Relatos

TÍTULO NOME DO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
PULSEIRINHAS DE ELÁSTICOS COLORIDOS: UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI DE UMA BRINCADEIRA A UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA Maria Edwirgem Ribeiro da Silva  
QUADRO TRIGONOMÉTRICO: O USO DO SOFTWARE R.E.C NO ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO CICLO TRIGONOMÉTRICO ANDRE L M DRABACH - UFPR  
RAZÕES ENTRE ELEMENTOS DE FIGURAS SEMELHANTES: APPLETS CRIADOS NO GEOGEBRA Paola Martins Siqueira • Gloria Maria de Souza Pessanha Teixeira da Silva - IFF
REFLEXÃO E CRIAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Kelly Kett Sacardi  
REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR Gabriela Dutra Rodrigues Conrado • JANAINA MIDORI HIRATA
• SANDRA HUNSCHE
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO A PARTIR DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO RONALDO BORGES • Luize Ariene Alves de Vasconcelos
• JAILSON JOSÉ LOURENÇO
• Edinalva da Cruz Teixeira Sakai
• KELY FABRICIA PEREIRA NOGUEIRA
• ADRIANE EIDAM
REFLEXÕES E PLANEJAMENTO: OTIMIZANDO O ESTUDO DE ESTATÍSTICA Daniel de Jesus Silva  
REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DO CONCEITO DE HIPÉRBOLE NO ENSINO MÉDIO Nayara Katherine Duarte Pinto • Mariana Lima Vilela
• Fernanda Godoy dos Santos
• NORA OLINDA CABRERA ZUNIGA
REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM SCRATCH NO ENSINO DA MATEMÁTICA Felipe José Rezende de Carvalho - IFPR  
REFLEXÕES SOBRE O DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Fabiane Fischer Figueiredo  
REFORÇO ESCOLAR: UM ALIADO PARA O ENSINO Jessica Carvalho Oliveira • Maria Aparecida Silva Cruz
REGISTRAR PRA QUÊ? REGISTRAR PRA QUEM? Rosana de Fátima Lima • Selene Coletti
RÉGUA E COMPASSO: O AUXÍLIO DOS JOGOS LÓGICOS NAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS Leandro Viana da Rosa - UFRGS • Marilaine de Fraga Sant Ana - UFRGS
RELAÇÃO DO CONHECIMENTO FORMAL E INFORMAL: VALORIZANDO A ETNOMATEMÁTICA Luzitânia Dall\\\'Agnol • Maria Rosana Soares
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. POLIANA MARIA FARIAS DE ARRUDA - FAFIRE • Regina Barreto dos Santos Silva - FAFIRE
• Wanderson Felix Viana - FAFIRE
• Karina Baltar - FAFIRE
• Maria Cristiane Santos Cavalcanti
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRÁTEGIA METODOLOGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. Regina Barreto dos Santos Silva - FAFIRE • POLIANA MARIA FARIAS DE ARRUDA - FAFIRE
• Wanderson Felix Viana - FAFIRE
• Karina Baltar - FAFIRE
• Maria Cristiane Santos Cavalcanti
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO “ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I” Celso Eduardo Brito • Neilson Castro Soares
• Jessica Scheidegger Ferreira
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Márcio Ponciano dos Santos • Maria de Fátima Costa Santos
• Alanne de Jesus Cruz
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A GINCANA DE MATEMÁTICA: O MÁXIMO DIVISOR COMUM Josie Regina Kindler • Carla Francini Fagundes Jacobi
• PAULO ROBERTO RIBEIRO VARGAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DO SISTEMAS DECIMAL A UMA TURMA DE 5º ANO DE UM DISTRITO DE OURO PRETO Talita Valadares • JOSANE GERALDA BARBOSA
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MOBILIDADE: METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA Angélica Ninke • Maria Cristina do Espírito Santo Martins
• SIRLEY LEITE FREITAS
RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS BILÍNGUES Bruna Fagundes Antunes Alberton • Fernando Henrique Fogaça Carneiro
RELOGIO SOLAR DAS CAPITAIS BRASILEIRAS: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM O FUNDAMENTAL Flávio Borges do Nascimento • Tatiane Santos Xavier do Nascimento
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A “FEIRA DO PIBID”: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL Karem Keyth de Oliveira Marinho • Edson Pinheiro Wanzeler
• FABIO JUNIOR DA SILVA CASTRO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O TRABALHO INTERDISCIPLINAR: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA MONSENHOR FURTADO Neiva Daiane Cordeiro Gomes • Francisco Jeovane do Nascimento
• DELMÁCIO MATOS DAS CHAGAS
• ELIZIANE ROCHA CASTRO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO Priscila Nunes dos Santos • Fernanda Zorzi
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: "O MÁGICO MATEMÁTICO" Lucinéia Candido Gonçalves • Ceily Cristina Bizerra de Almeida
• Francisleine Garcia Ferreira
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE SUGERIR BRINQUEDOS Gabriella Pizzolante da Silva • Priscila Domingues de Azevedo Ramalho
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS À TEORIA DE GRAFOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Daniel da Rosa Mesquita • Marilaine de Fraga Sant Ana - UFRGS
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PARA PENSAR SOBRE OS EQUÍVOCOS COMETIDOS POR ESTUDANTES Keli Cristina Conti • CONCEIÇÃO APARECIDA CRUZ LONGO
RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS: ESTREITANDO A DISTÂNCIA ENTRE A PESQUISA E A SALA DE AULA Adeilson Pereira da Silva  
RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA Simone Nunes Vieira Garcia • Anielle Glória Vaz Coelho
• Bruno Tizzo Borba
• Rosana Sueli da Motta Jafelice
SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ESCRITA, NA VISÃO DOS(AS) FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA AO VIVENCIAREM O PIBID Gilberto Francisco Alves de Melo  
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SIMETRIA AXIAL USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Karen Gonçalves Britis • PATRICIA CACHO DO NASCIMENTO
• Maria Nazaré de Oliveira
• Cintia Aparecida Bento dos Santos
SKATE DE DEDO E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO ADNIELSON LIMA DA SILVA • Fabiana Pallú
• MARIA LUCIA PANOSSIAN
• Luciana Schreiner de Oliveira
SOFTWARE GEOGEBRA: VÍDEOS TUTORIAIS EM PROL DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO Daiane Leal da Conceição • Michel Hallal Marques
• André Luis Andrejew Ferreira
• Lidiane Maciel Pereira
SOFTWARE “TRUQUES MATEMÁTICOS”: O USO DO CELULAR COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Amanda Soares Bento • VINÍCIUS RIBEIRO GOVEIA
• Francisco José de Lima
SUPERANDO AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS Janete Jacinta Carrer Soppelsa • Arrigo Fontana
TDAH E MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR Maria José Fagundes Barbosa • Joseli Almeida Camargo
TEATRO COMO PRÁTICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Vinícius Borovoy Santana • Gabriela Félix Brião
TEATRO DIDÁTICO: UM DIÁLOGO ENTRE A MATEMÁTICA E ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Hercules Gimenez • Cíntia Débora de Moraes Cinti
TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AÇÃO SIMULADA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA DE COOPERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA KAONI CHER OLIVEIRA KENNE • GUILHERME VIER
• Bruna Sachet
• João Marcos Marques Machado
• MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO - UFRGS
TELEFONE CELULAR INTELIGENTE, UMA MÍDIA A SER CONSIDERADA PARA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. Neuri Schmitz • Marcio Bennemann
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL Carlos Mario Jaramillo López - UDEA • Helber Rangel Formiga Leite de Almeida
• Edison Alberto Sucerquia Vega
TEOREMA DE TALES: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS Renata Arruda Barros • Karen de Melo Freitas Procópio
• RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ
TEORIA DOS GRAFOS: CONCEITOS ELEMENTARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Jonathan Gil Müller • Tânia Baier
TODO DIA É DIA DE MATEMÁTICA Marcia Rosa Flores • Rosana Catarina Rodrigues de Lima
TORNANDO-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA... UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES Isabela Magalhães Kirchmair • Reginaldo Fernando Carneiro - UFJF
TRABALHANDO ÁREAS DE FIGURAS PLANAS MEDIANTE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Fred Augusto Pulz • erika isabel flores
• Cátia Aparecida Palmeira
TRABALHANDO COM O WINPLOT: UM ESTUDO SOBRE AS FUNÇÕES EXPONENCIAIS CLAUDIA REGINA CRUZ COELHO DE JESUS  
TRABALHANDO CONCEITOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE UMA GINCANA: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DE PROCESSOS INVESTIGATIVOS Andressa Tais Diefenthäler • Emanueli Bandeira Avi
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: O PROTAGONISMO DOS ALUNOS DE RECUPERAÇÃO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rosana Prado Biani  
TRIÂNGULOS - IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA Giovanna Mascarenhas Carneiro • GEISA DA COSTA CURY - UFBA
• Leila Muniz Santos
TRIGONOMETRIA, RELAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS CIRCULARES E GRÁFICOS COM A AJUDA DO GEOGEBRA Daniel Rodrigues Topanotti - UFRGS  
TROCANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A BASE QUATRO Patrícia Perlin • Jucilene Hundertmarck
• Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM
UM CATÁLOGO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVA Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
• Matheus Freitas de Oliveira
UM ESTUDO DA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA DO OBJETO DE APRENDIZAGEM COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM Thiago Fragoso Gonçalves • Pâmella de Alvarenga Souza
• Arilise Moraes de Almeida Lopes
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ESTUDO DE ADIÇÃO COM REAGRUPAMENTO POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EDYENIS RODGRIGUES FRANGO - UFF  
UM ESTUDO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS E A TORRE DE HANÓI Suzana Domingues da Silva • Valdete dos Santos Coqueiro
UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO NA FORMA DE VIDA DIGITAL DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS Tatiane Cristine Bernstein • Ieda Maria Giongo
• Márcia Jussara Hepp Rehfeldt