Minicursos

NOME DO AUTOR TÍULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Fabio Garcia Bernardo O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE INCLUSÃO • WAGNER ROHR GARCEZ
BRUNO ROCHA DOS SANTOS O WINPLOT NO ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR:UM RECURSO MOTIVADOR NA ABORDAGEM DAS TRANSFORMAÇÕES LINEARES PLANAS • Regina Maria da Costa Smith Maia
Wanderley Moura Rezende - UFF OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES REAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O SABER PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA • Natasha Cardoso Dias - UFF
• Tayná Lobo da Silva - UFF
Thaís Schulz OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS • Priscila Nunes dos Santos
NEIDE ALVES SCHAEFFER OS JOGOS DE ORIGEM AFRICANA NO RESGATE DE NOSSAS ORIGENS • Ursula Tatiana Timm
Eloá Cassiano Mendes OS MÚLTIPLOS RECURSOS PARA ENSINAR FRAÇÃO • MIRELA MENDES
GRAZIELE SOUZA MÓZER - COLéGIO PEDRO II PARA QUE SERVEM OS NÚMEROS IRRACIONAIS? INDO ALÉM DAS FÓRMULAS DE PERÍMETROS, ÁREAS E VOLUMES • Humberto José Bortolossi - UFF
Miguel Maciel Elias PEDALANDO NO GEOGEBRA • Dora Soraia Kindel
Leandro Mendonca do Nascimento - UNIRIO POSSÍVEIS CONFLITOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS UTILIZANDO O GEOGEBRA • Rafael Ferreira da Costa Leite - UNIRIO
• Wagner Dias Santos - UNIRIO
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA • Marina Oliveira Tavares - UECE
Gilda Maria Quitete Portela PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS? • Andressa Bittencourt Barbosa - UFRJ
• Lennon de Aguilar Pereira
• Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco
• Luciana Maria Lima da Silva
• MARIA PALMIRA DA COSTA SILVA
Rosana Aparecida Cardoso Pescio - UNINOVE PROJETO CATAPULTA: A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRATICA DOCENTE • Camila Mocelin
• SILVANIRA MARINA SILVA SOUSA DA COSTA
• Catharina de Oliveira Corcoll
Lúcia de Fátima Araújo PROMOVENDO ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA • Alexandre Marcelino de Lucena
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP PSICOESTIMULAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS • Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira
• Samya de Oliveira Lima
• Francisco Adeilton da Silva
Herbert Wesley Azevedo - USP REFLEXÕES POR RETAS: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E GEOGEBRA  
Claudia Coelho de Segadas Vianna - UFRJ RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA COM USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU SURDOS • Fabio Garcia Bernardo
• Flávia Cardoso Pereira
• JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS MOREIRA
• Rodrigo Cardoso dos Santos - UFRJ
• WAGNER ROHR GARCEZ
Sidnéia Valero Egido - UFPR SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APOIO À PROFESSORES DE MATEMÁTICA  
Maiara Ariana Silva Paula SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA COM LIVROS PARADIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DE UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA E REGULADORA • Dosilia Espirito Santo Barreto
luciana ferreira dos santos SIMETRIA NA ARTE, ARTE NA SIMETRIA: UMA DISCUSSÃO HISTÓRICA E CONCEITUAL  
Marcos Paulo Henrique - UFRRJ SMARTPHONES EM SALA DE AULA: BUSCANDO POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA • Wagner Marques
José da Silva Lima Neto SOFTWARES WINPLOT E GRAFEQ NO ENSINO DA MATEMÁTICA • ANA PAULA SILVA DE ALMEIDA
Misael Oliveira da Silva SOROBAN NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS PARA DEFICIENTES VISUAIS • Marli Santana dos Santos
Dora Soraia Kindel TANGRAM, ESPELHOS E SIMETRIAS • Rosana de Oliveira - UERJ
• Soraya Barcellos Izar
Airam da Silva Prado TAREFAS EXPLORATÓRIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA • LILIAN ARAGÃO DA SILVA
• ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFBA
Marcos Andrei Ota TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE IMPULSIONAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ARTEFATOS QUE TODO EDUCADOR DEVE CONHECER • EDUARDO JESUS DIAS
• Ademir Cenati
• Carlos Fernando de Araújo Jr
Mônica Souto da Silva Dias TEOREMA DE PICK: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO • Isabella Pereira
• Suéllen Terra Fagundes dos Santos Fernandes
• Silvana Leal da Silva
PEDRO HENRIQUE DA SILVA TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: ATIVIDADES PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL • Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP
MARJUNIA ÉDITA ZIMMER KLEIN TRIGONOMETRIA NA PRÁTICA  
Deivid Cezario Teixeira UM ESTUDO SISTEMÁTICO SOBRE AS OPERAÇÕES BÁSICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL  
Gilmar Alves de Fonte UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE • Lucas Dechem Calanca
LUCIANA TROCA DANTAS UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • BARBARA CRISTINA MATHIAS DOS SANTOS - UNIGRANRIO
GEOVANE ANDRE TELES DE OLIVEIRA - COLéGIO PEDRO II UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA ATRELANDO A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM A DEFICIÊNCIA VISUAL • VALESSA LEAL LESSA DE SÁ PINTO - UFRJ
• Sicleidi Valente dos Santos Britto - UFRJ
• Fabiana Chagas de Andrade
CARLA ANTUNES FONTES USANDO JOGOS NA COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU • Beatriz Ignacio Almeida
• Flávia Gomes de Abreu Siqueira
• Rafaela Barcelos de Carvalho
Humberto José Bortolossi - UFF USANDO O GEOGEBRA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA EXPLORAR INVARIANTES GEOMÉTRICOS NA SALA DE AULA • Edilson José Curvello Machado
Pedro Nogueira de Marins UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA – UMA PROPOSTA DIFERENTE  
Selene Coletti UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DO ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS • LEONISIA BERTOLINA DA SILVA
GIVALDO DA SILVA COSTA UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO E NAS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES • MIGUEL RODRIGUES MENINO
Marcelo de Carvalho Borba VÍDEOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS POTENCIALIDADES COMO TUTORIAL • Vanessa Oechsler
• NILTON SILVEIRA DOMINGUES