMETRIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF Tainá Luara Ferreira Salles - UNB • Rubens Carlos Viriato Júnior - UNB
ENSINO DA MATEMÁTICA: FALHAS E INSUCESSOS Janaina Isabela de Jesus • Elizandra de Sousa Barroso
• Daniela Alves da Silveira Moura
ENSINO DA MATEMÁTICA: RELATANDO E REFLETINDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Bruno Vieira de Menezes • Fábio Henrique Gonçalves Conceição
ENSINO DE ÁLGEBRA NO 8O ANO E A GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES: RECONHECENDO PARTES DO TODO Flávia Christiane do Nascimento Regis • Teresinha Fumi Kawasaki
ENSINO DE FRAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM O FRAC-SOMA 235 Elvis Medeiros de Melo - UFRN • CLÉSIA JORDÂNIA NUNES DA COSTA - UFRN
• Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
ENSINO DE FRAÇÕES EQUIVALENTES ATRAVÉS DE DOBRADURAS Karina Costa do Nascimento • Isabela Alcantara do Nascimento
• Deumara Galdino de Oliveira
ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA AUXILIADO POR SOFTWARE Marcelo Batista de Souza  
ENSINO DE GEOMETRIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS Bruna Albieri Cruz da Silva • Aline Pereira Ramirez Barbosa
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PESSOAS EM PRIVATIVA DE LIBERDADE Analice Oliveira Simões • Jorge Costa do Nascimento
ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM UTILIZAÇÃO DE GEOPLANOS NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA SANDRA APARECIDA FRAGA DA SILVA • Lauro Chagas e Sá
• SABRINE COSTA OLIVEIRA
EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU: UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE PROCEDIMENTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Carlos Eduardo Petronilho Boiago • Gislaine Sebastiana Gondim Cruz - UFU
• Odalea Aparecida Viana - UFU
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA Lucas Ferreira Gomes - UTFPR  
ESCRITA NUMÉRICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS PARA AS CRIANÇAS AURINETE BARBOSA FERREIRA MELO • MARIA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES CAMPOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ALEMANHA Malcus Cassiano Kuhn  
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EJA: UMA ABORDAGEM SOBRE PERFIS E METODOLOGIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon • Jéssica Mistura Zanon
• Pedro Henrique Milagre
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE Thais Michele Martires • Fabricia de Carvalho Paixão
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO COM QUEBRAS DE PARADIGMAS E CONSTRUÇÕES DIDÁTICAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DE DOIS PROFESSORES Tiago Lino Bello • Cleilton Leandro da Silva
ESTUDO DAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE RETAS COM O USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA YARA PATRÍCIA BARRAL DE QUEIROZ GUIMARAIS • ADILSON LOPES DE OLIVEIRA - CEFET-MG
• Christiano Otávio de Rezende Sena - CEFET-MG
ESTUDO DE INEQUAÇÕES VIA SOFTWARE APLUSIX: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 1º ANO DE MATEMÁTICA Wilian Barbosa Travassos • Daiane Daniele Gaioski de Lima
• Veridiana Rezende
ESTUDO EM DISCALCULIA Jeanne Denise Bezerra de Barros - UERJ • ClÁudia Ferreira Reis Concordido
EXPERIÊNCIA-AÇÃO: RELATO DE UMA FORMA POSSÍVEL DE (DES)AULA EM AMBIENTE DE SÓCIO-EDUCAÇÃO João Marcos Marques Machado • Bruna Sachet
• GUILHERME VIER
• KAONI CHER OLIVEIRA KENNE
• MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO - UFRGS
EXPERIÊNCIAS COM USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL CRISTIANE SIQUEIRA DE MACEDO NOBR  
EXPERIÊNCIAS DE ENSINO JUNTO A UM ESTUDANTE CEGO: DA TUTORIA À SUA PRÁTICA DOCENTE Franksilane Gonçalves Camelo • Maria de Fátima Dias da Silva
• Camila Tenório Freitas de Oliveira
• Silvânia Cordeiro de Oliveira - PUC-MG
EXPERIMENTAÇÃO E A PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA: ESTEQUIOMETRIA E AJUSTE DE CURVAS JANAINA DE CASTRO BRISOLA • Juliana Maria Telles Matta Avanci - PUCPR
• WALÉRIA ADRIANA GONÇALEZ CECILIO
EXPERIMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO Cristiane Machado Pereira Felício  
EXPLORANDO CURVAS PLANAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DA GEOMETRIA DINÂMICA: UMA EXPERIÊNCIA COM UM GRUPO DE ALUNOS Caroline Conrado Pereira • Charles Bruno da Silva Melo
EXPLORANDO O APRENDIZADO DOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. FRANCISCA BRUM TOLIO - UNIFRA • Eleni Bisognin - UNIFRA
EXPLORANDO O JOGO LABIRINTO DOS DECIMAIS: O RECORTE DE UMA EXPERIÊNCIA Anielle Glória Vaz Coelho • Fabiana Fiorezi de Marco - UFU
EXPLORAR E INVESTIGAR NA EJA Geraldo Borges Martins Neto • Adriana Aparecida Molina Gomes
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PROJETO TUTORES PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA Camila Molina Palles • Dayane Carolina Gonçalves
• Ludmila Ariel Torquato
FÁBRICA DE MATEMÁTICA: UM PROJETO MUITO ALÉM DO ENSINO! MÁRCIA VALÉRIA AZEVEDO DE ALMEIDA RIBEIRO • ANA MARY FONSECA BARRETO DE ALMEIDA - IFF
• Mônica Souto da Silva Dias
• Mylane dos Santos Barreto
FAZERES PEDAGÓGICOS E INVESTIGATIVOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI