V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática

12 e 13 de dezembro de 2014. Londrina. Universidade Estadual de Londrina - UEL

As inscrições para o evento estão encerradas.

Inscrições nos Grupos de Discussão

Público alvo/ Número de Participantes:

Professores, pesquisadores e alunos de cursos de licenciatura em Matemática, professores de matemática da Educação Básica, alunos de cursos de pós-graduação e membros da sociedade civil. Número estimado de participantes: 300 pessoas.

Breve Histórico:

O Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e coordenado pelo Grupo de Trabalho de Formação de Professores que Ensinam Matemática (GT7) da SBEM. O evento tem como objetivos: debater a formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática; refletir sobre políticas e práticas de formação de professores; debater as temáticas sugeridas pelos fóruns estaduais, bem como formular e comunicar propostas junto ao Ministério da Educação e à sociedade.

O I Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática foi realizado nos dias 04 e 05 de junho de 2004, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) - Campus Marquês de Paranaguá, com a presença de cerca de 120 associados da SBEM, com a temática "Currículos de Matemática para a Educação Básica no Brasil e a formação de professores de Matemática".

O II Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática foi realizado nos dias 10 e 11 de dezembro de 2007, nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas/SP e teve como objetivo avaliar e debater, entre as comunidades acadêmicas, as políticas de implementação dos cursos de Licenciatura em Matemática, decorrentes das Diretrizes Curriculares para a Formação do Professor da Educação Básica (Parecer CNE/CP 09/2001) e as Diretrizes Curriculares para o Curso de Matemática (Parecer CNE/CES 1.302/2001).

O III Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática foi realizado no dia 24 de outubro de 2009, na Universidade Católica de Brasília, Auditório do Bloco M, em Taguatinga - Distrito Federal com o objetivo de debater a formação de professores nos Institutos Federais de Ciência, Educação e Tecnologia - IFETs e na Educação a Distância - EAD.

O IV Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática foi realizado nos dias 15 e 16 de abril de 2011, nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), com a temática "Os (Des)Caminhos da Licenciatura em Matemática no Brasil".

O V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática tem por objetivo promover discussões sobre os problemas e desafios contemporâneos para os cursos de formação inicial de professores de Matemática. A ênfase das problemáticas se refere ao perfil docente, ao material didático, à prática de ensino, ao estágio supervisionado e a profissionalização e carreira docente.

O evento se justifica no cenário acadêmico ao considerarmos as preocupações explicitadas pelas políticas públicas em relação à formação de professores e, particularmente, aos docentes que atuaram nas áreas relacionadas às ciências e tecnologias. O movimento atual nos cursos de licenciatura em Matemática recebe destaque nas discussões devido ao número insuficiente de profissionais formados nesta área. Nas universidades privadas os cursos tem se extinguido e nas universidades públicas a demanda mais expressiva são para cursos na modalidade à distância.

Diante disso, o evento busca mobilizar professores formadores que atuam nos cursos de Matemática, pesquisadores que investigam a formação inicial de professores de matemática, estudantes de pós-graduação, alunos do curso de licenciatura em Matemática, professores de Matemática que atuem no Ensino Superior e/ou na Educação Básica.

Para a realização do evento foi estabelecida uma parceria entre a Universidade Estadual de Londrina, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM Nacional), a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM Regional Paraná) e GT de Formação de Professores da SBEM.