Minicursos

NOME DO AUTOR TÍULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
IVAIL MUNIZ JUNIOR - COLéGIO PEDRO II EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: DESIGN DE TAREFAS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR  
Ana Paula Ximenes Flores EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE A TÉCNICA DE ENTRELACE E GRAFOS  
Ricardo Ferreira Paraizo ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO  
Luciane de Souza Velasque - UNIRIO ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA OS ANOS INICIAIS E FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA E O PROGRAMA COMPUTACIONAL R • Alexandre Sousa da Silva
• Maria Tereza Serrano Barbosa - UNIRIO
Claire Souza da Costa Marques ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA POR MEIO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA • Luana Cerqueira de Almeida
EDUARDO JESUS DIAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA APOIAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA • Marcos Andrei Ota
• Ademir Cenati
• Carlos Fernando de Araújo Jr
VALÉRIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: TEORIA E PRÁTICA ENVOLVENDO PROPORÇÃO DUPLA E MÚLTIPLA • IRLENE SILVA DE ALMEIDA
Luiz Gonzaga Alves da Cunha ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES POR MEIO DE DERIVADAS NO AMBIENTE WEB 2.0: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA E DINÂMICA • JOÃO BOSCO LAUDARES
HELDER LIMA SILVA ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA, DA CULTURA E DOS SABERES. • Rozimeire Soares de Oliveira Porto
• washington santos carneiro
• Antonio Vital da Silva Júnior
• Tamiles da Silva Oliveira
• José de Aquino Santos
Débora Regina Wagner EXPERIMENTANDO MATEMÁTICA E IMAGENS DA ARTE: QUE VISUALIDADES FAZEM PULSAR? • Cássia Aline Schuck
• Claudia Regina Flores
Maria da Conceiçao de Sousa Cipriano dos Santos EXPERIMENTAR TAREFAS MATEMÁTICAS NUM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA  
Francisco Guimarães de Assis EXPLORANDO O MATERIAL DIDÁTICO “PEÇAS RETANGULARES” • Alexsandra Felix de Brito
Clarissa de Assis Olgin EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL • Ilisandro Pesente
Claudia Georgia Sabba FAZENDO ARTE NA MATEMÁTICA: O GEOGEBRA ARQUITETANDO ORIGAMI  
Ana Maria Carneiro Abrahão - UNIRIO FRAÇÕES E DECIMAIS: COMPREENDER PARA ENSINAR RACIONAIS  
LILIAN NASSER FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? • GENECI ALVES DE SOUSA
• MARCELO ANDRÉ ABRANTES TORRACA
• Rafael Filipe Novoa Vaz
• Magno Luiz Ferreira
Josélia Euzebio da Rosa FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL QUE ORIENTAM O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE ORIENTADORA E DA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA • Ana Paula da Silva Galdino
• Cristina Felipe de Matos
• SANDRA CRESTANI
Gabriel de Souza Pnheiro GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES: EXPLORANDO CONCEITOS E PROPRIEDADES COM O DESENVOLVIMENTO DE APPLETS NO GEOGEBRA • Joseide Justin Dallemole
• Jussiê dos Santos Matos
Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria - UNESP - RIO CLARO GRANDEZAS PROPORCIONAIS COM GEOGEBRA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO INTEGRADO DE GEOMETRIA, ARITMÉTICA E ÁLGEBRA • Tiago Giorgetti Chinellato
• Fábio Ferreria da Silva - UNESP - RIO CLARO
• Marcus Vinicius Maltempi
• Sueli Liberatti Javaroni
Leo Akio Yokoyama HÁ INFINITOS MAIORES QUE OUTROS!  
Claudinéa Falcheti Nunes HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADE • Adriane Regina Bravo Mendes
• Suseli de Paula Vissicaro
Rosana Catarina Rodrigues de Lima INVESTIGAÇÃO E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADE DO APLICATIVO CALCULADORA DO CELULAR • Tatiane Santos Xavier do Nascimento
• Flávio Borges do Nascimento
Janine Oliveira Mello JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA A DECOMPOSIÇÃO EM FATORES PRIMOS E O TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA • Gabriela dos Santos Barbosa
• Roberta Costa
Débora de Jesus Bezerra JOGOS MATEMÁTICOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DOS BLOCOS DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II • SILVANA PUCETTI
• ELISANGELA DOS SANTOS MEZA
• TAINÃ NOGUEIRA CHAVES
Gabriela dos Santos Barbosa JOGOS PARA NÚMERO E SISTEMAS DE NUMERAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL • Andreia Crespo Dinis
• Janine Oliveira Mello
Bruna Giacomeli Maia Santicioli - PUC-SP LEITURA DE IMAGENS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL  
Cláudio Firmino Arcanjo LIMITES E DERIVADAS UTILIZANDO O SOFTWARE MATHEMATICA  
Rubens Carlos Viriato Júnior - UNB LOGARITMOS: UMA ATIVIDADE PRÁTICA • Raquel Carneiro Dorr - UNB
Ta›ze Cardoso de Sousa MATEMATICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: CURSO DE FORMAÇÃO PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA • antonio messias lopes cruz
Severino Barros de Melo - UFRPE MATEMÁTICA, LITERATURA E CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR  
Bruna Moustapha Corrêa MATRIZES: UMA TECNOLOGIA DE PONTA • Michel Cambrainha de Paula - UNIRIO
• Adriano Maurício de Almeida Côrtes
• Gladson Octaviano Antunes
Barbara Lutaif Bianchini - PUC-SP MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA – EXPLORANDO O CONCEITO DE FUNÇÃO • Eloiza Gomes
• Gabriel Loureiro de Lima - PUC-SP
Wellington Pereira das Virgens MÉTODO, RECURSO OU CONTEXTO: PROBLEMAS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS  
KARLA APARECIDA LOVIS METODOLOGIAS DE ENSINO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA • Maiara Elis Lunkes
• Cintia Schneider
Grazielle Santiago de Souza MODELAGEM MATEMÁTICA UTILIZANDO O ALGORITMO SIMPLEX • Arthur da Silva Moraes
Bruno Augusto Teilor MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA A SER EXPLORADA • Sidnéia Valero Egido - UFPR
Tadeu Oliver Gonçalves NARRATIVAS DE VIDA NA/PARA INVESTIGAÇÃO E (AUTO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA • edileusa do socorro valente belo
• Maria Dulce Gonçalves de Matos
• Mônica Gonçalves de Matos
• Jose Aurimar dos Santos Angelim
Regina Célia Guapo Pasquini NÚMEROS REAIS: PROBLEMAS E SOLUÇÕES COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES • Ana Lúcia da Silva
Palane dos Santos Alves O BLOG NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EJA: UMA EXTENSÃO VIRTUAL DO AMBIENTE ESCOLAR • Raíza Gonçalves Santos
Evonir Albrecht O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS POR MEIO DO JOGO E DA MEDIAÇÃO • Angélica Chico - UFABC
• Maria de Fátima Costa Sbrana
Rogério Maurício Fernandes Pessanha O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS • Fernanda de Araújo Monteiro
Kelly Nunes Aguiar O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO FRACIONÁRIO A PARTIR DE SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS • RAIMUNDA DE OLIVEIRA - UNB
• Fabiana Barros de Araújo e Silva - UNB
• Keila Cristina de Araujo Reis - UNB
• Carine Almeida Silva Noleto - UNB
• MEIRE NADJA MEIRA DE SOUZA
Marisa da Silva Dias O INSTRUMENTO SETOR TRIGONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ÂNGULOS E TRIÂNGULOS • Michele de Souza Moraes
• Edvaldo Alves de Moraes
Laura Marisa Carnielo Calejon O JOGO COLABORATIVO (CONTIG60) E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS • Alan de Santana Brito
• Ana Claudia Siqueira
• Fabiana Aparecida Vilaça
• Sergiano Guerra de Oliveira
Lucas Noronha de Oliveira O JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO • Gene Maria Vieira Lyra-Silva
• Marcos Antonio Gonçalves Júnior
Bruno Silva Silvestre O JOGO NA APROPRIÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS • ADRIANE SARDINHA MACEDO
• Rosimary Rosa Pires Zanetti
Cristiane Coppe de Oliveira - UFU O LEGADO DE PAULUS GERDES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: ELEMENTOS DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA PARA ENSINO DA GEOMETRIA • Júlio César Augusto do Valle - USP
• Rodrigo Guimarães Abreu
DANIELA MENDES VIEIRA DA SILVA O LOGARITMO E O MÉTODO CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO • Dora Soraia Kindel
Joana Luiz Marques O LÚDICO INVADE A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA COM OS JOGOS DO GEMAT – UERJ • CAROLINA AZEVEDO FRANÇA DO NASCIMENTO
• Flávia Streva Nunes
• Luiza Harab da Silva Rosa
• Marcello Santos Amadeo
ROBERTO CARLOS DELMAS DA SILVA O MAPA CONCEITUAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, TENDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO O PROGRAMA COMPUTACIONAL CMAPTOLLS • ALINE ROSE E SILVA VALENTINO
• MAURO CESAR SANTOS
Katia Gabriela Moreira O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Carla Cristiane Silva Santos
NORMA SUELY GOMES ALLEVATO - UNICSUL O REINO DOS QUADRILATEROS NOTÁVEIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO LUDICIDADE, LEITURA E JOGO • Luciano Soares Gabriel
Edmar Luiz Gomes Junior O SISTEMA DE NUMERAÇÃO EGÍPCIO E SEUS ALGORÍTMOS • Davidson Paulo Azevedo Oliveira
Lara da Silva Cavalheiro O TRABALHO COM O EIXO GRANDEZAS E MEDIDAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: ALGUMAS POSSIBILIDADES • Cristiane Henriques Rodrigues Chica
Tiago Giorgetti Chinellato O USO DE APLICATIVOS DO GOOGLE PLAY E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • NILTON SILVEIRA DOMINGUES
• Laís Aparecida Romanello
Jose Marcio da Silva Ramos Diniz O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS E INTEIROS  
Fabiana Martins de Freitas O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS • EMILY DE VASCONCELOS SANTOS
• Fabíola da Cruz Martins
• JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS
• ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO
ANDREA PAULA MONTEIRO DE LIMA O USO DE LIVROS INFANTIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO  
Regiane da Silva Reinaldo O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Nazaré do Socorro Moraes da Silva
Eliel Constantino da Silva O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS • Gabriela Barbosa da Silva
• Luiz Fernando Carvalho
• ALEX RIBEIRO BATISTA
• Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP